Os corações estão se esfriando!!!



(*) Carlos Luquetti
Em tempos de crises, catástrofes e outros desabores que estão por afligir as sociedades constituídas, eis que também, uma condição desagradável tem se levantado contra muitas pessoas e, certamente, levando-as a condições desconfortantes e de empobrecimento espiritual.
Não é de hoje que os corações humanos estão por se esfriar. Alguns valores antes tidos como vitais, tipo “Família” está se perdendo no tempo por causa do modernismo propagado pelos meios de comunicação.
A própria juventude hoje está carregando sobre seus ombros uma boa parcela de culpa sobre esta nova condição comportamental.
Utilizo este espaço para alertar e lamentar o quanto todos nós teremos a perder se as próximas gerações forem tocadas da maneira como vem sendo agora. A moda entre os adolescentes não é mais conquistar, enamorar e se sentimentalizar, a onda agora é o “FICAR” que nada mais é do que a total falta de compromisso, sem envolvimento emocional e afetivo.
É lamentável notar que a carnalidade está em primeira instância diante do tão propagado erotismo que vem tomando conta de todos os meios de comunicação.
Agora, vejamos... Se os jovens de hoje estão abolindo de suas relações o sentimentalismo, como eles ensinarão seus futuros filhos a lidarem com seus emocionais. Como falarão de amor; como cultivarão o amor entre pais e filhos e como ministraram em seus corações o amor único e verdadeiro proveniente de Deus.
Sabemos que o amor, não importa de que tipo ou espécie é a grande base vivencial, se não o temos, sobra espaço para as coisas desagradáveis de nossas vidas, do tipo, rancor, ódio, inveja, falsidade e tantas outras negatividades que acabam por tomar conta do nosso ser quando não alojamos amor nele.
E o casamento então?... Falar em casamento hoje em dia está virando piada de mau gosto.
O que era para ser algo romântico, verdadeiro, atualmente está sendo banalizado. Não existe mais diálogo de compreensão, de respeito, de amor ao próximo e de temor a Deus.
Por conta destas negatividades, acredito que a falsidade tem imperado na vida de muitas pessoas. Hoje em dia a coisa mais comum de se ver e ter, são os falsos amigos, aqueles que se aproximam, quase sempre com segundas intenções e se mostram como a solução de nossos problemas e quando menos esperamos, surge aquele bote certeiro que é capaz de arruinar a nossa reputação, tamanha a sua inveja e falsidade.
Sei que existem grandes exceções, amigos leais, confidentes e companheiros de verdade. Agora, vejo que muitas pessoas, até mesmo por não conhecer o amor de Deus, estão esfriando seus corações.
Acontece que quando não conhecemos o amor de Deus, não somos capazes de amar a si mesmos, sendo assim, seremos totalmente incapazes de amar ao próximo.
Vejo que as pessoas estão dando uma ênfase maior ao individualismo, a falta de envolvimento e a inércia sentimental.
Este estado tipo iceberg é uma grande arma derrotista na vida de qualquer ser humano, pois ele desencadeia muitas coisas negativas.
Certas pessoas adotam este comportamento por achar que desta forma estarão sendo forte, grande engano.
Creio que ser sentimentalista é como ter uma válvula de escape diante das adversidades da vida. Isto nos engrandece como seres humanos e acrescenta muito em nossa existência.
Não dá pra negar que a vida é uma escala vivencial e espiritual. Se não desenvolvermos nossas emoções, não daremos voz ao nosso espírito interior.
Façamos desta escala vivencial uma escola de amor próprio, para conosco e para com o próximo, pois somente assim, teremos corações mais fraternos, humanos e deixaremos de lado o medo de vivenciar o sentimentalismo.
Nossa vida é feita de alegrias e tristezas, vitórias e derrotas. Somos a soma de resultados pensados e obtidos. Somos sementes de um jardim existencial, no qual, a única forma de crescer e se desenvolver, é não negar o nosso emocional.
Se você tiver que sofrer, sofra, se você tiver que amar, ame sem igual, mas não deixe o seu coração se esfriar, porque você estará fugindo da essência para o qual foi criado pelo CRIADOR. Aqueça o seu coração!!!
(*) Editor do Jornal Rio Brilhante, Assessor de Imprensa da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul e membro da Comunidade Evangélica Adoradores Ágape.
Autor: Carlos Roberto Luquetti


Artigos Relacionados


O Amor E A Honra

Mensagem De Natal

Poesia Poética

Amor Verdadeiro

VocÊ Sabe O Que É Amar Sem Ser Amado

O Que é Importante?

Celebrar O Amor