TÚNEIS: IMPACTOS AO MEIO FÍSICO EM DRENAGENS DURANTE A ESCAVAÇÃO



INTRODUÇÃO

As primeiras referências sobre drenagem subterrânea foram feitas no ano 2 AC, na antiga Roma, onde já era recomendada a abertura de valas que eram preenchidas com cascalho. A próxima referência data do ano de 1620, quando foi executada uma drenagem subterrânea em um convento, através de tubos de barro, sendo depois a prática repetida em 1810, na Inglaterra.

Este trabalho irá abordar a temática dos impactos ambientais ao meio físico na drenagem de túneis durante a escavação, apontando algumas definições, tipos de drenagem, métodos construtivos, utilidade e a relação com possíveis rupturas que possam vir a ocorrer na Construção de Túneis.

OBJETIVOS

Elaborar propostas de mitigação para tais impactos físicos causados durante os processos de drenagem, evitando transtornos indesejáveis na rotina de grandes cidades e impactos ao meio ambiente.

MÉTODO DE TRABALHO

Para elaboração deste trabalho foi utilizado como meio de pesquisa, principalmente, materiais disponibilizados na Internet , como artigos, entrevistas e manuais técnicos. Para complemento e entendimento do assunto consultamos alguns profissionais (engenheiros) que nos forneceram informações vivenciadas na prática, agregando fatos importantes a nossa pesquisa, para um melhor desenvolvimento do trabalho.  


 

DEFINIÇÃO DE DRENAGEM

•Remoção natural ou artificial da água superficial ou subterrânea de uma área determinada.

•Coleta do excesso de água do solo e sua condução para rios ou lagoas, através de canais fechados ou abertos. Remoção da água superficial ou subterrânea de uma área determinada, por bombeamento ou gravidade.

•Ato ou efeito de drenar. Conjunto de operações e instalações destinadas a remover os excessos de água das superfícies e do subsolo. Drenagem subterrânea: Drenagem especial, destinada a evitar o excesso de umidade do solo, pelo rebaixamento e controle do nível dos lençóis de água subterrâneos.

•Escoamento das águas nos terrenos encharcados, por meio de tubos, valas ou fossos, chamados de drenos.

A drenagem subterrânea tem por finalidade rebaixar o lençol freático através da remoção da água gravitativa localizada nos macroporos do solo. No presente momento, a drenagem subterrânea é feita utilizando-se o tubo corrugado de material plástico perfurado, com a finalidade de coletar e escoar o excesso de água do subsolo. Enquanto a drenagem superficial visa à remoção do excesso de água da superfície do solo ou piso construído, a drenagem subterrânea visa à remoção do excesso de água do solo até uma profundidade predeterminada.

TIPOS DE DRENAGEM

DRENAGEM SUBTERRÂNEA – Sistema constituído por dispositivos de captação tais como bocas-de-lobo, ralos, caixas com grelhas etc., encaminhando as águas aos poços de visita e daí às galerias/ tubulações e que tem como deságüe corpos receptores tais como rios, córregos etc.

DRENAGEM SUPERFICIAL – Sistema constituído por guias, sarjetas, calhas etc. que interceptam as águas provenientes das chuvas e que tem como deságüe corpos receptores tais como rios, córregos etc., e pode, também, estar ligado às galerias/ tubulações de um sistema de drenagem subterrâneo.

DRENAGEM URBANA OU DRENAGEM PLUVIAL - Consiste no controle do escoamento das águas de chuva, para se evitarem os seus efeitos adversos, que podem representar sérios prejuízos à saúde, segurança e bem estar da sociedade. Em via de regra, esses efeitos se manifestam de quatro formas: empoçamentos, inundações, erosões e assoreamentos.

MACRO/ MESODRENAGEM– Esses sistemas compreendem basicamente os principais canais de veiculação das vazões, recebendo ao longo de seu percurso as contribuições laterais e a rede primária urbana proveniente da microdrenagem. Para efeito de quantificação desses tipos de dispositivo, considerou-se como macro e mesodrenagem os cursos d'água, galerias tubulares com dimensões iguais ou superiores a 1,20 metros de diâmetro, e as galerias celulares cuja área da seção transversal seja igual ou superior a 1,00 m2.

MICRODRENAGEM - É definido pelo sistema de condutos pluviais ao nível de loteamento ou de rede primária urbana que constituem o elo de ligação entre os dispositivos de drenagem superficial e os de meso e macrodrenagem, coletando e conduzindo as contribuições provenientes das bocas-de-lobo ou caixas coletoras. Para efeito de quantificação deste tipo de dispositivo, considerou-se como microdrenagem as galerias tubulares com dimensões iguais ou superiores a 0,30 metros de diâmetro e inferiores a 1,20 metros de diâmetro, e as galerias celulares cuja área da seção transversal seja inferior a 1,00 m2.

 
RESULTADO DO ESTUDO

Drenagens em Túneis

Os túneis são obras complexas de engenharia que envolvem enorme esforço técnico e financeiro. A sua vida útil depende de diversos fatores, sendo a drenagem um dos mais importantes para uma maior longevidade da obra e para a manutenção das condições de funcionamento durante sua utilização.

Antes do inicio da construção de um túnel é necessário um reconhecimento do solo, pois a maioria dos acidentes geológicos são causados pelo não reconhecimento antecipado de situações hidrogeológicas e/ ou geotécnicas desfavoráveis. Este ponto é apoiado pelas seguintes observações relativas à insuficiência dos estudos geológicos:

- O estudo é dificultado por complexidades geológicas e pela profundidade do túnel;

- O cliente impõe um limite no orçamento de investigação, sem avaliar o potencial de riscos geológicos residuais;

- O plano de investigação geológica é estabelecido, independentemente do método de escavação de túneis a ser aplicado;

- O plano de Investigação geológica é geralmente executado em uma única etapa, e uma investigação com mais etapas seria mais informativa;

- O mapeamento geológico – geotécnico na face de escavação e paredes do túnel, durante o trabalho de construção são freqüentes escassos e os resultados nem sempre são interpretados corretamente e prontamente;

- O empreiteiro tende a limitar as pesquisas durante a execução da obra, especialmente quando o trabalho de escavação tem que ser interrompido para executá-las;

Todos estes fatos podem ocasionar grandes impactos, tanto ambientais, como na rotina de uma cidade quando se trata de uma obra urbana.

Além da análise anterior ao inicio das obras, também é essencial métodos construtivos adequados e materiais de boa qualidade.

 
Drenagem Urbana

A drenagem urbana compreende o conjunto de todas as medidas a serem tomadas que visem à atenuação dos riscos e dos prejuízos decorrentes de inundações que a sociedade está sujeita.

Apesar da fórmula universal de perda de solo ter sido desenvolvida para áreas rurais, é interessante verificar que alguns dos fatores dessa equação são extremamente afetados nos processos de urbanização.Por exemplo, na implantação de loteamentos e de obras públicas ou privadas de grande porte, de maneira geral, ocorrem grandes movimentações de terra, na qual se altera de forma significativa, a topografia do local.

Dependendo da duração de tempo para a completa implantação do projeto, com a recomposição da cobertura do solo (edificações, pavimentações e áreas verdes) e implantação de drenagens, é comum que o empreendimento atravesse períodos de chuvas, em condições precárias. Há inúmeros exemplos de processos de ocupação urbana de forma inadequada, que potencializam os fatores erosivos descritos anteriormente, e que aliados ao fato de haver uma drenagem inadequada, são causadores de grandes prejuízos.

Um exemplo muito recente aconteceu em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) constatou que há risco eminente de solapamento do asfalto nas faixas exclusivas de ônibus da Avenida Eusébio Matoso/ Rebouças (dois sentidos). A causa foi um erro de execução da galeria de drenagem construída por conta da obra do túnel Jornalista Fernando Vieira de Melo em 2004. Foram constatadas também, deformações horizontais e verticais nas tubulações que excedem o limite máximo especificado pelo fabricante. O caso é tão crítico a ponto de implantar provisoriamente toras de madeira para escoramento em trechos onde a galeria já está desabando. Esse tipo de problema acaba acarretando outros tipos de prejuízos para a sociedade, pois em decorrência desse erro, terá que ser montado todo um esquema de trabalho para a recuperação das galerias. Para o início da intervenção, grande parte das duas faixas de ônibus da Eusébio Matoso será interditada, desviando o curso dos ônibus para as outras faixas, gerando congestionamentos e outros tipos de impactos, decorrentes do excesso de veículos em um mesmo setor da pista.

Impactos ao Meio Físico Durante a Escavação de Túneis

A escavação dos túneis gera a drenagem de muita água, que escorre constantemente, misturando-se a outros materiais (calda de cimento), alterando assim os parâmetros da qualidade da água (pH, cor, turbidez). Para evitar que esta água contamine o meio ambiente, alguns métodos já foram utilizados, temos como exemplo, durante a construção da segunda pista da Imigrantes a Ecovias instalou junto aos emboques dos túneis, ao todo 4 estações de tratamento de água – ETA, com capacidade conjunta de tratar 700 mil litros/ hora.

A falha na execução da drenagem nos túneis acarretam também grandes problemas à população de uma cidade, como o que vimos a pouco no Túnel da Avenida Rebouças, em São Paulo. Os transtornos começam com a interdição do túnel para reinicio das obras e a manutenção, além da mobilização de pessoal para execução, prejuízos diretos da Construtora, que terá de arcar com todas as despesas para esta correção da execução, da drenagem desta grande obra. Conseqüentemente, estes transtornos passam a afetar diretamente à população, com a mobilização de órgãos da prefeitura para organizar o transito, com desvios e sinalizações do transito para ruas alternativas, a volta dos ruídos, expondo a população à poeira e lama, prejudicando a respiração nos arredores da obra e aumento do tempo de viagem de veículos e ônibus, conseqüentemente, diminuindo o conforto e o bem estar da população em geral.

Conclusões

Vimos neste trabalho que a drenagem feita de uma forma adequada, com materiais e equipamentos específicos para cada método de execução é extremamente importante, e que em uma obra devem ser tomada todas as medidas necessárias para que não ocorram problemas futuros quanto à inundações e prejuízos à cidade. Sendo a drenagem a coleta do excesso de água do solo e sua condução para rios ou lagoas, através de canais fechados ou abertos, essa condução pode ser prejudicial ao meio físico, dependendo da forma que for executada. O não uso destes artifícios adequados acarreta assoreamento da terra ao redor da obra, além de propiciar contaminação no leito de riachos e rios, portanto, para iniciar a construção de um túnel é necessário um reconhecimento do solo para evitar assim, possíveis acidentes geológicos, que são causados pelo não reconhecimento antecipado de situações hidrogeológicas e/ ou geotécnicas desfavoráveis.

Vimos também que a má execução de drenagens acarretou uma inundação no túnel Fernando Vieira de Melo, que se localiza na Av. Rebouças, em São Paulo, sofrendouma interdição, para reparos nas galerias de drenagem, prejudicando o transito local, conseqüentemente afetou toda a comunidade, aumentando ainda mais o transito da cidade de São Paulo, com desvios para vias alternativas, aumento de ruídos com o reinicio de obras, exposição da comunidade local à poeira e lama,quando há ocorrência de chuvas, aumenta o tempo de viagem de veículos e ônibus e, conseqüentemente, diminui o conforto e bem estar da população em geral.

REFERÊNCIAS

DEPRN - Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais Disponível em:<www.ambiente.sp.gov.br/deprn/deprn.htm> Acesso em:05 maio.2006

GeoCompany Tecnologia, engenharia & meio ambiente. Segurança, Ruptura e Colapso de Túneis urbanos em NATM. Disponível em:http://www.geocompany.com.br/ftp/Artigo8.pdf> Acesso em: 04 maio.2006

GeoCompany Tecnologia, engenharia & meio ambiente. Túneis: Trecho Oeste Rodoanel de São Paulo. Disponível em:http://www.geocompany.com.br/ftp/Artigo9.pdf> Acesso em: 04 maio.2006

IPT- Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Relatório Técnico Nº74505-2005.Inspeções das galerias de drenagens executadas no sistema Rib Loc na obra do túnel Rebouças. Jan.2005

Tucci, carlos E. M. Drenagem Urbana.

Verlangieri,Marcos Valle - Diretor da Vitrine Serviços de Informações S/C Ltda. Ampliação das rodovias Anchieta-Imigrantes,uma obra mais que necessária. Disponível em:<http://www.guialog.com.br/ARTIGO194.htm> Acesso em:05 maio.2006


Autor: Juliana Cristina de Souza


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