Tietê Uma Relação De Amor E Dor - Sinopse/ Sabesp E Projeto Navega São Paulo



O Projeto Tietê Sinopse/ Sabesp e projeto Navega São Paulo - Estudo do Meio

Em 1992, após o movimento popular que conseguiu reunir mais de um milhão de assinaturas e contou com forte envolvimento da mídia, o Governo de São Paulo criou o Programa de Despoluição do Rio Tietê, entregando à Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos Saneamento e Obras a responsabilidade de sua execução.

A primeira etapa

Com início em 1992, o Projeto buscou metas ambiciosas:

  • Estender o serviço de coleta de esgotos a mais de 250 mil famílias, ampliando o percentual de população urbana atendida nos municípios tratados pela Sabesp, de 63% em 1992, para 83% em 1999.

Porém caminhou vagarosamente até 94, apesar das falsas promessas de resultados imediatos como a possibilidade de aproveitamento do rio Tietê para lazer em menos de cinco anos - fato que discredibilzou o Projeto perante a população.

Se compararmos o Programa de Despoluição do Rio Tâmisa, na Inglaterra - tido como exemplo de sucesso - começou a ser delineado em 1895 e passou a apresentar, lentamente, os primeiros resultados a partir de 1930. Apenas no final da década de 70, quase 100 anos após seu início, resultados perceptíveis foram alcançados.

Mostra-se com isso, que a recuperação de grandes rios, que passam por regiões densamente povoadas, não têm resultados instantâneos, pois:

  • depende essencialmente de ações continuas e integradas.

A partir de 1995, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Sabesp, redirecionou o Projeto Tietê e conseguiu a renegociação do financiamento com o BID. Isso permitiu a ampliação do serviço de coleta de esgotos para mais de 1,5 milhão de pessoas e o aumento de 9,5 metros cúbicos por segundo na capacidade de tratamento de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo, elevando o percentual de esgotos tratados em relação aos esgotos coletados, de 20%, em 1992, para 60%,em 1998.

O Rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É famoso nacionalmente por atravessar o estado e a cidade de São Paulo.

Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 1.027 metros de altitude. Apesar de estar a apenas 22 quilômetros do litoral, as escarpas da Serra do Mar o obrigam a caminhar sentido inverso, rumo o interior e atravessa o estado de São Paulo de sudeste a noroeste até desaguar no lago formado pela barragem de Jupiá no rio Paraná, cerca de 50 quilômetros a jusante da cidade de Pereira Barreto.

NASCENTE E PARQUE DAS NASCENTES DO TIETÊ

As nascentes ficam no Parque Nascentes do Rio Tietê, que se situa no município de Salesópolis. São cerca de 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo as diversas nascentes que irão formar o mais importante rio do Estado de São Paulo.

Localiza-se no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro de Salesópolis, junto a divisa com o município de Paraibuna. Pela SP-88, Rodovia Mogi - Dutra, sentido Paraibuna, numa saída a direita, pela Estrada das Pitas, após 6 km de pista de terra batida.

Inicialmente nas mãos de particulares, teve sua flora original destruída. Tombado pelo Estado, sua área foi recuperada, apresentando agora floresta secundária.

As nascentes surgem entre rochas que ladeiam um minúsculo lago. A água brota em três diferentes pontos, e o lago é povoado por pequenos peixes, os Guarús.

BARRAGENS

O rio Tietê drena uma área composta por seis sub-bacias hidrográficas (Alto Tietê, Sorocaba/Médio Tietê, Piracicaba-Capivari-Jundiaí, Tietê/Batalha, Tietê/Jacaré e Baixo Tietê) em uma das regiões mais ricas do hemisfério sul, e ao longo de sua extensão suas margens banham 62 municípios ribeirinhos.

Segundo arqueologistas, há pelo menos seis mil anos, populações se utilizam da bacia hidrográfica do Rio Tietê, um rio que também teve papel de destaque no período dos Bandeirantes, e na eletrificação da cidade de São Paulo.

Barra Bonita - é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º29'41" Sul e a uma longitude 48º33'29" Oeste, estando a uma altitude de 457 metros. Sua população estimada em 2004 era de 37 871 habitantes. É considerado oficialmente uma estância turística

Barragem de Barra Bonita

Está localizada no estado brasileiro de São Paulo, na cidade de Barra Bonita e represa as águas do rio Tietê, bacia do rio Paraná. É onde funciona a Usina Hidroelétrica Barra Bonita, que possui quatro turbinas Kaplan com um total de 36,024 megawats (Mw) de potência, a barragem com 287 metros de comprimento e a represa tem 308 quilômetros quadrados (km²) de extensão e acumula (volume) 2.566 quilômetros cúbicos de água (Km3). Na construção da barragem foi usados 500.000 metros cúbicos (m3) de concreto. Tem uma capacidade de 3.521 metros cúbicos por segundo (m3/s). Queda dágua é de 23,50 metros (m).

Na barragem existe a eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. A eclusa é usada por embarcações de turismo e cargas para passar para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no rio Tietê.

Água Boa: daqui 30 anos

Você acha que a culpa da poluição do Tietê é toda dos políticos? Saiba que não é bem assim. Cerca de 35% da sujeira vem do que é jogado pelos cidadãos nas ruas de São Paulo. Tudo vai parar no rio: da bituca do cigarro ao entulho despejado nos terrenos da periferia. Basta uma chuvinha.

"O rio é o ralo de 25 milhões de habitantes", diz Henry Dantas Strong, assistente de projetos do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão responsável pelo projeto de aprofundamento e alargamento da calha do rio, assim como do projeto paisagístico a ser implantado em suas margens.

Contra esse problema, só a educação funciona. Contra o outro, dos esgotos domésticos e industriais, há iniciativas em andamento. A mais promissora é o Projeto Tietê. Ele começou em 1992, após um abaixo-assinado que angariou 1,2 milhão de assinaturas pedindo a despoluição do rio.

Numa primeira fase, ocorreu a construção de três grandes estações coletoras de esgotos. O índice de tratamento passou de 24% para 62% na região metropolitana. A segunda fase, em andamento, consiste em ligar todas tubulações de esgotos das casas a essas estações. Mas numa região com mais de 16 milhões de habitantes, esse é um trabalho gigantesco. A projeção para uma melhora efetiva na qualidade das águas do rio é de 30 anos.

Problemas ambientais

Embora seja um dos rios mais importantes economicamente para o país, o Rio Tietê ficou tristemente conhecido pelos seus problemas ambientais, especialmente no trecho que banha a cidade de São Paulo.

Poluição

Nem sempre o Rio Tietê foi poluído. Ainda na Década de 1960, o rio tinha até peixes no seu trecho da capital. Além disso, eram famosas as disputas de regatas no rio (vide imagem ao lado).

Podemos levantar as causas da poluição do Rio Tietê, que coincide com a expansão da industrialização da cidade de São Paulo. E tal degradação do Rio Tietê coincide com a construção da Represa de Guarapiranga, pela Light, para geração de energia.

Embora esta decisão política tenha permitido uma grande expansão do parque industrial de São Paulo, ela inviabilizou o uso do Rio Tietê para o abastecimento da cidade. Isso retirou a vontade política do governo de gastar recursos em sua manutenção, o que aliado à crescente demanda (fruto da expansão econômica da cidade), degradou o rio a níveis intoleráveis.

ESTUDO DE CAMPO E PONTOS TURÍSTICOS

Descobriu-se em Salesópolis a nascente do rio Tietê, chamado pelos índios de rio Anhembi, que tanto auxiliou na expansão territorial empreendida pDescobriu-se em Salesópolis a nascente do rio Tietê, chamado pelos índios de rio Anhembi, que tanto auxiliou na expansão territorial empreendida pelos paulistas no período colonial. Sua importância histórica e o interesse em sua despoluição e preservação - até mesmo para garantir futuramente um programa de abastecimento de água potável à população metropolitana de São Paulo levaram o governo estadual a destinar recursos para esta região.

Parque Nascentes do Rio Tietê - Localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro, com acesso pela Estrada das Pitas, a área destinada ao parque possui 134 hectares, dos quais 9,6 já estão sob controle ambiental, protegendo os diversos olhos dágua que irão formar o mais importante rio do Estado. O parque está em áreas de Mata Atlântica. A vegetação, classificada como Floresta Ombrófila Densa, é constituída por árvores que ultrapassam 25 m, além de arbustos e plantas ornamentais. O visitante poderá observar o cedro, a guaçatonga, a canela-amarela, além de orquídeas, como a chuva-de-ouro. A fauna inclui a jaguatirica, o cachorro-do-mato e aves como pitiguari, juruviara e saí-azul. Dentre os peixes presentes nas proximidades das nascentes, podem ser citados os lambaris, guarús e cascudos. O Parque é administrado pelo DAEE Departamento de Águas e Energia Elétrica e as visitas devem ser agendadas pelos telefones (11) 776-1107 e 9994-5821

Cachoeiras do Ponto e da Porteira Preta - Ficam a 7 km da cidade pela Estrada das Pitas. São locais de fácil acesso e bastante freqüentadas.

Cachoeira do Zé Bim - É de propriedade particular e recebe crianças em práticas de interpretação da natureza.

Cachoeira do Tobogã - Cachoeira da Usina da Eletropaulo (antiga Light)
A 7 km do centro de Salesópolis, acesso pela Estrada dos Mirandas, encontra-se a histórica Usina da Light , construída em 1912. Com quase 200 hectares de área, este primeiro reservatório, produziu energia elétrica a partir da primeira queda dágua do rio Tietê, com 73 metros de altura (ainda existente), que abasteceu cidades do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Hoje desativada, poderá tornar-se local turístico que auxilie o visitante a compreender a função e o impacto da construção de hidrelétricas.

Mirante da Torre - Para uma vista da cidade e de grande parte do seu relevo. O mirante está localizado a 1,5 km do centro de Salesópolis

Pico Agudo - Do local pode avistar-se a cidade e é propício para prática de esportes, vôo livre e escalada. Localiza-se na Estrada da Petrobrás.

Radar Metereológico - Proporciona vista panorâmica da cidade, pode ser utilizado para fazer caminhadas e escaladas. Localizado na Barragem da Ponte Nova.

Barragem Ponte Nova - Represando as águas do lendário Tietê, constituem em um local propício para pesca náutica e lazer, bonito e agradável.

Igreja Matriz De São José - Construída em 1908, é grande atração para os turistas, pois sua pintura é original.

Portal Artístico da Cidade

Parque do Pinheirinho

Senzala

Casarão de taipa, do século XVIII.

Sinopse feita pela professora Solange para melhor trabalhar com os alunos sobre o tema de recursos hídricos e a importância das águas de superfície com adolescentes de 15 a 17 anos do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

Autor: Solange Aparecida Paludo


Artigos Relacionados


Melhore Sua ConexÃo Em 20%

Sonhos Não São Apenas Sonhos

Gabriela

Amor/desejo/odio

Lacrimando O Sonho

Cais De Partida

Diacronização!