Gênero Textual e Texto Jornalístico



Texto: Informação e Reflexão.

Gênero Textual

São os textos encontrados em nosso cotidiano. Ex: bilhete, anotações, Resenhas, E-mail, Orkut, Reunião de condomínio, debate, Entrevista, Lista de compras, Cardápio, instruções de uso, telefonema, etc. Para se interpretar um texto, é preciso conhecê-lo, Por isso, quanto mais você ler e de preferência diferentes gêneros, mais fácil será entender e interpretar um novo escrito. Assim, você enriquece seu vocabulário e seu conhecimento aumenta.

Texto Jornalístico

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações.

Os produtos da atividade jornalística recebem diferentes nomes:

Notícia

Relato de fatos ou acontecimentos atuais, geralmente de importância e interesse para a comunidade, sem comentários pessoais, opiniões ou interpretações por parte de quem escreve. Os títulos são chamativos (manchetes) para atrair a atenção de quem lê.

Reportagem

Relato de fatos de interesse do público, com acréscimo de entrevistas e comentários para que se possa ter uma visão mais ampla do assunto tratado.

Entrevista

Objetiva registrar um depoimento de uma pessoa pública ou que este esteja relacionada a algum acontecimento atual. É utilizada para dar veracidade a uma reportagem ou para saciar a curiosidade dos leitores sobre aspectos da vida profissional ou pessoal do entrevistado. Para tanto, é organizada na forma de perguntas e respostas.

Editorial

Texto de caráter opinativo, escrito de maneira impessoal e publicado sem assinatura. Possui estrutura semelhante à de um texto dissertativo, de intenção persuasiva. Nele os editores do veículo expressam, formalmente, sua opinião acerca dos mais diversos assuntos, principalmente, os mais polêmicos e atuais.

Assim como o editorial também é um texto de caráter opinativo. Porém, ao invés de representar a opinião do veículo em que está sendo divulgado, tem caráter pessoal. Logo, deve vir assinado pelo autor, que se responsabiliza pelo conteúdo, ou seja, pelas opiniões apresentadas.

Crônica jornalística

Aborda assuntos e acontecimentos do dia-a-dia, apreendidos pela sensibilidade do cronista e desenvolvidos de forma pessoal por ele. Geralmente, contém ironia e humor, já que seu objetivo principal é fazer uma crítica social ou política. João Ubaldo Ribeiro é um exemplo atual desse tipo de texto.


Autor: Silvio Pereira