Lições de vida: Jose Alencar, Michael Jackson e Felipe Massa



Lições emocionantes:  José de Alencar, Michael Jackson e Felipe Massa.

     (por Silvio Broxado – artigo para Revista ASPA- Assoc. dos Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco - edição jul-ago 2009)

 

Quem não se emocionou com um desses três protagonistas em episódios recentes da vida real, que presenciamos nas últimas semanas?

É muito intenso o que estamos vivenciando, nos dias atuais, em termos de pressões para fazer o certo, ser o politicamente correto; ter de esbanjar motivação, às vezes nem é por si, mas pelo que o ambiente organizacional ”exige”: ser um profissional ou empresário todo “certinho”, comprar; investir, vender com a melhor estratégia; valorizar funcionários; ter qualidade e espírito empreendedor; ufah!,...Tudo isso para ser feliz, manter o emprego e ainda ganhar dinheiro.

 

 Nessa revista, como em qualquer outra, há um “exército de articulistas” escrevendo suas crônicas e colunas, parecendo estar numa cruzada de evangelização para catequisar os corações e as almas dos leitores. Eu me incluo nesse rol de “sonhadores”. Mas, como também somos humanos,...tem horas que sinceramente,...cansa! É um cansaço natural, pois estar sempre em alerta, indicando direções, aconselhando e muitas vezes não vendo as coisas acontecerem na vida pessoal e profissional dos nossos aconselhados como gostaríamos que fosse,..realmente nos dá uma sensação de limites insuperáveis.

Entretanto quando nos deparamos com as recentes histórias da vida real como as do: surpreendente e forte Vice-Presidente da República José de Alencar; com a trajetória inigualável e trágica do maior artista de todos os  tempos do “show-business”, Michael Jackson; e a acidental e inesperada história do piloto Felipe Massa, num treino da Fórmula-1 na Hungria em  julho passado, temos de parar e repensar. Poderia então, sugerir a reflexão sobre Salmos-23. Todavia, penso que desses três fabulosos seres humanos, podemos ter diferentes fontes de inspiração para quando a desmotivação, as angústias das dificuldades da vida pessoal e profissional e momentos difíceis, nos alcançar, possamos  reagir o mais rápido possível, com as seguintes lições:

 

1-) José de Alencar:

Em recente entrevista no hall do hospital em São Paulo, quando estava saindo da décima-quinta cirurgia no abdômen, na luta contar o câncer, ele respondeu ao repórter, que estava firme, forte, de pé, com esperança que o próximo tratamento nos Estados Unidos era mais uma etapa de desafios. Onde o Vice-Presidente, José de Alencar ( um dos empresários melhores sucedidos do Brasil no segmento têxtil ) consegue construir e ter tanta força para perseverar? Resposta: em Deus, no reconhecer como é bom está vivo, aqui e agora compartilhando com todas as pessoas cada segundo. Valorizar as oportunidades maiores e menores que a vida nos oferece,  ter fé, garra, força e não se abater por nenhum tipo de doença ou desafio,  é a lição número-1.

    

2-) Michael Jackson:

Quem não se emocionou com as músicas, danças, vídeo-clips e sua tragédia na morte? Quem não ficou com os olhos marejados, quando a TV mostrou sua filha, Paris, fazendo aquela linda declaração “que apenas queria dizer que tinha o melhor Pai do mundo, que o amava?” Michael foi para muitas pessoas, uma referência de etapa da vida, ou quando criança, adolescente ou adulto, com suas canções românticas e seus “rocks” maravilhosos. Quando se fica mais velho, aprende-se a valorizar as referências, e foi com isso que o Rei do Pop, mexeu em todos os povos do planeta.  Ser uma referência profissional, e construir uma fabulosa carreira e história profissional, é a lição número-2.

 

3-) Felipe Massa :

Na Ferrari, a mais de 280 km/h, durante treino de classificação, um pedaço de mola se despreende do carro que vinha à frente e acerta exatamente no supercilho de Felipe Massa. Quem naquele final de semana não se emocionou, lembrando do nosso querido Airton Sena? Poderíamos perguntar: como pode um objeto acertar logo na cabeça de Felipe, com tanto espaço para esse petardo se deslocar?  A lição número-3 que tiramos desse episódio, é que precisamos cada vez mais aprimorar a qualidade: dos processos, dos equipamentos, hábitos pessoais e de estarmos prontos para as fatalidades dos fatos inevitáveis e inesperados que a vida nos reserva em algum lugar do futuro. Emocionem-se mais, e percebam os resultados que isso traz!  

Silvio Broxado -Consultor em qualidade, liderança, gestão estratégica – Autor do Livro A Verdadeira Motivação Na Empresa – Ed. Qualitymark – 2.edição – (81) 9966-0005 – 3223-0359 -  motivados@bol.com.br - silviobroxado@yahoo.com.br


Autor: silvio broxado