Tipos de saltos – Luiz XV ou Carretel



Ao contrário que muitos pensam o salto Luiz XV, não foi criado pelo Rei da França Luiz XV, e sim por seu antecessor o rei da França Luiz XIV (século XVII), que nasceu em 1638, seus pais, Luís XIII e Ana de Áustria, consideraram-no uma bênção divina, já que o casal ainda não tivera nenhum filho em vinte e três anos de matrimônio. Por isso alguns historiadores acreditam que ele não era filho biológico de Luís XIII. Foi batizado Louis-Dieudonné (“Luís, o presente de Deus”) e recebeu além do tradicional título de Delfim o de Premier Fils de France (“Primogênito da França”).

Embora o referido salto tenha sido criado pelo Luiz XIV, que adora sapatos que pudessem lhe dar alguns centímetros a mais, provavelmente devido a sua baixa estatura que não passava de 1,60 m, o salto foi amplamente utilizado no reinado de Luiz XV, que não só levou a fama, mas também seu nome.

As principais características do salto Luiz XV são:

1.Altura variável entre 3 e 8 cm;
2.Proporciona segurança e conforto devido a sua baixa altura e média espessura, se comparado a muitos outros;
3.Possui um formato semelhente a um carretel, ou fláuta;
4.Há um afinamento que parte das duas extremidades, tanto da bandeja do salto (parte em contato com a palmilha de montagem), quanto da ponta que fica em contato com solo, culminando no meio do salto como parte mais fina.


Imagens e outras informações: http://fabiomarcelo.com/blog/?p=2821


Dados do Autor: Fábio Marcelo Espíndula
Designer de Calçados
Especialista em Criação e Gestão de Moda
Site: http://www.fabiomarcelo.com
Blog: http://www.fabiomarcelo.com/blog
MSN/Orkut: espindula@gmail.com
Twitter: http://www.twitter.com/fmespindula
Youtube: www.youtube.com/fmespindula
Celular: (48) 9975-7000
Autor: Fábio Marcelo Espíndula