O Ensino de Idioma para Crianças



Nome: Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros Peterlevitz

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas

E-mail: [email protected]

Orientador: Prof. Me. Mara Salvucci

RESUMO: No mundo contemporâneo, o domínio de uma língua estrangeira se tornou fundamental não só para o ingresso no mercado de trabalho, mas também para o incremento da cultura geral, caminhando em direção oposta à ignorância e alienação frente aos acontecimentos em nível global. Na infância, o indivíduo descortina o mundo à sua volta e a aquisição da linguagem é de suma importância para tal; quando o ensino de um outro idioma se dá nesta fase da vida, são abertas novas possibilidades de raciocínio e criatividade.

PALAVRAS-CHAVE: ensino, idiomas, crianças

The foreing languages teaching for children

ABSTRACT: In the contemporary world, a foreing language dominion has become fundamental not only for the ingress in the bussiness market but also for the general culture augment, going on opposite direction than ignorance and alienation before the wolrdwide events. On the childhood, the individual disclose the wolrd around itself and the language's aquisition has a summary importance in that ocasion; when a foreing language's learning process happens on this particular time of the life, new possibilities of reasoning and creativity are open

KEY-WORDS: teaching, languages, children

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi realizado em uma instituição de ensino de idiomas estrangeiros na cidade de Nova Odessa, como Prática de Ensino para a disciplina Educação e Sociedade B, com carga horária de quatro horas. Visa entender o processo de ensino de idiomas para crianças, em um primeiro momento destacando a importância e os benefícios de tal ensino e posteriormente os métodos observados na instituição-campo durante as aulas de língua estrangeira. Devido à crescente globalização, a fluência em mais de um idioma, principalmente o Inglês, se tornou requisito necessário para o ingresso no mercado de trabalho. O ensino de idiomas para crianças se apresenta como uma alternativa vantajosa, devido à comprovada facilidade de aprendizagem nesta idade.

Para a realização deste artigo foram efetuadas visitas a uma escola de idiomas localizada na cidade de Nova Odessa-SP, afim de realizar observações e questionário informal com profissional do estabelecimento, além de leitura de bibliografia relacionada ao assunto.

A importância do domínio da língua inglesa

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América encontraram uma grande oportunidade de crescimento, que levou sua economia a se tornar a mais poderosa do mundo. Tal fato o colocou em posição de dominação, sendo que seus interesses eram voltados para a manutenção de sua hegemonia. Sua língua nativa, o inglês, passa então a ser cada vez mais importante, chegando ao status de "língua universal".

Nos dias atuais, o domínio do inglês se tornou um dos requisitos básicos para o ingresso no mercado de trabalho e a ascensão dentro de empresas, faz-se necessária uma boa comunicação em um nível além do nacional, bem como a compreensão de textos técnicos e de uma cultura estrangeira – o modo como os indivíduos se relacionam, o tratamento que dão aos superiores e subordinados, a condução de negociações. Em um âmbito mais informal, facilmente nota-se que as maiores produtoras cinematográficas e musicais são norte-americanas, e as pessoas que dominam a língua inglesa ficam, portanto, independentes de traduções e versões nacionais de filmes e músicas, que muitas vezes são pouco fiéis às mensagens que os artistas querem transmitir.

As vantagens do aprendizado durante a infância

Como nos coloca o estudioso Lev S. Vygotsky, a linguagem humana tem função de comunicação entre os indivíduos ao mesmo tempo em que ordena os acontecimentos cotidianos em categorias conceituais compartilhadas pelos usuários desta mesma linguagem. Em processos de abstração e generalização a criança vai gradualmente nomeando objetos, o que significa colocá-los em uma categoria à qual pertencem outros objetos com características essenciais comuns. A fala e a descoberta do mundo, portanto, ocorrem simultaneamente. Enquanto a criança aprende a se expressar através das palavras, ele descortina a riqueza do ambiente à sua volta. Caso a aquisição de um outro idioma se dê durante a infância, ele participa deste crescimento intelectual, alargando os horizontes de modo mais intenso do que no caso da criança que tem apenas contato com a língua materna. Afirma-se que o estudo de uma outra língua faz com que a criança seja mais criativa e segura em seus raciocíonios, por este estar inscrito em um âmbito com vocabulário mais extenso.

A questão do sotaque também é um diferencial. A criança tem "filtros" e "hábitos" menos enraizados, sofrendo uma interferência da língua materna menor do que um adulto iniciante no aprendizado de outro idioma, uma vez que o adulto já relações de linguagem e conceitos fortemente estabelecidos.

O método de ensino observado

Na instituição-campo visitada para a realização deste presente trabalho, pôde-se constatar que o ensino da língua estrangeira se dá de modo dinâmico, a partir da interação entre professor, alunos, objetos e mídias. São utilizadas imagens, músicas, jogos eletrônicos, brinquedos e até alimentos, para que o aluno vincule as novas palavras a algo que lhe seja palpável. Entre os exercícios propostos pelos livros didáticos, estão diálogos e lições para serem realizadas em dupla.

Ao serem ensinados os nomes das cores, por exemplo, o professor aponta objetos utilizados pelos próprio alunos – lápis, roupas – que sejam das cores nomeadas. São reproduzidos pelos alunos as músicas e as conversas ilustradas nos livros, além da proposta de que um pergunte ao outro, na língua inglesa: "de quais cores você gosta? E de quais cores você não gosta?". Tem-se em vista que o conteúdo que é aprendido dentro do contexto cotidiano da criança será memorizado de forma eficaz.

Pode-se perceber a questão da interação social, destacada por Lev Vygotsky: o aprendizado se dá a partir da intensa interação com as pessoas ao redor, assim a criança se desenvolve intelectualmente incorporando aspectos culturais, através da mediação e da internalização.

Considerações finais

Perante as informações colocadas sobre a importância do domínio de uma língua estrangeira e as vantagens de seu aprendizado na infância, vê-se claramente a relevância do ensino de idiomas para crianças. Uma metodologia de ensino dinâmico, como a observada na instituição-campo, se mostra eficiente ao atrair a atenção do público juvenil, com movimento e interação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p.23-33

A IMPORTÂNCIA DE FALAR INGLÊS PARA O MERCADO DE TRABALHO. Disponível em: <http://www.profissionalizando.org/carreira-e-emprego/60-dicas-para-seu-sucesso-profissional/57-a-importancia-de-falar-ingles-para-o-mercado-de-trabalho>. Acesso em: 01 Nov. 2009

FALAR INGLÊS É FALAR COM O MUNDO. Disponível em: <http://www.informaticaagora.com.br/cursos-de-idiomas/falar-ingles-falar-com-mundo>. Acesso em: 24 Out. 2009

THE IMPORTANCE OF PRONUNCIATION. Disponível em: <http://74.125.47.132/search?q=cache:4VcFSeXZ24cJ:www.sk.com.br/aprendizado.ppt+aprendizado+na+inf%C3%A2ncia&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox->. Acesso em: 24 Out. 2009

LINGUÍSTICA EM FOCO: Vantagens de crianças que aprendem o Inglês como segunda língua. Disponível em: <http://www.omelhoringles.com/linguistica5.php>. Acesso em: 01 Nov. 2009


Autor: Mayra Closs Peterlevitz


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