Metas E Objetivos



Muito se confunde a respeito destes dois conceitos quando se faz um planejamento estratégico. A diferença entre Meta e Objetivo, no entanto, é bastante clara como será apresentada a seguir.

 

Quem precisa de metas afinal?  Por que ter metas?

 

Poderíamos responder a estas perguntas apenas com uma frase clássica:

 

“Se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é um caminho válido”.

 

É isso mesmo. Quando não se tem uma definição clara das metas de um negócio tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um planejamento estratégico, por mais completo que seja, pois qualquer caminho é idêntico.

 

Então, a principal razão de se escrever as metas e objetivos do negócio é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a empresa esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão.

 

O objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas, de modo geral: Ressalta-se que a meta é uma segmentação do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importância maior, ou seja, é mais preciso em valor e em data, pois é mais próximo que o objetivo.

 

Por exemplo, caso o objetivo seja chegar ao peso ideal em um ano (valor e prazo aproximados), uma das metas pode ser perder três quilos até o final do próximo mês (valor e prazos precisos, caminhando para o objetivo).

 

Quando todas as suas metas são alcançadas a missão da empresa está atendida.

 

Enquanto a missão da empresa descreve o que ela é, as suas metas são a forma de conduzi-la em direção à sua visão.

 

A seguir, algumas características ou atributos que podem estar presentes nas metas de algumas instituições:

 

ü       Objetivos econômicos financeiros;

ü       São mensuráveis e específicas;

ü       Estão atreladas à missão e visão da empresa;

ü       Focam resultados;

ü       São desafiantes, porém realistas;

ü       São controláveis;

ü       Tem tempo limitado;

ü       São estratégicas;

ü       Foca no crescimento do negócio.

 

Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como “tornar-se líder de mercado” ou “fornecer alternativas de baixo custo”. Exemplos de metas financeiras são: “atingir o ponto de equilíbrio por empresa em agosto de 2010” ou “Obter o retorno sobre determinado investimento  numa empresa em 24 meses”.

 

Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos – dinheiro e pessoas,  necessários para alcançar os resultados almejados. As metas definidas para a empresa devem ditar as opções de negócio, orientando o processo decisório em toda a organização.

 

As metas devem criar um elo indissolúvel entre as ações da empresa e sua missão.

 

A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de objetivos; declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar à meta.

 

Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta, fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas.

 

Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados.

 

A seguir, encontram-se algumas diretrizes que podem ser seguidas para a definição de metas:

 

ü       Determine quem participará da definição de metas de sua empresa;

Como as metas são o centro do negócio da sua empresa,  este grupo deve incluir os responsáveis por todas as suas principais  atividades.

ü       Desenvolva um procedimento para monitorar as metas de sua empresa regularmente, revisando e reformulando essas metas à medida que as circunstâncias externas ou internas se modificarem;

ü       Crie metas individuais que esclareçam as atividades de sua empresa sem restringir a flexibilidade e a criatividade;

ü       Certifique-se de que as metas de sua empresa, em conjunto, constituem um projeto eficaz para alcançar suas abrangentes intenções;

ü       As metas declaradas por sua empresa devem ter estreita ligação com a  missão da empresa;

ü       Use as metas para comunicar as intenções a todos, dentro e fora da  empresa.

 

Diretrizes para a definição de objetivos:

 

ü       Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários;

ü       Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a empresa;

ü       Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados      incluindo valores e datas quando conveniente;

ü       Crie objetivos de negócios claramente associados às metas mais abrangentes da empresa;

ü       Garanta que os objetivos de sua empresa, em conjunto, propiciem o uso eficiente de recursos – dinheiro e pessoas – em busca de intenções mais abrangentes;

ü       Considere o uso de um método formal, como a administração por objetivos, para envolver todos os funcionários de sua empresa no processo contínuo de definição, revisão e cumprimento dos objetivos da empresa.

 

 

Muitos não planejam para não se sentirem responsáveis pelas metas.

 


Autor: João Placoná


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