Teoria da Célula a Evolução



TEORIA DA CÉLULA A EVOLUÇÃO

* Tiago Fábio Machado

RESUMO

Este artigo vem demonstrar como o Planeta Terra constitui dos mesmos mecanismos de vida de uma célula. No entanto, é uma célula muito mais adaptada do que qualquer outra, pois é a primeira forma de vida existente conhecida, ou é a evolução da energia em seres de vários tipos e formas. Estudos de célula animal, vegetal e transformação de energia, mostram como suas características de sobrevivência, forma e adaptação, foram comparadas entre células e nosso Planeta, todas essas comparações foram estudadas e pesquisadas, ou seja, levantaram-se dados da ciência que foram comprovados, dos dois organismos, foram comparados, forma da estrutura em questão, evolução, adaptação e todo seu meio de vida. É uma célula que se originou pela materialização de energia que esta no estado de equilíbrio dinâmico. Isso demonstra a ciência, que nosso Planeta é um organismo vivo e auto-suficiente se classificando como uma célula de energia evoluída.

Palavra – chave: Metabolismo; Transformação; Evolução; Célula; Organismo.

SUMMARY


This article is demonstrated how the Earth is the same mechanisms of life of a cell. However, a cell is much more suitable than any other, as is the first known form of life exists, or is the evolution of energy into beings of various types and forms. Studies of cell animal, plant and processing of energy, show how their characteristics of survival, shape and adaptation were compared between cells and our planet, all such comparisons were studied and researched, or raised up data of science that have been proven, the two bodies, these data were compared, shape the structure in question, evolution, adaptation and your whole way of life, is a cell that was originated by the materialization of energy in this state of dynamic equilibrium. This demonstrates the science that our planet is a living organism and self-sufficient as if describing a cell of energy evolved.

Word - Key: Metabolism; Transformation; Evolution; Cell; Office.

* Graduando do Curso de Biologia Bacharelado do Centro Universitário de Barra Mansa.

INTRODUÇÃO

O Planeta Terra é um lugar estruturado e bem organizado, mas esconde muitos segredos e com a evolução do homem, cada vez mais estamos desvendando esses mistérios. Com estudos podemos observar como ele se assemelha com uma célula, mas essa célula não pode ser classificada como uma célula animal, pois apesar de possuir varias características idênticas uma com a outra, ela também possui mecanismo de uma célula vegetal. Dados científicos iram demonstrar como uma estrutura conseguiu se organizar e adaptar, em todos os lugares do seu interior, e também evoluir a ponto de criar milhões de tipos de formas, e ainda criar a vida.

Em bilhões de anos, o nosso Planeta Célula esta evoluindo se transformando e criando, olhando mais a fundo ele é tão inteligente ou até mais do que qualquer ser existente conhecido, pois tudo que utilizamos e transformamos para nossas vidas, ele já utiliza e transforma a milhões de anos, ou seja, ele criou os minerais, os vegetais o físico, químico e biológico, fez combinações desses elementos e esta dando forma a tudo que nele se encontra. Uma forma de entender é observar, e todas as características que se pode comparar em relação Planeta e célula, a história de um, é a vida do outro.

METODOLOGIA

Esse estudo foi realizado na cidade de Cruzeiro SP e também na cidade de Barra Mansa, no Centro Universitário de Barra Mansa RJ.

Observação, pensamentos e estudo foram a base dos métodos, a ciência foi a base do entendimento.

Na UBM foram utilizadas lâminas de células para observação e levantamento de dados científicos.Todo conhecimento cientifico foi adquirido ao longo dos estudos principalmente na UBM, na cidade de Cruzeiro foi feito pesquisa que englobam células e o Planeta Terra através de livros e via internet.

Esses estudos foram realizados no período de Agosto de 2007 todos nos sábados, até Agosto de 2008 entre 10h00min as 16h00min.

Foi estudada forma física, química e comportamental de uma célula e em seguida pesquisas sobre todo funcionamento do Planeta Terra e também forma física, química e biológica e a principal característica transformação de energia.

E tais foram os resultados, que o raciocínio, e forma de observar detalhes, refletirão sobre os pensamentos, fluindo o entendimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com esse estudo chegou-se aos seguintes resultados:

Primeiro, uma célula possui uma membrana plasmática, ou uma parede celular, que protege seus componentes vitais do meio exterior e seleciona o que entra e sai de seu meio interior, já a Terra possui uma camada que tem a mesma função da camada celular, proteger e selecionar, chamada de atmosfera. O mais impressionante é como são formadas por composições químicas e gases tendo a mesma função.

Uma célula é 75% liquido a terra 75% H2O, ambas fazem troca gasosa, tem seu sistema imunológico e meio de transporte, fazem metabolização e possuem organismos para manter em equilíbrio suas estruturas. Duas características são as mais importantes deixando claro que o lugar onde estamos e vivemos é uma célula.

O núcleo, e como ambas transformam energia. Essa parte de transformação de energia responde a muitas questões que possam ser levantadas. Isso gera uma polêmica! Uma célula possui DNA, onde ela organiza e estrutura seus genes, que da forma e especificidades para cada estrutura produzida, então o que seria o DNA do Planeta?

A Terra possui um núcleo mais uma característica de ambas, mas o que impressiona é que esse núcleo também é responsável pelas estruturas e organização de todo o corpo terrestre. A bilhões de anos, a matéria primitiva terrestre estava muito quente, pois a concentração de átomos de energia em um ponto estratégico do universo gerou um núcleo que começou a transformar e liberar energia, se materializando ou formando a esfera da célula.

Como a energia se transforma através de movimentos circulares, a massa primitiva começou a se movimentar, pois a energia nunca se encontra em repouso, ela esta sempre se transformando e evoluindo, de todas as maneiras possíveis. Esse movimento também é circular em volta da maior fonte de energia do sistema solar, o sol, a célula Terrestre faz dois movimentos em torno da nossa estrela, rotação e translação, dois movimentos circulares. Toda energia conhecida tem um ciclo que gira em torno de si mesmo, equilibrando com outros corpos.

Um exemplo bem simples são os movimentos marinhos, eles pulsão como se fosse um coração e quando chegam às praias, geram movimentos circulares ou as ondas mais conhecidas popularmente, e todo esse ciclo gera a vida nos mares. Mas o exemplo mais claro de que a energia é um ciclo é toda matéria orgânica existente, através da cadeia trófica a matéria se equilibra, transforma e recicla si mesmo, gerando um circulo de equilíbrio dinâmico com os corpos que ela gera. Ela também produz o equilíbrio da célula na luta pela energia.

A energia encontrada no núcleo primitivo é a energia em alto grau de atividade, chegando à ebulição da sua própria matéria, gerando gases e energia gravitacional, a energia que não deixa essas moléculas de gases se expandirem para o espaço e também mantêm os corpos na superfície da célula.

Esses gases combinados no núcleo por componentes químicos geraram a molécula de H2O o solvente e condutor universal, e ainda gerou outras moléculas como o Carbono, Enxofre, Hidrogênio e O2 que são as duas mais importantes, essas moléculas não suportavam a superfície super aquecida, então elas entraram em estado de ebulição e se distanciaram do calor gerado pelos átomos de energia, pois a energia em atividades gera gases, um campo gravitacional não deixa expandir para o espaço, gerando assim uma atmosfera primitiva.

Essa energia que foi gerada pelo núcleo foi se expandindo, assim como os gases que formaram uma barreira contra o sol, deixando de receber energia indiretamente, começou a esfriar rápido de mais provocando um choque térmico e fundindo toda a energia, dando forma a superfície da célula. Mas o núcleo não se fundiu, pois a massa que se formou é um isolante térmico não deixando a energia ser absorvida pelo espaço, em alta atividade e protegendo contra as baixas temperaturas do vácuo.

Como toda energia precisa ser liberada, grandes brechas e rachaduras são encontradas na matéria fundida, provocadas pela alta atividade do núcleo ainda servindo de escape de liberação de matéria transformada e gases. Se fosse fechada essa energia do núcleo explodiria a massa celular da terra. È responsável tambem pela distribuição e diversificação da superfície celular.

Essa superfície foi materializada, se transformando na matéria bruta, mas havia muita energia livre, presa na superfície dessa matéria pela energia fundida e pelos gases. Com a liberação de energia cada vez mais transformada, gerada pelo núcleo e liberada pelas rachaduras, elas foram se acumulando, ficando densa e caindo na superfície em forma de chuvas ácidas, ajudando no processo de resfriamento e ainda acumulando na forma de oceanos. A estrutura do corpo da terra se formou através das chuvas, pois quando se materializou ela era arredondada, as chuvas desbastaram a matéria fundida, transformando as cadeias de montanhas oceânicas e terrestre, ainda servindo de reservatório para os oceanos.

Como a superfície estava muito quente, essas moléculas passaram por um processo longo, que trocava do estado gasoso para o estado liquido. Sempre que essas moléculas se condensavam na atmosfera primitiva, caiam em estado liquido, e quando encontravam a superfície da matéria aquecida pelo choque, entravam em estado gasoso, gerando um longo ciclo de transformação das moléculas e limpando o ar dos metais pesados.

A energia que ficou exposta na superfície juntamente com gazes, Hidrogênio e Carbono se combinaram gerando moléculas, cadeias e outros componentes. O oceano recebia toda essa descarga, dissolvendo esses componentes, quebrando as cadeias e gerando outras formas de combinações de elementos, até chegar à primeira célula filha.

Essas primeiras células não precisavam de oxigênio, utilizando o os ácidos como meio de metabolização e ainda quebrando a molécula de H2O liberando oxigênio para atmosfera. Esse processo foi aumentando conforme esses primeiros organismos se adaptavam e multiplicavam por todo oceano, a atmosfera primitiva recebeu por muito tempo grande quantidade de O2 gerando o Ozônio e proteção para seu interior, a partir desse momento nossa célula nunca mais seria a mesma.

Esses organismos podem ser encontrados até hoje, são as Cianobactérias ou algas verdes a única forma que gera oxigênio para o Planeta ainda nos dias atuais, pois as árvores não geram O2 elas apenas retiram os carbonos das ligações. A partir dessas estruturas todas as formas de vida evoluíram e se adaptaram de varias formas gerando os ecossistemas e organizando dinamicamente o interior celular.

Nessa primeira parte, você observa que essas formas foram geradas através do núcleo, então gases e a superfície terrestre tomaram forma com o passar do tempo e como o núcleo de uma célula, o terrestre também deu forma física e química para seu corpo através da sua energia liberada. Mais duas questões deixam duvidas, como explicar tudo que se organiza no seu interior? Qual a função da matéria orgânica? .

Uma célula precisa de energia para sobreviver e tem que retirar essa energia de outro corpo, seja por contato direto ou indireto. Estudos comprovaram que células vegetais retiram essa energia através da fotossíntese, ou seja, ela captura raios emitidos pelo sol e transforma em energia para manutenção da sua vida e seu corpo, mas fazendo isso ela transforma moléculas simples em moléculas mais compostas glicose e O2 energia química.

A célula terrestre também utiliza a energia do sol para transformação de moléculas, mais conhecido como fotossíntese. Ela utiliza energia de outro corpo sem contato direto como uma célula vegetal, e ainda transforma essa energia química em matéria orgânica, através de oxidação e metabolização de energia, feito de todos os organismos celulares.

A matéria orgânica desempenha uma grande função vital, ela é o equilíbrio da célula, controla sua homeostasia, ou seja, todo seu funcionamento interiormente é equilibrado através dos ciclos de renovação da matéria. A matéria orgânica é a evolução da energia em vida, colocando um corpo todo em funcionamento dinâmico.

Os pólos da Terra recebem uma grande quantidade de energia do sol, no verão temos seis meses de radiação solar entrando pela atmosfera, explicação dos pólos terem uma camada mais fina de ozônio, é justamente para capturar mais energia solar, por isso, esses seis meses nunca escurece, pois essa energia esta sendo armazenada na fase clara da terra, como na fotossíntese. Observamos que existe a fase clara e escura, na fase clara a célula armazena energia já na fase escura ela processa essa energia para equilíbrio da sua estrutura. Isso explica o dia e a noite do Planeta.

Na fase escura da Terra, temos seis meses de escuridão total, nessa fase nosso Planeta esta processando energia e distribuindo para todo seu interior através dos ventos e das correntes marinhas. No inverno polar a um alto grau de transformação de energia, já foram registrados ventos de mais de 200 km. O gelo é um espelho da radiação solar, por isso ele tem uma cor branquiada, absorvendo uma baixa quantidade de energia, e refletindo essa radiação para todo o interior do Planeta, fazendo com que todo equilíbrio se mantenha.

A transformação de energia é à base da vida, na natureza os animais de todas as formas lutam para conseguir e pensam para economizar. Uma coisa curiosa é que até a matéria orgânica se transforma em energia, ou seja, fósseis viram petróleo que gera energia para nosso dia a dia, e ainda temos os vegetais que se transformam em carvão também gerando energia. Poderíamos citar milhões de exemplos de como a energia é um ciclo, até a fita de DNA é estruturada em forma circular. Energia esta ligada a tudo, sem exceções nenhuma, qualquer coisa que conseguimos pensar, pode ter certeza que esta ligada a ela.

Uma pessoa quando perde seus sinais vitais, recebe uma descarga de energia para tentar ressuscitar seu organismo, ela também nos concede a visão através dos raios emitidos pelo sol e refletidos na sua matéria, processada na mais evoluída transformação da energia o cérebro. Ele processa esses raios manda para uma região de pequenas descargas elétricas, que são os neurônios transformando em imagem, obtendo a visão, o mesmo acontece com o som no cérebro, ma o som, são vibrações de energia mecânica. Uma mãe quando esta grávida ela passa toda energia para seu descendente, através do cordão umbilical, até que ele seja capaz de manter sua própria energia, organizada pela matéria do seu corpo.

A energia tem que estar sempre em atividade, um bom exemplo é nossos membros, quando perdemos algum movimento e o membro fica inválido, ele começa a atrofiar, pois a energia esta inativa naquele local, do mesmo jeito se trabalhar essa massa fisicamente, a energia se expande crescendo a massa do membro, assim aconteceu com a Terra, à energia trabalhou mecanicamente, aumentou a massa liberou gases, utilizou a água como solvente para transformar as moléculas e manter o equilíbrio da matéria.

O Planeta combinou componentes químicos, realizou anabolismo, catabolismo e oxidou energia, gerando matéria orgânica ou sua primeira evolução. Esse metabolismo como em todos os organismos, ocorre para deixar o corpo terrestre em equilíbrio dinâmico ou homeostase.

Todas as estruturações e combinações que ela utilizou e utiliza até hoje, físicas, químicas e biológicas foram evoluídas para toda forma de organismo que nela se encontra, transformação de energia e combinações químicas e físicas é utilizada de todos os jeitos pelos organismos que ela criou. A primeira forma de vida que conhecemos, passou para seus descendentes como se estruturar e sobreviver.

Uma característica que mais chamou a atenção é como ocorre transformação de energia, em tudo que possamos imaginar sem exceções. Todos os organismos, desde o sistema solar até os microorganismos se encontram em equilíbrio dinâmico, através de troca de energia, de um ser para o outro, com certeza existe outras formas de organização de energia em matéria, e equilíbrio dinâmico no vácuo do espaço. Energia é o DNA da nossa Célula Terrestre, o ciclo dela obteve forma para toda matéria. Os esportes mais famosos do mundo é uma homenagem a esse ciclo que se gerou na forma redonda, a Bola. O futebol e outros esportes mostram como amamos gastar energia, dominando uma massa redonda que ela gerou, através da evolução, chegando a compreender si própria na forma de entendimento dos pensamentos humano.

CONCLUSÃO

Com esses dados chegou-se à conclusão de que o planeta Terra pode estar se classificando na taxonomia, como uma célula de energia evoluída.

Analise e estudos de todas as características dos dois organismos mostram que célula e o nosso Planeta têm uma relação muito antiga e que todas as formas de vida utilizam as mesmas técnicas para sobrevivência, ou seja, organização e transformação de energia.

O Planeta Célula é uma forma organizada que se encontra em equilíbrio dinâmico, pois qualquer alteração de seu equilíbrio, significativo ou em grande escala, ela ira utilizar meios de defesa como qualquer organismo.

Ele possui o melhor e mais eficaz meio de defesa e transporte que conhecemos água, ar e energia.

Energia esta ligado a todo meio que conhecemos, ela é à base da vida e de todo tipo de organização existente já estudada.

A energia mantém o equilíbrio dos corpos no espaço e no interior Terrestre, ela é responsável por toda forma de vida conhecida, e ainda exerce a função da matemática em estruturar os eixos de toda a matéria que ela envolve.

Energia é o DNA da terra que gera forma e estrutura para todos os seus organismos.

O Planeta e toda sua composição evoluíram através de materialização e transformação de energia

É o ser mais evoluído já estudado conhecido pelo ser humano.

A matéria sempre se renova em ciclos, por isso a reciclagem é um meio definitivo para seleção natural.

O maior meio de vida e adaptado, que toda a nossa inteligência ainda conhece.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RAMPAZZO. Linno Metodologia Científica. Edições Loyola. São Paulo 2002.

SOARES. José Luís. Biologia. Volume 1. Editora Scipione. São Paulo 1988.

SOARES. José Luís. Biologia. Volume Único. Editora Scipione. São Paulo 1997.

INTERNET. Wikipédia. Google.


Autor: Tiago Machado


Artigos Relacionados


Energias Alternativas: A Sustentabilidade Do Meio Ambiente

A Matéria Modulada

Flight By Wire Ou Fly By Wire Tem Seu Futuro Aniquilado Pelo Eletromagnetismo Esquecido Pelos Engenheiros

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

O Efeito Estufa

TÉcnicas De Preditiva Na GeraÇÃo De Energia

A Inadimplência E A Suspensão Do Fornecimento De Energia Elétrica