Ouse Avançar



"...estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo." Ef 2.12

Todos que nasceram de novo em Cristo, buscam o crescimento espiritual tanto de si próprio como da igreja local e como não dizer o crescimento da igreja no mundo. No entanto, para haver crescimento Deus nos faz passar por várias fases na nossa vida, para que tenhamos amadurecimento.

Passamos por lutas internas, dificuldades, pressões, perseguições e tantos outros problemas que somente quem passa sabe o quanto é doloroso. Sem dúvida, Deus trata cada um diferentemente, mas Ele nos pega como uma pedra bruta preciosa e nos lapida até tornarmos prontos e de grande valor em seu reino.

Isto é um processo, e depende de nós. Se quiser avançar, estacionar ou regredir. Se perseverarmos apesar de todos os ventos e marés que nos vem em contrário, estaremos crescendo. Se acharmos que está tudo bom, paramos no tempo. Se olharmos para trás e enxergamos somente os sofrimentos, temos a tendência de voltar a velha vida. A vigilância, a oração e o jejum são os elementos importantes, assim como aprender de Deus pela sua Palavra o que o nosso grande Deus requer de nós.

Tenho acompanhado a vida de muitos cristãos durante muitos anos nas obras que Deus tem colocado em minhas mãos, em diversas circunstâncias e lugares, e não é difícil de perceber que as grandes maiorias de pessoas sejam elas entendidas ou não na Palavra de Deus, depois de um certo tempo, que já chegaram a um estágio de crescimento, acreditam que nada precisam mais fazer do apenas freqüentar igreja e cumprir com todas as "obrigações" que a igreja determina. Ou ainda quando conseguem um "cargo" fazem somente o trivial durante anos.

Creio que a grande maioria sabe que devemos fazer a obra com amor, mas muitos fazem somente o que lhes é imputado realizar. Mais do que realizar, é preciso acrescentar, porque a obra do nosso Pai, precisa sempre crescer em todos os sentidos. As pessoas estão se acostumando à rotina e a rituais formalizados. Não buscam mudança e reformulação constante.

Não falo aqui somente de pessoas e membros comuns que freqüentam suas igrejas, mas falo de líderes, e porque não de pastores que por medo ou acomodações não ousam tomar novas posições e atitudes para o crescimento da igreja. É mais que óbvio que tudo deve ser feito com a vontade de Deus, e por isto saliento que tudo na igreja deve ser feito com muita oração e aprovação de Deus. Mas muitos ainda pensam que a igreja é como um time de futebol: "se o time está ganhando, não vamos mexer em nada." Será que é assim?

Quantas portas Deus tem aberto para seu povo avançar e crescer, e este mesmo povo retrocedem ou empaca? as portas estão abertas, Deus já escancarou e o povo continua com medo e ir adiante. Talvez o receio seja do trabalho que vem pela frente, ou das responsabilidades que serão maiores. Sim, à medida que nos é dado, naturalmente nos será muito mais cobrado, mas também se Deus permitiu que atingíssemos um certo grau de desenvolvimento é porque seremos capazes de prosseguir.

"Mas, naquela medida de perfeição a que já chegamos, nela prossigamos." Fp 3.16

Digo a todos, na vida espiritual, pessoal, ou mesmo aqueles que têm algo nas mãos realizando ou por realizar, nunca parem de crescer e avançar. Retirem o medo e a incerteza e coloquem no altar do Senhor. Ainda que tudo pareça que esteja tudo bem, avance para crescer, ampliar e progredir sempre em Deus. Ouse em Deus estender os seus olhos para novas perspectivas, novos planos e abra espaço para sua criatividade em Deus. As igrejas que tem crescido em qualidade e quantidade são as igrejas que sempre procuram abrir a visão espiritual para novos empreendimentos e perspectivas.

Ouse, para crescer ainda hoje. Faça planos para sua igreja crescer, ore ao Deus eterno e ele aprovando prossiga e vá em frente, ainda que muitos digam: "isso não vai dar certo" "cuidado, você pode querer dar um passo maior do que pode alcançar", e tantas outras frases que só atrapalham o crescimento da obra de Deus. Devemos ter prudência? sim, naturalmente, mas nunca estacionados, quando nos foi dado à ordem de partida.

Igreja de Deus! acorde!!! vamos reavaliar nossos conceitos e nossas posições diante da vontade de Deus! as armas nos foram dadas, o campo de batalha é certo, mas se Jesus o nosso general está sob o comando, o que devemos temer? vamos ousar para atingir os planos que parecem impossíveis para os homens?

Deus está dando as dicas para todos nós hoje sairmos do marasmo espiritual e sermos desbravadores de campos fechados e restritos. o diabo quer que você fique quieto e não se mecha. Mas, avancemos para novas conquistas, pois é disto que a igreja de Deus está necessitando!!!! Vamos envergonhar o inimigo que nos quer limitar! ousemos avançar!

"Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas." Is 54.2


Autor: Nilma Coimbra


Artigos Relacionados


A Quem Você Pensa Que Está Enganando

Se Você é Pastor...

Reformadores Do Pentateuco

Dai Graças As Coisas Que Já Possui

Esperando Pelo Tempo De Deus

Você é Lider, Então...

Em Nome De Deus