Oração & Vida



         Faça de sua vida uma oração!

         Esta afirmação acima é pouco comum na realidade de hoje. Responda: seria um exagero atingirmos uma postura em nossas vidas que pudesse associá-la a uma oração? Ou será que nós temos dificuldades na compreensão, em visualizar a ideia do sentido da oração na relação diária com o trabalho, com a família, amigos, com a sociedade etc?

         A oração pode ser entendida como uma breve inspiração reflexiva para atingirmos uma compreensão mais ampla (profunda), ou espiritualizada de nossa realidade em busca de propósitos (agradecimento, diálogo, pedido etc). Pode ser considerada uma conversa "solitária" ou em grupo. A oração, quando bem internalizada, também pode abrir canais perceptivos para além de nossos cinco sentidos comuns.

         Uma vida compreendida como uma oração pode ser aquela a qual você está em paz consigo mesmo e com o seu atual contexto, algo duradouro e que não depende de religião, de horóscopo, lua ou santo. No mínimo tem a ver com uma vida transparente, autêntica o melhor possível e livre de intenções maldosas.

          A vida como uma oração segue uma profundidade maior, para além das aparências ou do egoísmo. Falamos de uma vida mais consciente que aprendeu a respeitar e seguir sua paz espiritual. Assim esta "vida em oração" se sente mais livre sem ignorar ou omitir seus próximos desafios a serem superados. A consciência, quando bem individualizada e compreendida, busca se sentir em constante evolução espiritual.

           Entre a vida e a morte temos uma jornada finita dentro da infinita, a qual passa rápido... Se você duvida, pergunte para as pessoas com mais de 80 anos, se a experiência da vida não é breve e qual a impressão que fica quando percebem este "limite de tempo". A maioria, as mais sensitivas e reflexivas, vão dizer que "algo a mais" está por trás de tudo isso, e que a morte não parece ser o próprio fim.

Uma oração esclarecedora:

          Em sua própria fé habita o amor inesgotável existente em todo o universo, esta fé satisfaz e ilumina o seu coração e o coração de todos os que estão em sua presença.

         Como uma luz constante de amor espiritual guiando o sentido essencial de todas as vidas que passam por aqui e que passam por nós. Uma luz infinita a ser percebida, principalmente pelos que ainda desconhecem a missão de sua existência.

         Todos os seres humanos, principalmente os líderes, precisam compreender que a verdadeira paz é a qual traz harmonia sincera entre pessoas, animais e o planeta. E sem esta paz, só alimentamos confortáveis ilusões e autoenganos em nossa realidade.

         Uma consciência amadurecida reconhece a necessária cooperação espontânea entre as pessoas. A comunicação torna-se mais sincera e clara, sem discriminações, medos ou inseguranças.

         A verdade, por mais que provoque nossas dores, passa a ser pacífica e compartilhada, diminuindo as sombras e os abismos frente à compreensão necessária para evoluirmos.

         A consciência, quando espiritualmente bem orientada, leva a oração a uma conexão com a bondade universal, com a compaixão, empatia, o perdão, o amor incondicional, a espiritualidade imortal. A essência amorosa de cada um de nós manifesta-se então naturalmente, sem precisar pedir licença ao nosso ego.

         Sempre fomos seres divinos por natureza, o que nos falta é mais fé independente de religiões para acreditarmos melhor nisso e praticar. Diariamente reconheça você, em sua própria alma e na alma de seus semelhantes, o amor silencioso em comum que pede para crescer e participar. Dispense julgamentos que mais afastam do que aproximam interesses autênticos e legítimos.

         A paz espiritual duradoura mora na consciência que, mesmo individualizada, segue bem resolvida e em contínua conexão com tudo e com todos.

        Tudo segue a uma decisão responsável e livre em cada um de nós, livre de dogmas ou mandamentos. Assim a consciência assume o seu destino e dá o melhor de si em nossa realidade através de seu livre-arbítrio. Amém.


Autor: Alexandre Arrenius Elias


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Longe De Ti

SolidÃo...

Maior LiÇÃo De Vida

"amor E Vida"

Divagando

Faces