A Tradição da Enfermagem



*Carolina Cintya Simões Borges.

Reseumo

No dia a dia os profissionais de enfermagem não param no posto, e vai para um quarto, sai de um para o outro. Preparam a medicação, fazem anotação de enfermagem, dispõe de tempo para um apoio emocional ao paciente, além de muitas outras coisas, mas e a sua aparência como está no final do dia? E a postura? É difíciluma jovem ou uma adulta ao renunciar aquele par de brincos de argola que ela tanto gostava, ou então aquele cabelo solto jogando de um lado para o outro, ou até mesmo a sandália dos sonhos que se der plantões só poderá usar nos passeios. A enfermagem tem suas vantagens e desvantagens, uma delas é o critério de avaliação numa entrevista onde são analisados os parâmetros de técnica, relacionamento interpessoal e estética. Sim a estética de uma profissional é de muito valia, pois como ela poderá cuidar de um enfermo, sendo que se assemelha a um? Ter uma aparência não só para entrevistas mas para o seu próximo, o cuidado com você é realmente um cuidado com o outro.

Palavras chave: enfermagem, estética, cuidado, tradições.

What the tradition and standards of nursing offer your team that make them give up their customs.

Abstract

On the day the nurses do not stop at the station, and go into a room, out of each other. Prepare the medication, make note of nursing, have time for an emotional support to patients, and many other things, but the appearance is like the end of the day? And the attitude? It is difficult to a young or an adult to give one pair of earrings she liked so much, or that playing loose hair from side to side, or even a sandal dream that if it shifts can only use the sidewalks. Nursing has its advantages and disadvantages, one of them is the evaluation criterion in an interview where they discussed the parameters of technical, interpersonal and aesthetics. Yes the aesthetics of a professional is very valuable, because as she can take care of a sick person, and resembles the one? Have a look not only for interviews but for your neighbor, care for you really care with the next.

Key words:nursing, aesthetics, care, traditions

*Carolina Cintya Simões Borges, tecnica de enfermagem formada pela escola de saude CEJAM.

Atualmente cursando graduação em Enfermagem pela UNINOVE.

A importância da estética pessoal na Enfermagem

Muitos auxiliares, técnicos e enfermeiros desistem ao início dos cursos respectivos, porque nas aulas de anatomia, fisiologiaacham muito complexo outros, chegam a conclusão que não tem dom, e o que mais nos interessas tem pessoas que desistem nas aulas de fundamentos, quando o embasamento da enfermagem é proposta, ou seja, quando a verdade é revelada e algumas coisas vedadas.

Ainda a pouco tempo no século XIX temos a mãe da enfermagem Florence Nighingale que recrutava moças para trabalharem, ou fazerem o curso de enfermagem no hospital e um dos critérios principais era a estética e a higienização.[1]

Essa tradição servepara refletirmosque a enfermagem é uma profissão que exige muito dos seus profissionais, tanto a termos teóricos e técnicos, como a termos pessoais. Pois se a pessoa que atende não está bem, como poderá ajudar outra pessoa que não está? A vida pessoal depende da vida profissional.[2]

As escolas que ministram enfermagem em todos os níveis recebem milhões de jovens todos os anos. Muitas delas vão ter que se adaptar as exigências da profissão, pois algumas normas [3] são implantadas, não somente pela tradição, mas para própia segurança do indivíduo. A NR 32 norma regulamentadora que visa a proteção integral do profissional da área de enfermagem, propõe uma segurança ao realizar procedimentos. Sapatos fechados, cabelos presos, unhas aparadas, avental alvo, calça branca e não muito apertada e blusa branca essas são alguns modelos de práxis que escolas do país todo usam para treinar alunos no laboratório, ou em estágios supervisionados, eventos dentre outros. É um modelo padrão. O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual. Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Também facilita a identificação de qualquer tipo de sujeira.[4]

Algumas normas de para o desempenho das atividades.

Uniforme: deve ser protegido com o jaleco de mangas longas, fechado na frente e longo(abaixo do joelho)

Cabelos: devem estar permanentemente presos na sua totalidade (para evitar contaminação de campo estéril).Sapatos: devem ser exclusivamente fechados (pois se algum material biológico ou perfuro  cortante cair ao chão não há risco de contaminação). Não deve ser permitido o uso de sandálias, tamancos, ou de qualquer outro tipo de calçado aberto dentro da área hospitalar e laboratorial. Jóias e bijuterias: deve-se usar o mínimo possível. Não se deve usar anéis, não se deve usar pulseiras nem colares que possam tocar superfícies de trabalho, pacientes ou vidrarias etc (risco de contaminação cruzada, ou seja, de um paciente infecto contagioso o outro adquirir através da ponte dos adornos). Perfumes: muito paciente podem ter intolerância a odores.

Unhas devem estar sempre aparadas e bem cuidadas (com esmaltes claros, para evitar que não se observe sujidades que podem se acumular entre as unhas). [5]

E um dos principais parâmetros, deve se estar disposto a tudo isso para cuidar do outro. Então não só fisicamente, mas no fator biopsicosocial, pois como você se sente internamente você exteriorizará o sentimento.

Por quetodo esse ritual?

Além de ter uma confirmação de quem pode realmente ficar na profissão, não é só uma frescura, mas um conjunto de regras em que é necessário se cumprir, para que o outro possa se sentir seguro e você esteja protegido.

O cuidar é mais que um ato é uma atitude [6] e o cuidado pessoal é uma maneira de cuidar do outro, pois a estética o belo é admirado e confortável ao ser humano.

O belo agrada, deleita, compraz, alegra. Produz satisfação, dá prazer, felicita. Em casos especiais conduz ao entusiasmo [7]. Hoje é um desafio a mulher/ homem se manter com uma bela aparência depois de uma jornada de trabalho incessante e pesado como é a área da saúde, porém temos que nos manter sóbrios e felizes por poder ajudar, pois nessa área necessitamos de pessoas que queiram se doar e tem a caridade elevada. Pois até a teorista; Oren nos aborda sobre oauto-cuidado.Coloca-nos numa situação em que até o paciente pode sim ter uma estética e se auto cuidar.

Referências

1 [acesso 7 set de 2009]Disponível em  http://www.ufrgs.br/eenf/enfermagem

2 [acesso 7 set de 2009] Disponível http://www.arquivomedico.hpg.ig.com.br/cuidadospessoais.htm 

3 [acesso em 7set 2009] Portaria Nº37 de 6 de dezembro de 2002 NR 32 Norma Regulamentadora de Segurança e Saúdeno Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde. Disponível http://www.areaseg.com/nrindex/nr32.html

4 Rogério Sidaoui - Curiosidades históricas

5 Almesinda M. O. Fernandes e Ana Karla S. Pinheiro  Manual do estagiário em enfermagem nível médio julho de 2005.

6.Leonardo Boff  Saber cuidar -ética do humano  compaixão pela terra. 10ªEdição.

7. ENCICLOPÉDIA  SIMPOZIO [acessado em  15/09/2009] http://www.cfh.ufsc.br/~simpozio/megaestetica/TratBelo.


Autor: Carolina Borges


Artigos Relacionados


O Papel Da Enfermagem Na ReabilitaÇÃo PsicolÓgica Da Mulher Mastectomizada

Resenha Do Artigo ''cuidado Centrado Na Família E Sua Aplicação Na Enfermagem Pediátrica''

Bioética: Aspectos éticos Relacionados à Assistência De Enfermagem Ao Idoso

O Desenvolvimento Das Habilidades Administrativas Do Enfermeiro: Uma Abordagem HistÓrica

O Profissional De Enfermagem E O Relacionamento Com A Família Do Paciente Terminal

SistematizaÇÃo Da AssistÊncia De Enfermagem Em Psiquiatria

Estudo De Caso Clínico: Sistematização Da Assistência De Enfermagem Em Paciente Portador De Etilismo Crônico