O estilo na decoração



Um estilo deve estar de acordo com a arquitetura, as artes, a decoração e os objetos, formando um conjunto. Ele deve atender as necessidades de um momento histórico,
refletir as características de um povo e usar técnicas e materiais disponíveis naquele tempo. Assim cada pessoa caracteriza o ambiente com valores estéticos, preferências e soluções conforme sua maneira de viver. Nessa caracterização, deve-se evidenciar as sensações e o conforto, no sentido de orientar a composição do espaço.

O projeto de um ambiente totalmente com características de uma determinada época passada, não pode atender completamente nossas necessidades e anseios uma vez que ele não dispõe dos recursos e meios do momento atual para isso. Entretanto, nada de errado em desenvolver um projeto com inspiração em determinada época usando alguns elementos dela para compor nosso espaço desde que eles correspondam nossas necessidades diárias.

O importante é que a decoração deve estar de acordo com as pessoas que vivem no ambiente, traduzindo seus anseios, necessidades, personalidades, etc. Assim para o profissional de decoração é fundamental que se conheça muito bem estas características para a elaboração de um projeto com um estilo adequado. Os posts seguintes trarão alguns exemplos de estilos. Porém, após uma pesquisa, foi possível perceber que o estilo pode ser algo muito relativo, uma vez que para seus objetos constituintes é possível estabelecer misturas, conservando-se ainda uma harmonia, o que pode provocar certas confusões. Ao que parece, é que estes conceitos de estilos acabam tendo um valor mais didático para aprendizado das idéias envolvidas.
Autor: Marcos César


Artigos Relacionados


Decoração De Luxo

Como Deixar Sua Casa Mais Charmosa?

Algumas Dicas Para Decorar Um Ambiente Com Muito Design

Planejamento Para Decoração De Banheiro

Dicas Decoração Apartamento

Decoração Para Quartos

Um Quarto De Bebê Que Acompanha O Crescimento