Cultura perene?



Cultura perene?

Na área agrícola é muito comum ouvir falar em culturas perenes. Este pequeno texto tem o objetivo de definir esse termo para os alunos de ensino médio e demais interessados.

O termo perene designa algo permanente ou que dura muito anos. Desse modo, a cultura perene é a cultura que após ser plantada e concluir um ciclo produtivo, não há necessidade de se replantar. Geralmente as culturas perenes englobam o café, a laranja, a maçã, o limão, a goiaba, a manga entre outras.

Na maioria das vezes, as plantas perenes são árvores que produzem frutas. Assim, como colhem-se apenas os frutos, não há a necessidade de fazer novamente o plantio. Por essa razão, as culturas perenes também são chamadas de culturas de ciclo longo, devido ao longo tempo entre a plantação e a renovação da lavoura.

Pela ausência de necessidade de preparo do solo e plantio, muitas vezes as culturas perenes são colocadas em regiões de relevo mais declivoso, já que por cobrirem o solo permanentemente, elas expõem o mesmo a pouca possibilidade de erosão se comparadas às culturas que requerem a reforma da área de plantio anualmente ou em prazos até menores.

Preparado a partir de:

BRITO, J.L.S.; PRUDENTE, T.D. Mapeamento do uso da terra e cobertura vegetal no município de Uberlândia - MG, utilizando imagens CCD/CBERS 2. Caminhos da Geografia, v.13, p.144-153, 2005.

Autor: Luiz Felippe Salemi