Texto Maytag Corporation, como enfrentar a china, leite ao pé da vaca e fogo de chão. - Cap. 4 do livro Administração Estratégica (Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)



Resumo dos textos citados no título beseado no referencial teórico também citado no título.

Com base na leitura dos textos percebe-se que os objetivos estratégicos vão basear as ações estratégicas que darão o direcionamento da empresa.

Segundo Kaplan e Norton preconizam, devem ter 4 dimensões os objetivos organizacionais e esses objetivos são ligados a Processos Internos, que mede a competência operacional. Clientes, que mede se os critérios de satisfação do cliente estão sendo atendidos. Financeiro, que mede se as expectativas dos proprietários e acionistas estão sendo atendidas. Inovação e aprendizado, que mede se a organização está capacitada para melhorar e criar valor. A gestão estratégica relaciona ações estratégicas aos objetivos estratégicos para gerar vantagem competitiva que só ocorre quando uma empresa implementa ações estratégicas que não podem ser imitadas pelo concorrente. A ação estratégica é um movimento que pode ser eventual ou permanente, baseado no mercado que envolve um comprometimento significativo de recursos organizacionais e que é difícil de implementar e difícil de reverter.

Com base no texto sobre a China, fica claro que cada empresa monta sua estratégia de acordo com as condições de uma análise detalhada do seu mercado de atuação. A ação de focar em brinquedos maiores para competir com chineses que ficam mais caros em função do custo de transporte, a estratégia de virar muti-nacional se fundindo com outras empresas do setor para ganhar em acordos comerciais dessas empresas no exterior, a estratégia de trazer da china parte de seus componentes para minimizar os riscos de ter que trazer o carro inteiro, a estratégia de focar em poucos produtos para poder competir na tradição da marca, a estratégia de diferenciar o produto pela qualidade dos itens percebidos pelo consumidor. Já relacionado ao texto sobre a Maytag Corporation, fica clara a necessidade de tratar a operação da empresa de forma a sempre obter vantagem competitiva em relação aos seus produtos, pois hoje no ramos que ela atua, apesar da marca ser um diferencial conhecido, as concorrentes já tem níveis de qualidade para seus produtos não bons quanto e idêntica situação para a assistência técnica, logo é preciso que se aproveite da inovação para garantir a vantagem competitiva para os produtos Maytag frente a competição que está ocorrendo.

No leite ao pé da vaca como objetivos para o exercício no item Posicionamento no Mercado (ser líder dentro da linha de proporcionar aos clientes vida saudável com seus produtos e serviços), Inovação (ter os produtos mais completos de derivados do leite, prestar serviços relacionados a qualidade de vida e sustentabilidade do meio ambiente, ter processos mapeados buscando excelência organizacional), Produtividade (ser produtiva para atender com velocidade a demanda dos clientes), Níveis de Recursos (ter estoques que possibilitem o fornecimento de uma semana para os produtos derivados do leite), Responsabilidade Social, Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, Desempenho e Atitude dos Funcionários (ter uma equipe motivada e desempenhando suas atividades de forma a superar a expectativa dos clientes), Lucratividade (ter retorno sobre o investimento no prazo de 3 anos). As áreas mais difíceis de montar os objetivos foram Posicionamento no mercado e inovação e acredito que administradores experientes também achem difícil pois quaisquer desses objetivos necessitam de um entendimento global sobre a empresa como um todo.

Em relação ao texto sobre a churrascaria fogo de chão, algumas questões que provavelmente afetará os objetivos de lucratividade para o futuro, são o preço da carne e do transporte para chegar ao restaurante que pode aumentar o custo e o treinamento dos funcionários que são considerados estratégicos para o negócio, visto que em alguns locais eles podem chegar a 40% dos funcionários.


Autor:


Artigos Relacionados


Administração Estratégica Nos Tempos Atuais

Falando Sobre Marketing

Formulação De Estratégias

Estratégias Competitivas Empresariais

O Significado De Gestão Estratégica

Balanced Score Card Snapshot

EstratÉgias Verdes Nas OrganizaÇÕes