Gestão Ambiental, Uma Atitude Positiva e Inovadora



2.5 -Corpo do Artigo

Resumo: O presente artigo procura demostrar o esforço de várias empresas em investirem continuamente em atitudes positivas e inovadoras , não só no âmbito financeiro e econômico, mas também nos aspectos socioabientais com o objetivo da melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores e de seu público alvo. Uma gestão ambiental voltada para a sustentabilidade, promove a valorização da vida , a formação de um novo estilo de vida, sem consumo excessivo, sem o desperdício de recursos e sem degradação ambiental. Apresenta também alguns exemplos de empresas que implantaram este projeto, sendo o principal objetivo o desenvolvimento de uma liderança social que combine prosperidade econômica, justiça social e conservação ambiental em todas as ações e relações da empresa. Analisaremos também a opinião de alguns autores a respeito do "desenvolvimento sustentável" como uma forma de crescimento econômico aliada à justiça social e à satisfação das necessidades dos excluídos.

1.Introdução

Meio ambiente e desenvolvimento

A relação do ser humano com o seu meio ambiente apresenta imediatamente a questão de como ele constrói as suas condições de vida, as quais são reflexos das opções econômicas adotadas. Cabe citar aqui que a qualidade de vida do homem é uma consequencia direta da qualidade ambiental. Ambas são interdependentes e relacionam –sediretamente com a questão ambiental.

Este dilema tem sido motivo de grandes preocupações para o Rh das empresas. Para que o colaborador trabalhe de maneira satisfatória e produtiva é necessário que ele tenha uma boa qualidade de vida.

A preocupação com os recursos ambientais teve início após a Revolução Industrial, pois a capacidade do ser humano alterar o meio ambiente foi altamente significativa. "põe em movimento as forças naturais pertencentes à sua corporeidade, braços e pernas, cabeças e mãos, para apropriar-se da substância narural em uma forma utilizávelpara sua própria vida. Na medida em que o homem, mediante esse movimento, atua sobre a natureza exterior a ele e a transforma, modifica ao mesmo tempo a sua própria natureza" (Marx , in Schmidt , 1976:86)

A partir de 1950, a relação entre a questão ambientale o desenvolvimento econômico passou a ser analisada como consequencia sobre possíveis resultados econômicos.

Segundo Cavalcanti (1998), não é possível extrapolar, no sentido econômico, a chamada "curva de transformação" ou "possibilidades de produção" da natureza, sendo desta forma a sustentabilidade implica levar em consideração métodos e conceitos desde que, estejam vinculados as restrições ambientais ao desenvolvimento.

Em decorrência da alarmante situação do meio ambiente, onde é importante ressaltar que a maior parte da degradação ambiental é vista nos países desenvolvidos. O mundo está em uma grande busca para solucionar o dilema: Como conservar o meio ambiente conservando os lucros que por eles muitas vezes são gerados?

A intensa busca de abordar as questões ambientais e do desenvolvimento levou à necessidade da criação de conceitos que permitissem trabalhar de uma forma mais harmônica com as empresas.

2.Desenvolvimento

Importantes estratégias da gestão ambiental para as empresas e o papel do gestor de recursos humanos

A agenda 21 caracteriza-se como um plano de ação que busca colocar emprática programas que auxiliem a fiscalização, tendo como objetivo a paralização do processo da degradação ambiental.

É importante comentar que os países industrializados, além de terem poluído de forma covarde o planeta, com o objetivo de manter seu nível dedesenvolvimento, têm drenado recursos em grandes extensões, que dificulta ser alcançado pelos países em desenvolvimento. Esta dinâmica te sido preocupante no padrão de desenvolvimento industrial resultante sobre a questão ambiental.

Para as empresas de pequeno e médio porte, o entendimento dos desafios apresentados por esses determinantes externos é fundamental como forma de guiar suas ações através de uma estratégia bem elaborada de modo que lhe proporcione maior estabilidade.

A estrutura da ISO 14001 representa um impulso de integração dos princípios de desenvolvimento sustentável ao sistema econ^nomico no mercado livre. Será uma forma de incentivo de auto-organização e auto- regulamentação para a proteção ambiental, dentro de um contexto de melhoria contínua de desempenho. É interessante ressaltarmos que a ISO 14001 é uma das que vêm apresentando resultados concretos e abrangentes para a melhoria da qualidade ambiental.

Os motivos típicos que vêm levando a essa adoção envolvem:

1.A melhoria da reputação e da imagem da organização.

2.Exigências de clientes- Capacidade de usar estratégias de alianças a longo prazo com corporações multinacionais.

3.Relacionamento com partes interessadas- Reforçam a imagem de empresas de pequeno e médio porte em sua negociação com organismos de fiscalização ambiental, clientes com sensibilidade ambiental, empregados e ONGs.

4.Inovação de processos- A ISO 14001, juntamente com um programa de prevenção a poluição, pode ajudar a baixar custos e aumentar a eficiência de seu processo produtivo.

Por outro lado, existem motivos que dificultam à melhoria do desempenho ambiental. São eles: Pouco dinheiro para investimentos na melhoria do desempenho; muitas empresas dão baixas prioridades a temas ambientais; eainda necessitam de conscientização ambiental.

O desenvolvimento sustentável e a importância do papel do gestor de recursos humanos

Em resposta a uma necessidade de tornar-se alguns projetosque solucionassem os problemas socioambientais em algo sólido e concreto , surgiu o conceito de desenvolvimento sustentável , que tanto falamos em nossos dias.

Dentro da visão de desenvolvimento sustentável está incluso uma série de conceitos complexos.

A expressão desenvolvimento sustentável estabelece que o atendimento as necessidades do presente não devem comprometer as gerações futuras.

Ignacy Sachs foi quem amadureceu o conceito de desenvolvimento, o qual só poderia ser alcançado através de um equilíbrio integrado entre cinco dimensões de sustentabilidade ou pressupostos básicos: econômia, ecologia, socil, geográfica ou espacial e cultural. É devidamente importante salientarmos este último item, o cultural, as empresas que pretendem implementar este projeto precisam primeiramente conscientizar seus colaboradores da importância desta atitude e os benefícios que serão dados a empresa e consequentimente a cada colaborador. " À conexão cíclica dos fenômenos da pobreza e da degradação ambiental , que evidenciam as desvantagens de um crescimento apoiado na desigualdade social. Assim, se os pobres são compelidos a destruir, no curto prazo, os recursos dos quais dependem para subsistir no longo prazo, os ricos tendem a desperdiçar recursos, através de um consumo ostentório, que em geral afeta desfavoravelmente os mais pobres" ( Sanchs, 1996, in: Lima, 1997, p.7)

Portanto, para uma visão radicalde sustentabilidade das relações ser humano-sociedade-empresa-natureza reconhecer o movimento do todo e das partes, em suas interações constitutivas de uma realidade complexa, requer uma outra estrutura de pensamento, ou seja, a quebra de grandes paradigmas.

Para vivenciarmos esta quebra de paradigma e construirmos uma sociedade mais consciente de seus próprios direitos e necessidades básicas para satisfazerem seus principais anseios.

"Oatual cidadão necessita desta compreensão de totalidade para se situar e ser eminentemente um agente social na empresa, no bairroe até mesmo neste mundo globalizado e complexificado". ( Guimarães,2000b)

A conceituação de sociedades sustentáveis, está se formando e exige a elaboração de novos paradigmas, se baseia na necessidade de se manter a diversidade ecológica,social e cultural dos povos, das culturas e modos de vida com opções econômicas e tecnológicas diferenciadas voltadas principalmente para o desenvolvimento harmonioso das pessoas e de suas relações com o conjunto do mundo natural (DIEGUES,1992, pg 29).

Para REIGOTA (1995), "O meio ambiente latino-americano exige que a educação ambiental enfrente o desafio da mudança de mentalidade sobre as idéias de modelo de desnevolvimento baseado na acumulação econômica, no autoritarismo político, no saque aos recursos naturais, no desprezo, às culturas de grupos minoritários e aos direitos fundamentais do homem". Essa "educação política deve estar empenhada na formação do cidadão nacional, continental e planetário baseando-se no diálogo de culturas e de conhecimento entre povos, gerações e gêneros".

A missão do Rh nestas empresas é justamente esta: Fazer com que seu colaborador entenda que conservando o meio ambiente no presente, ele terá uma melhor qualidade de vida no momento e na sua vida futura. A empresa precisa estar comprometida com este objetivo, pois assim seus colaboradores entenderão a importência do projeto eos benefícios trazidospor ele, tanto para empresa quanto para ele.

E como diz IANNI (1993) é preciso formar o homem como cidadão do mundo.

Importantes estratégias da gestão ambiental para as empresas e o papel do gestor de recursos humanos

A agenda 21 caracteriza-se como um plano de ação que busca colocar emprática programas que auxiliem a fiscalização, tendo como objetivo a paralização do processo da degradação ambiental.

É importante comentar que os países industrializados, além de terem poluído de forma covarde o planeta, com o objetivo de manter seu nível dedesenvolvimento, têm drenado recursos em grandes extensões, que dificulta ser alcançado pelos países em desenvolvimento. Esta dinâmica te sido preocupante no padrão de desenvolvimento industrial resultante sobre a questão ambiental.

Para as empresas de pequeno e médio porte, o entendimento dos desafios apresentados por esses determinantes externos é fundamental como forma de guiar suas ações através de uma estratégia bem elaborada de modo que lhe proporcione maior estabilidade.

A estrutura da ISO 14001 representa um impulso de integração dos princípios de desenvolvimento sustentável ao sistema econ^nomico no mercado livre. Será uma forma de incentivo de auto-organização e auto- regulamentação para a proteção ambiental, dentro de um contexto de melhoria contínua de desempenho. É interessante ressaltarmos que a ISO 14001 é uma das que vêm apresentando resultados concretos e abrangentes para a melhoria da qualidade ambiental.

Os motivos típicos que vêm levando a essa adoção envolvem:

5.A melhoria da reputação e da imagem da organização.

6.Exigências de clientes- Capacidade de usar estratégias de alianças a longo prazo com corporações multinacionais.

7.Relacionamento com partes interessadas- Reforçam a imagem de empresas de pequeno e médio porte em sua negociação com organismos de fiscalização ambiental, clientes com sensibilidade ambiental, empregados e ONGs.

8.Inovação de processos- A ISO 14001, juntamente com um programa de prevenção a poluição, pode ajudar a baixar custos e aumentar a eficiência de seu processo produtivo.

Por outro lado, existem motivos que dificultam à melhoria do desempenho ambiental. São eles: Pouco dinheiro para investimentos na melhoria do desempenho; muitas empresas dão baixas prioridades a temas ambientais; eainda necessitam de conscientização ambiental.

Empresas que utilizam a sustentabilidade

As 20 empresas brasileiras com as melhores práticas de sustentabilidade deste ano foram premiadas pela Revista EXAME. As companhias foram selecionadas pelo Guia EXAME de Sustentabilidade 2007, levando em consideração três aspectos: econômicofinanceiro, ambiental e social.

Durante o discurso de abertura do evento, o presidente da Editora Abril, Roberto Civita, destacou o engajamento das empresas brasileiras em programas de sustentabilidade.

"Do total de companhias analisadas, 63% contam com um comitê de

sustentabilidade, 83% têm uma política corporativa ambiental e 81%

utilizam critérios sociais para a escolha de seus fornecedores. Cerca de um

terço dessas empresas também vincula a remuneração variável de seus

executivos a metas ambientais e sociais. São números notáveis, sem

dúvida", afirmou Civita. O empresário observou, porém, que "quando o

assunto é sustentabilidade dos negócios, é difícil dizer que seja suficiente."

Para Civita, é necessário que as companhias aprofundem o seu

compromisso com as práticas sustentáveis. E destacou o papel da própria

Editora Abril nesse processo. "É preciso estabelecer um compromisso de

longo prazo. Um compromisso que, aliás, a Editora Abril segue desde sua

criação e que, como muitas empresas do país, vem tentando aprofundar.

Exemplo disso é o engajamento de várias de nossas publicações no Planeta

Sustentável, projeto editorial pioneiro que trata de sustentabilidade em

todas as suas dimensões."

As 20 empresaspremiadas por EXAME em 2007

 

Accor-No primeiro dia de trabalho, os funcionários aprendem que ações

relacionadas à sustentabilidade precisam ser incorporadas ao diaa-

dia de suas atividades

Acesita-A empresa investe em programa de empresa júnior para

estudantes do ensino médio. O desafio é melhorar a qualificação

de sua própria mão-de-obra

Amanco-Reduzir o consumo de água e de outros insumos é uma obrigação

que afeta diretamente o bolso de seus executivos

Aracruz-Destaque no mercado financeiro mundial por suas políticas de

sustentabilidade, é a única empresa florestal no mundo a figurar

no Índice Dow Jones de Sustentabilidade da bolsa de Nova Yokr

Arcelor-Investe 270 milhões de reais em programas de gestão ambiental e

reduz o uso de insumos não renováveis na produção de aço

Basf-Redesenhou toda a sua estrutura de produção e acabou se

tornando uma pioneira em seu setor

Braskem-A companhia colocou a sustentabilidade no centro de sua

estratégia de expansão dos negócios

Caterpillar-Instalada em Piracicaba há três décadas, a empresa liderou a

criação de uma agenda de crescimento sustentável para o

município

CPFL-Ao aumentar a produtividade de suas usinas, a empresa está

conseguindo acumular créditos de carbono para financiar seus

projetos ambientais

Elektro-Com o projeto Energia Comunitária, a empresa colabora para a

reurbanização de áreas pobres e melhora a qualidade de vida de

milhares de pessoas nas cidades onde atua

IBM -Incentiva o uso da capacidade ociosa de computadores em

pesquisas voltadas para a saúde e o meio ambiente

Itaú-Lançou o primeiro fundo de investimento que permite ao

correntista contribuir para neutralizar os gases que destroem a

camada de ozônio

Mapfre-O projeto de segurança viária da empresa atinge 2,5 milhões de

alunos da rede pública estadual paulista e vira referência em

educação de trânsito

Natura-Pioneira em sustentabilidade no Brasil, a empresa possui um dos

programas de neutralização de carbono mais eficazes

Philips-Para ganhar mercado, a subsidiária brasileira aposta em

equipamentos que consomem menos energia

Promon-A empresa dissemina o conceito de "edifício verde" e exige que

seus fornecedores também adotem práticas sustentáveis nos

negócios

Real-O banco transforma seus funcionários em agentes multiplicadores

de práticas sustentáveis. A remuneração dos executivos está

vinculada ao desempenho da instituição também nas dimensões

social e ambiental.

Serasa-Incentiva o engajamento dos funcionários e troca o modelo de

simples doações por consultorias completas em gestão de

instituições beneficientes

Suzano -Ao adotar o conceito de sustentabilidade, a Suzano conseguiu

expandir a produção e valorizar suas ações na Bovespa

Unilever-Ao mudar o formato das embalagens de seus produtos, a

subsidiária brasileira diminuiu em quase 305 o consumo de papel

3-Conclusão

"Os modelos econômicos adotados no Brasil ao longo da história têm provocado

fortes concentrações de renda e riqueza com exclusão de expressivos segmentos

sociais resultando, em grande parte, nos problemas que o país enfrenta. Ao mesmo

tempo em que degradam o homem, sua qualidade de vida e seu estado de saúde, esses

padrões de desenvolvimento vêm favorecendo a degradação ambiental por meio da

exploração predatória de recursos naturais e poluição, às quais por sua vez, têm gerado

impactos nas condições de saúde e qualidade de vida da população* (MINISTÉRIO DASAÚDE, 1995).

No cenário atual de um mercado de trabalho competitivo, em constantes mudanças e crescimento existe cada vez mais, por parte das empresa, a preocupação em reter e manter talentos, e , portanto analisar o ambiente e os estados de satisfação e qualidade de vida dos colaboradores tornou-se uma atividade de grande importância na gestão participativa das empresas.

É de grande importância que o gestor de recursos humanos esteja atento a satisfação e motivação que o colaborador possui ao desempehar seu trabalho. A empresa que incentiva a proteção e a educação ambiental, estará incentivando seu colaborador a conscientizar-se de algo que no presente e também futuramente irá influenciar em sua qualidade de vida.

O colaborador que possui uma melhor qualidade de vida , realiza suas tarefas com mais satisfação e como consequência aumenta a produção qualificada de sua empresa.


Autor: Tayana perce


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