Monografia QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO



A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

O tema Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) teve inicio na década de 50 com os estudos de Eric Trist que objetivava tornar a atividade dos trabalhadores menos penosa. Para tanto, utilizou-se na tríade individuo-trabalho-organização. (RODRIGUES, 1994)

Nos Estados Unidos o tema ganhou dimensão nos anos 70, com os estudos de Walton (1973). No entanto, esta época foi tomada por uma grande crise econômica mundial, obrigando as empresas a deslocarem para segundo plano os anseios dos trabalhos, visto que tinham que manter-se “vivas”.( BOM SUCESSO, 1997).
Em meados da década de 80, em virtude da perda de competitividade das empresas norte-americanas para as japonesas, o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho ganhou grande dimensão, buscando programas de produtividade através da valorização do colaborador interno e utilização dos estudos em qualidade de vida no trabalho.
Já no Brasil os programas de QVT tiveram seu reconhecimento na década de 90, juntamente com a abertura do mercado brasileiro. Assim, organizações nacionais começam a estudar e, em seguida, implantar ditos programas visando a aproximação de empresas internacionais no Brasil e, ainda, a competitivas no mercado externo.
Ainda sim o grande impulso brasileiro, de acordo com Fernandes (1996) proveio do Governo Federal do Programa Nacional da Qualidade exigiu das empresas implantação de modelos que aumentassem a produtividade através da qualidade de seus processos.
A partir de então começa a segunda etapa dos programas de QVT, impulsionando a idéia de que, na sociedade do conhecimento, sobreviverão as empresas que apresentarem maior índice de produtividade através da valorização do funcionário, quebra de paradigmas organizacionais, maior autonomia dos colaboradores e aumento dos benefícios aos mesmos. (ETZIONI, 1974)
Dúvidas na elaboração de sua monografia, monografias, projeto, dissertação, artigo?

Entre em contato conosco: www.trabalhosmonograficos.com
Autor: Trabalhos Monograficos