O longboard como estilo de vida



O longboard é um derivado do skate que combina todo o prazer do mesmo com um estilo mais descontraído dada a maior estabilidade que as tábuas de maiores dimensões proporcionam. É normalmente designado por skate longboard ou longskate, mas independentemente do nome que se escolher atribuir-lhe, o prazer de desfrutar de um passeio ou de uma descida inclinada para os mais aventureiros é verdadeiramente único.

Apesar de ser um desporto relativamente recente em Portugal, o longboard tem vindo a cativar cada vez mais e mais adeptos de todas as faixas etárias. É cada vez mais comum encontrarmos praticantes nos paredões à beira mar, nos parque urbanos, nas colinas com menos trânsito e em sítios onde normalmente vemos ciclistas a passear.

O longboard é uma prática que tanto atrai atletas de outros “desportos de prancha” como pessoas sem qualquer tipo de experiência nestas áreas mais radicais. Possuindo diversas variantes, tanto pode ser encarado como um desporto com um factor elevado de perigo e agressividade, como pode também ser visto como uma forma diferente de apreciar um passeio tranquilo e um contacto mais directo com a natureza, deslizando calmamente com a prancha à beira mar ou pelo campo.

Ao contrário do skate, o material de longboard tem um período de vida bastante alargado, dado não ser tão utilizado para saltos e manobras que colocam grande pressão sobre a tábua. É frequente encontrar praticantes que utilizam a mesma tábua há alguns anos, algo completamente impensável no skate onde os atletas que praticam o desporto com maior assiduidade costumam ter de adquirir uma tábua por mês.

O nosso país é sem dúvida excelente para a prática do longboard, quer seja pelo clima ameno que permite desfrutar de um passeio agradável mesmo durante o inverno, como também pelos inúmeros locais em que o contacto com a natureza eleva este desporto ao seu máximo expoente. Nada como uma estrada de campo pouco movimentada e com alguma inclinação para sentir um prazer único que só o skate longboard pode proporcionar.

Engana-se quem pensa que este é um desporto praticado exclusivamente pelo sexo masculino. As riders femininas têm dado cartas no longboard, complementando o quadro de elevada beleza de um praticante a deslizar na sua prancha com a sensualidade única que o sexo feminino transporta.

Se ainda não experimentou não sabe o que está a perder. A idade não é uma desculpa e o sexo também não. Andar de longboard é uma experiência verdadeiramente única que transmite uma sensação de bem-estar que não pode ser descrita por palavras. O melhor que pode fazer neste momento é começar já a pensar em comprar um longboard e juntar-se ao bando.

Na verdade, de acordo com a maioria dos praticantes o longboard não é um desporto, é uma forma diferente de estar na vida, é encarar cada deslocação como uma aventura, cada passeio como uma descoberta.


Autor:


Artigos Relacionados


Os Melhores Picos De Skate Do Rio De Janeiro

Seja Rápido Nos Jogos De Skate Online

Vela Ligeira

Jogos De Skate Online

Slamball - Um Novo Desporto !

Jogos Radicais

Vamos Viver