Relatório do Estágio Supervisionado a Construção da Memória História



O relatório nº. 28/2001, do CNE/CP, de agosto de 2001, apresenta o estágio como "o tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém demora em algum lugar ou oficio para aprender a pratica do mesmo e depois poder exercer uma profissão ou oficio".
O estágio supervisionado e um momento de formação profissional do formando, seja pelo exercício direcionado, seja pela presença participativa em ambiente próprio de atividade daquela área profissional, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado; professor orientador.
Trabalhando com a interdisciplinaridade e as demais atividades da graduação, o estágio supervisionado visa a cumprir a função de desenvolver as competências e compromissos do professor de história previstos no perfil do profissional que a Unidade Universitária de Itapuranga almeja formar.
Como podemos ver o estágio e uma atividade obrigatória, sendo assim não é uma atividade remunerada, nem estabelece vinculo empregatício com as instituições ou unidades escolares que constituem o campo de estágio.
O estágio supervisionado tem por finalidade proporcionar ao futuro licenciado um momento especifico de aprendizagem prática teórica em que o aluno estagiário, por meio de exercício pleno da docência, investigação, planejamento, regência, gestão e avaliação; compreenda a estrutura e funcionamento do seu futuro campo de trabalho. Outra meta relevante do estágio e oferecer ao graduando oportunidades de contribuir para solução de problemas que afetam o ensino da disciplina na educação básica. Mais especificamente, o estágio visa a atingir os seguintes objetivos:
Propiciar ao aluno estagiário o engajamento na realidade escolar, a fim do que o mesmo possa sentir refletir e agir sobre os desafios que a careira de magistério lhe apresentar;
Promover a interação teórica pratica, permitindo a criação, elaboração e relaboração de experiências pedagógicas.
Operacionalizar os conhecimentos do curso numa ação interdisciplinar na construção de respostas a situações problemas encontradas nos campos de estágio, propiciando, assim uma pratica reflexiva.
Organizar projetos que viabilizam o desenvolvimento de atitudes crítica frente á realidade em construção e na afirmação da identidade profissional dos futuros professores;
Estabelecer diálogos com o campo de estágio, ou seja, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de maneira a construir com autorias na formação dos futuros profissionais.
O estágio supervisionado mobiliza os conhecimentos e as habilidades adquiridas pelos formandos ao longo do curso. Suas atividades são orientadas pelo regulamento do estágio supervisionado do curso de história.
No 4º ano, o estágio supervisionado se divide em observação e regência no ensino fundamental (totalizando uma carga horária de 200 horas para o curso de história, dividida da seguinte forma): 06 horas ? orientação para preenchimento de fichas, 10 horas ? orientação para regência, 05 horas ? observação, 16 horas ? regência, 04 horas - realização de palestra, mesa-redonda ou seminário na escola-campo, 35 horas ? participação em eventos na UEG, 15 horas ? realização de oficina pedagógica no Ensino Médio, 20 horas ? participação em eventos na escola campo, 05 horas ? organização e apresentação de miniaulas para o professor orientador, 20 horas ? organização do portfólio e relatório final, 64 horas de aulas em sala, totalizando 200 horas.
Neste portfólio apresento as atividades realizadas ao longo do meu estágio tais como:
? Apresentação da minha miniaula;
? Minha observação em sala de aula;
? Participação nos planejamentos das aulas;
? Execução dos planos de aulas;
? Contribuição em eventos e atividades na escola que fiz minha regência;
? Execução do projeto da Sala do 4º ano de história: Sala do Café Colonial.
? Elaboração e execução do projeto: Escambo um meio de troca fundamental para a estruturação das feiras do mundo contemporâneo.
? Elaboração e execução da palestra: História de Goiás.
Estarei apresentando, comentários referentes aos resultados do trabalho que desenvolvi ao longo do meu estágio.
Ao construir este portfólio tenho por objetivo subsidiar a avaliação do meu desempenho na Disciplina de Estágio Supervisionado, perante a professora orientadora da Unidade Estadual de Goiás da Unidade Universitária de Itapuranga. Os trabalhos apresentados permitirão a professora a avaliar o meu desempenho observando meu crescimento e esforço para realizar meu trabalho com qualidade; sempre buscando o bom funcionamento da escola.
Assim, fica visível que tenho por objetivo mostrar em mínimos detalhes como foi o trabalho realizado no meu estágio, propondo uma visão ampla não só do meu desempenho, destacando as dificuldades e barreiras enfrentadas.
Com a construção deste portfólio procurarei esclarecer a importância de tal trabalho para minha carreira profissional. Classificado muitas ações que voltadas para bem da comunidade no Colégio José Alves Toledo e no Colégio Estadual de Itapuranga.
Para realizar o trabalho com êxito eu organizei um plano de curso, um plano de unidade e um plano de aula para ser entregue a professora de estágio. Os quais têm por objetivo de preparar o acadêmico antes de assumir uma sala de aula, pois o acadêmico tem que apresentar a professora de estágio uma prévia da metodologia e desenvoltura do estagiário em sala.
Na minha apresentação da minha miniaula que ocorreu no dia seis de Abril de 2010, planejei a pesquisa do conteúdo a respeito do Tempo e Poder na Idade Média. Utilizei de métodos dinâmicos, com exposição de palavras-chaves, buscando dialogar com alunos do 1º ano; Iniciei falando, sobre o tempo e poder na Idade Média, com o recurso das palavras-chaves que anexei no quadro negro; e para promover uma compreensão e entendimento do conteúdo ministrado, construí um texto poético que ajuda os alunos a ter uma compreensão do tema trabalho.
Após ser aprovado na minha miniaula, comecei minha observação no dia 23 de Março de 2010, no Colégio José Alves Toledo, a qual se localiza na Avenida Brasil, s/nº, em Uruana ? Goiás, Cep. 76335-000 Fone: (62)- 3344 1371; visando ter conhecimento do espaço físico e pedagógico.
Podemos perceber que a escola é vinculada ao Sistema Estadual de Ensino, mantida e administrada pela Secretária da Educação do Estado de Goiás, situada no centro da cidade; mantém o curso de Educação Básica, no nível médio.
Diurno: Das 7:00 ás 12:15 horário-matutino
Noturno: Das 7:00 ás 11:00 horário- noturno

No tocante ao tempo de duração de cada aula, conforme comprova a matriz curricular em anexo, a hora-aula é de 50 (cinquenta) minutos, para o turno matutino perfazendo uma jornada de 5 (cinco) horas e 15 (quinze) minutos para o recreio. No noturno o tempo de duração de cada aula é também de 50 (cinquenta) minutos.
Quanto ao aspecto físico, é apropriada a prática docente. Sabe-se que o mesmo no colégio é preciso, expressando idéias e concepções de educação das pessoas que nela trabalham. Assim, o colégio organiza o se espaço escolar para garantir a presença de materiais e recursos pedagógicos, que embora não são medidas que, por si só, garantam mudanças na aprendizagem; podem sim, estimular e facilitar o processo que por muitas vezes, utiliza-se da criação dos próprios professores e alunos em oficinas e feiras. As salas são amplas com exceção de 02 (duas) salas que são menores, perfazendo o total de 09 (nove) salas. Porém a sala 07 (sete) destas possui boa iluminação, dispensando a luz elétrica, em todas elas há ventilação natural e também ventiladora. Possuem rampas nas portas e banheiros adaptadas, facilitando o acesso para alunos, portadores de deficiências físicas. As instalações elétricas garantem a segurança dos alunos e colaboram para o trabalho de suporte pedagógico (com, televisão, retro-projetor e dvd-okê).
A sala dos professores é utilizada por eles para o descanso nos intervalos e troca de experiências e planejamento, nela há 1 armário para que guardem materiais de uso próprio e dá escola com 1 escaninho para cada um 1 armário para outros materiais e uma mesa grande.
No tocante á prática cultural, está é realizado no galpão da escola, espaço este não muito apropriado, devido ao calor, pois o mesmo é coberto com telha eternit. O seu tamanho é razoavelmente bom, possuindo uma rampa na sua entrada e outra que liga os dois pavilhões, o que facilita o acesso dos alunos portadores de deficiências físicas a todas as dependências da escola.
Já as atividades desportivas são trabalhadas atrás do colégio, no espaço térreo, onde se encontra uma quadra de esportes.
Tratando do acervo mobiliário, constam-se que a escola está bem equipada, sendo todos eles de utilidade dos alunos, funcionários e da comunidade, (Igreja, Universidades e Escolas). Pessoas que já amam e ajudam a preservar esta escola e seus pertences, reconhecendo seu valor.
O colégio organiza seu espaço didático-pedagógico na sala da coordenação, onde fica os 2 aparelhos de televisão, 6 armários, 1 fichário com documentos e materiais pedagógicos, para uso dos coordenadores , professores e alunos, 3 mesas para o trabalho pedagógico e caixa de som com amplificador. A escola dispõe de biblioteca espaçosa e bem equipada com livros de apoio pedagógico aos coordenadores e professores. Dispõe de excelente acervo para atender os alunos e a comunidade em pesquisas. Organizada com 8 prateleiras e 1 mesa para trabalhos e leitura, tapete, almofadas e um sofá, 2 armários para documentos do acervo bibliográfico.
O laboratório de informática foi inaugurado em 2009 com doação de 07 computadores pelo amigo da escola Gilmar Rodrigues do Prado; e com mais de 10 computadores recebidos do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) do Ministério da Educação, soma um total de 17 computadores devidamente instalado e funcionado com projeto desenvolvido por uma professora dinamizadora do laboratório de informática por 40 horas para atender os alunos e professores. A sala esta devidamente adequada.
O colégio possui 3 banheiros, 2 deles são amplos , com capacidade de servir a 5 pessoas ; sendo o banheiro de uso coletivo, o outro banheiro é de uso exclusivo dos professores. Há no colégio uma cozinha, ampla com todos os recursos, para realizar e preparar a merenda.
Quanto ao laboratório de ciência, não se tem uma sala própria. As experiências são realizadas dentro das salas de aula ou então, no galpão da escola, o que empobrece as suas possibilidades. Almeja-se um espaço próprio para enriquecer tais projetos, através de algo concreto e seguro.
A secretaria do colégio é equipada com 4 computadores para os serviços internos, 2 fichários, 3 armário para os documentos escolar e uma mesa para os trabalhos da secretária. Quanto ao recurso humano, o corpo técnico docente, possui 17 professores, preparados pedagogicamente, a respeito aos servidores administrativo e geral se divide em 10 trabalhadores preparados e capacitados para tal serviço.
O colégio conta com apoio do conselho escolar, que é composto de professores, diretor, secretários, alunos e pais. Sendo realizada reunião, bimestralmente, com objetivo de trazer os pais para dentro do colégio e poder contar com seu apoio. O colégio organiza os recursos humanos, em dois grupos, que se divide em corpo técnico docente e servidores administrativos, que soma um total de 30 profissionais, preparados para desenvolver tal função.
O colégio, como podemos ver está fazendo um bom trabalho cultural e social, para o desenvolvimento dos uruanenses.
Observei as aulas da professora Laís Melo Lucas, que inicio no dia vinte quatro de março de 2010 sendo concluída no mesmo dia, pois permanece presente em cinco aulas. Observei três 1º e dois 2º anos do ensino médio; a professora Laís utilizava uma linguagem clara, introduzindo o tema com aula expositiva e dialogada. O conteúdo trabalho no 1º foi referente ao surgimento do homem, já no 2º foi trabalho o conteúdo referente à América espanhola e as sociedades antigas os quais a professora aplicou como atividade uma pesquisa referente ao tema trabalhado em sala de aula.
Neste curto tempo pude observar a realidade do colégio, tendo uma noção de como lidar com as dificuldades que posteriormente teria que enfrentar na regência.
Participei juntamente com minha colega de estágio na elaboração do plano de unidade, dando sugestões de melhoria para que não haja falhas no decorrer das aulas. O plano de unidade foi executado no decorrer dos meses de abril e maio, no período de nossa regência.
A minha regência foi realizada no Colégio Estadual de Itapuranga ? CEITA, que está localizado na Praça João Nunes Perdigão, Vila Barrinha, S/N, na cidade de Itapuranga, no estado de Goiás, CEP 76.680.000, fone 062XX3355-1588, CGC ? 00670.168.001-04. As ruas de acesso á escola se encontram asfaltadas com fácil acesso tanto para os pedestres quanto a qualquer natureza de veículos automotivos.
A área total do terreno é de 4.800 m (quatro mil e oitocentos metros quadrados), cercado por muro, construído recentemente. A área construída é de 2.700 m (dois mil e setecentos metros quadrado). O imóvel é de propriedade particular e está transcrito no Cartório de Registro Geral de Imóvel, da Comarca de Itapuranga.
A escola é composta por: nove salas de aula, uma sala de direção, uma sala da secretaria, uma para coordenação, uma sala para professores, uma biblioteca, um almoxarifado, uma cantina e anexo á cantina uma despensa, uma área de serviços, dois banheiros para os funcionários, sendo um feminino e um masculino, tendo ainda 02 (dois) banheiros convencionais para os alunos, um masculino e outro feminino. Um vestiário com duas dependências (um feminino e outro masculino), com chuveiros e sanitários, embora a escola não disponha de espaço suficiente para a prática de esporte e Educação Física.
O corpo docente e administrativo possui hoje (01/10/2008) 47 pessoas. Sendo o quadro docente composto por especialista que estão atuando em suas áreas especificas. A escola atende 577 alunos, oriundos da zona urbana e zona rural; no ensino fundamental de 6º ao 9º ano, e Ensino Médio 1º e 2º ano. A escola funciona nos três turnos, com 257 alunos no matutino, 154 no vespertino e 166 no noturno. A mesma durante o ano de 2008.
O primeiro se trata do resgate do Ensino Médio, 1º- 2º e 3º ano. O termo "Resgate" se justifica porque dantes esta Unidade Escolar ministrava, com qualidade, esta etapa da Educação Básica. O segundo elevar 100% o índice de aprovado do 6º ao 9º ano, bem como reunir esforços para a permanência de nossos educandos. Investir nas habilidades de leitura e escrita da escola como um todo. Em terceiro plano estreitar as relações escola/ família, escola/comunidade; bem como nos envolvimentos de Toda a Unidade Escolar nos projetos que já são desenvolvidos dentro da mesma, tais como:
1. Noite Goiana
2. Festa da Primavera
3. Família na Escola
4. Escola e Cidadania
5. Projeto da Leitura/Escrita
6. Feira de Ciência
7. Oficina de Arte
8. Projeto de Reciclagem
9. Projeto "Semana da Mulher"
10. Projeto "Escola na Rádio" início 2007
11. Atividade Extra-Classe
12. Projeto Viagem Cultural e Cidade de Goiás
Deve observar que as ações citadas, bem como as relações estabelecidas na escola, terão como alvo o investimento na construção das habilidades de leitura e interpretação, escrita ? produção de textos.

No dia dezenove de abril de dois mil e dez iniciei a regência e no dia cinco de maio de dois mil e dez terminei. Compareci dias antes á escola, para conversar com o professor Edinaldo Antônio Coelho, o qual passou o material nos mostrando onde parou com o conteúdo. No primeiro dia de aula utilizei uma dinâmica de apresentação para conhecer os alunos e vice-versa, no decorrer das aulas foi me adequando á realidade escolar; sempre estava buscando coisas novas para apresentar na sala de aula com: pesquisa, vídeo, filme, imagem, música e etc.
Sempre fazia leitura dos textos do livro didático juntos com os alunos para ter uma aproximação com as ideias e com a capacidade intelectual de cada um. Buscava sempre manter a ordem da sala visando um domínio não só do conteúdo, mas dos meus alunos.
No entanto estava sempre preocupado com a aprendizagem deles e com a forma metodológica aplicada em sala, assim realizava sempre uma avaliação junto com os alunos para ver o que eu deveria melhorar para levar o melhor entendimento dos conteúdos ministrados. Neste decorrer do processo eu estava á disposição dos alunos para qualquer dúvida, informação e qualquer outra eventualidade, pois neste processo construí uma relação além do lado profissional, pois fiz amigos que eu quero levar junto com as minhas lembranças até o quando eu existir.
Trabalhei com dois 1º anos A e B e com o 2º ano B em meio ao decorrer das aulas ocorreram algum atritos os quais eu e minha colega de estágio solucionávamos com êxito. Trabalhei com dois capítulos do livro de didático nos 1° ano A e B, cujo conteúdo trabalho em sala foi: "Grécia antiga", "Polis grega" e "Guerra do Peloponeso: O Suicídio da Grécia das Cidades". No 2°ano B trabalhei com o livro de Luís Palacín: História de Goiás; que também foi utilizado como umas das principais referenciam bibliográficas na realização do projeto execução da palestra, cujo tema "História de Goiás", realizada na escola-campo, com objetivo de levar uma maior compreensão da história de Goiás.
A palestra com o tema: "História de Goiás" foi realizada no 2º ano, como objetivo de desenvolver através de tal novas maneiras lúdicas que possam promover a aprendizagem do aluno acerca da nossa própria história. Discutindo como se deu o descobrimento e povoamento da região goiana, analisando as características da região, suas riquezas, a escravidão e o surgimento dos bandeirantes.
Para realização do projeto trabalhamos com leitura oral de textos acerca da História de Goiás, tentando contextualizar juntos aos alunos, ao mesmo tempo utilizamos recursos como Data-Show, mostrando várias imagens.
Além disto, utilizamos á palestra como um espaço aberto, onde os alunos poderiam a qualquer instante fazer questionamentos e tirar dúvidas, deixando em aberto o espaço para discussão e debates para que possamos aproximar nossa linguagem do entendimento do aluno.
Por fim eu e minha parceira de estágio, buscamos juntamente com os alunos, fazer uma análise avaliativa da época do ouro em Goiás, observando o que houve de aprendizado, criticas, e tudo que ocorreu no período da palestra; um momento de mútua troca de conhecimentos.
Voltando a regência, posso afirma que sempre estava aplicando atividades e avaliações as quais somaria como parte da nota do bimestre. Na antepenúltima aula, minha professora de estágio Mayra Rúbia García, avaliou a minha aula prova que ocorreu no dia três de maio de 2010.
Para realização desta aula trabalhei como o tema: "Guerra do Peloponeso: O suicídio da Grécia das cidades", promovendo a introdução do tema para os alunos do 2º ano de forma expositiva e dialogada; utilizando para a execução da aula recursos didáticos como: Giz, quadro de giz e livro didático. Tinha como objetivo fazer uma discussão do que foi a guerra do Peloponeso, analisar a liga de delos e conceituar o quem foram os Bárbaros. No decorrer da aula, buscava sempre a participação dos alunos, com interesse sanar todas as dúvidas.
No período de minha regência consegui fazer as minhas horas de atividades na escola campo; prestando trabalho para secretaria através de construção e confecção de cartaz, também prestei serviço de substituição de professores para a escola campo.
No mês de junho, participei da elaboração e execução do projeto da "Sala do Café Colonial", para a montagem trabalhei no final de semana ajudando na construção e organização da sala, prestando serviço durante toda a Semana Cultural, levando comida típica e trabalhando como orientador, instruindo e informando as pessoas a respeito do objetivo da sala, cumprindo às 35 horas para normatização do estágio.
No decorrer da elaboração e realização do estágio, sempre buscava orientação com a professora Mayra Rúbia, cumprindo com as 16 assinaturas para orientação extra-classe.
No mês de maio inicie juntamente com meus colegas de grupo a elaboração da oficina pedagógica. Após definirmos as ideias, começamos a elaborar do projeto que se concluiu no mês de agosto. Então marcamos a data para apresentação do projeto para os professores de Estágio Supervisionado e para os demais colegas de sala. Nós apresentamos o projeto, finalizando a exposição com a definição das ideias e métodos os quais seria executado no dia da apresentação do projeto no Colégio Estadual de Itapuranga - CEITA e também falamos a respeito da data para a execução do projeto que ficou definida: 27/08/2010 com inicio às 7:00h da manhã e término ás 9:300h da manhã.
Através de uma representação formal, eu e meus colegas apresentamos a proposta pedagógica com o tema "Escambo um meio de troca fundamental para a estruturação das feiras do mundo contemporâneo", trabalhado de maneira atrativa e informativa; com uso de imagens, cartazes, vídeos e dinâmica.
Presumimos conceder uma contribuição satisfatória para os alunos, proporcionando uma interação lúdica entre estes e a temática histórica proposta. Além de nos fornecer uma experiência instigante e compensatória como futuros educadores.
Para alcançarmos os objetivos propostos neste projeto utilizamos referenciais como Içami Tiba e Piaget, além de textos complementares das revistas; Nova Escola, Pátio Revista Pedagógica e o PCN - Parâmetro Curricular Nacional - do ensino fundamental de História. Através de leituras e analises destes podemos refletir e aprender sobre como ser um educador; como trabalhar as propostas pedagógicas com os alunos; enriquecer os conteúdos didáticos e sair da monotonia das aulas diárias.
Ao decorrer da oficina percebemos o entusiasmo dos alunos, e isto refletia em participação, dúvidas e interesse; foram momentos além de lúdicos, muito rico de novas idéias, experiências e de interação social, algo que ocorria mutuamente entre nós.
Para encerramos a oficina entregamos um questionário para os alunos o qual eles avaliaram a oficina e juntamente a este questionário entregamos um pirulito, uma forma de agradecimento. (ver no anexo)
No meu estágio não encontrei nem uma dificuldade, consegui colocar em prática meus planos; alcançando as metas previstas para este trabalho. Os alunos favoreceram para tal sucesso, pois contribuíram em forma de participação e atenção no decorrer das aulas. Tal experiência me ajudou a analisar o meu futuro profissional, pois descobri que tenho a capacidade de ensinar e ao mesmo tempo aprender com os alunos que a cada dia chegavam com novas idéias, e isto foi fundamental para conclusão de um trabalho que rompeu com as paredes das escolas; pois hoje eu sou mais que um professor das turmas onde trabalhei, sou um amigo, pois consegui uma boa relação social com cada um dos alunos e com todos os funcionários do colégio CEITA.
Na construção deste relatório, realizei uma reflexão sobre todos os momentos vividos no decorrer do estágio e concluí que o meu papel como professor é ensinar e aprender.













Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Relatório De Estágio Supervisionado Ii

Portfólio De Estágio Da Prática Pedagógica Vi

Estágio Supervisionado Nos Cursos De Licenciatura – Útil Para Todos

A Importância Do Estágio De Observação

Roteiro De Relatório De Estágio Curricular

A Escola E A Sociedade

"sala De Professor" Lócus De Reflexão, Estudo E Aprendizagem Docente.