O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE E O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR



 

O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DOCENTE E O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR

“\Era uma vez uma professora maluquinha

Na nossa imaginação ela entrava voando pela sala  ( como um anjo)

E tinha estrelas no lugar do olhar

Tinha voz e jeito de sereia

E vento o tempo todo nos cabelos( na nossa imaginação)

Seu riso  era solto como um passarinho

Ela era uma professora inimaginável

Para os meninos era uma artista de cinema

Para as meninas, a fada madrinha.”

( UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA , ZIRALDO, 1995)

 

 

            A educação tem provado ser um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de uma nova forma de compreender a sociedade e de enfrentar os problemas sociais decorrentes da estrutura sócio – econômica da qual fazemos parte e na qual somos envolvidos no nosso cotidiano. As grandes nações do globo têm provado que somente investimentos maciços em educação são capazes de promover o desenvolvimento verdadeiro com redução das desigualdades sociais e com um processo de distribuição mais justo da renda.

            Os problemas em que vivemos tais como violência, desemprego, desigualdade social, crise ambiental e outros com certeza só serão reduzidos a partir de um processo de mudança de visão por parte de grande parte dos governantes que insistem em reduzir as verbas para a educação e promovem a desvalorização dos trabalhadores em educação tanto em termos de salário quanto em condições de trabalho . É urgente investir no homem, valorizando sua ascensão no conhecimento, incentivando sua permanência em sala de aula e aplicando projetos que envolvam os alunos no crescimento da comunidade em que vivem e valorizando práticas educativas que conduzam a um processo de liberdade e formação crítica para a concretização de uma sociedade justa e verdadeira. Somente através da educação podemos mudar esse país , mas não uma educação panfletária e discursiva , mas uma educação prática e que tenha envolvimento de todos os segmentos da sociedade.

            É importante destacar nessa reflexão que o processo de formação de professores é de grande importância no processo de mudança, pois é preciso mostrar aos futuros educadores a verdadeira face da escola que muitos só tomam conhecimento depois de ingressarem no magistério. A Universidade e os cursos de formação de professores perdem – se  em teorias e não partem para uma prática efetiva de ação onde mostre aos futuros educadores a verdadeira face da educação e ação dos Poderes constituídos no desenvolvimento da educação. Temos problemas graves na educação brasileira , pois alguns gestores públicos não aplicam as verbas mínimas na educação e quando aplicam não o fazem de forma a garantir o processo de investimento nos educadores que na maioria dos casos são impelidos a deixar a profissão ou buscar uma jornada excessiva de trabalho que não os permite a um processo de formação adequada ou eficiente. O resgate do orgulho do educador deve começar já no processo inicial de formação, os cursos de formação devem ampliar as práticas de estágio, dando aos futuros educadores a oportunidade de verificar na prática a aplicabilidade das teorias educacionais.

            Já é notório que o processo de formação de educadores tem grandes deficiências, pois os professores dos futuros educadores não transparecem em muitos casos a magia da educação , nem efetivam o prazer de ser professor com exemplos práticos e com experiências vitoriosas que são comuns porém pouco divulgadas. Há muitas idéias negativas acerca da educação o que faz com que a imagem do educador seja sempre de um coitado , de um miserável ou de um de um revoltado. Claro que temos mazelas na relação de trabalho dos educadores, porém temos muitas ações positivas nesse processo em que muitos educadores imbuídos de uma insistência política e de um sentido cívico e ético de seu papel tem transformado a realidade de muitos educandos.

            A Gestão pública tem de incentivar a formação de educadores abrindo espaços para formação  e dando oportunidades para os que já estão na profissão cresçam intelectualmente e seja incentivados a produzir , a criar projetos educativos e a fortalecer suas ações em sala de aula. O problema é que há um pacto de desconfiança entre os administradores públicos e os educadores que tem provocado sempre um desfilar antagônico fomentado pelos guetos políticos em que tem se transformado alguns sindicatos da categoria e outras representações de classe. As Faculdades e Universidades formadoras de professores devem investir sempre na prática e deve criar espaços para a compreensão do mundo e o entendimento das desigualdades evidentes em nossa sociedade e que pouco tem sido visto pelos futuros educadores que geralmente vem de um processo de formação individualista, competitivo e calcado em ideais errôneos da meritocracia. É preciso compreender que ao chegar do Ensino Médio muitos que serão educadores vieram de um Sistema Educacional que prepara apenas para o vestibular e não para a vida.

            No processo de formação  dos educadores devem predominar o gosto pela pesquisa ,  a curiosidade epistemológica , o desejo de mudança e o compromisso ético com a sociedade numa visão aprofundada de cidadania participativa. É deveras importante desenvolver práticas de aproximação do futuro educador com a realidade social, com os dados da educação , com a realidade da profissão e com o papel do Poder Público neste processo unindo estes às lutas da categoria a partir do próprio processo formativo.

            É importante que todos os Cursos de Formação de Professores tenham espaços para o exercício da profissão sempre com metas sociais claras e com análise de resultados práticos na mudança e na melhoria da sociedade. A formação de educadores prescinde de compromisso de todos os que fazem a sociedade , afinal somente com educação poderemos assegurar o crescimento do país e a redução dos diversos problemas decorrentes da desigualdade social e das anomalias da globalização excludente.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

ALVES, Rubem , Por uma Educação Romântica , Campinas , SP , Papirus, 2002

CURY, Jorge Augusto, Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, Rio de Janeiro, Sextante, 2003

FAGUNDES, Márcia Botelho, Aprendendo Valores Éticos, Belo Horizonte, Autêntica, 2001

MORAIS, Régis de (Org.) , Sala de Aula : que espaço é esse? Campinas, SP, Papirus, 1988

 

 

 

FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA – PROFESSOR MESTRE EM EDUCAÇÃO, PROFESSOR DA FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ  E DA FACULDADE LATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO. PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA


Autor: FRANCISCO DJACYR


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