Artes Marciais



Uma arte marcial é um conjunto de técnicas, filosofias e tradições de combate. Cada arte marcial é herdeira de uma determinada tradição e constitui um todo coerente em que as técnicas são devidamente enquadradas por conceitos filosóficos e por rituais tradicionais. 

Existem diversos estilos e escolas porém todas tem um fim comum que é a defesa pessoal. Em cada especialidade ou luta, temos a graduação em níveis de acordo com a evolução do praticante tanto no campo prático (técnicas) como também no filosófico. Quase sempre por meio de "faixa" ou "cordões".

A prática de artes marciais pode trazer diversos benefícios para a saúde física e mental,. traz maior confiança, melhora a disciplina, etc.

O que diferencia uma arte marcial de um luta comum é a organização das técnicas em um sistema coerente e a passagem desse conhecimento através de métodos de ensino. Uma técnica comum de ensino é através de uma série de golpes sequênciais que são chamados de formas (kata, kati, tao lu, etc. dependendo do estilo), que servem para memorizar os golpes para serem utilizados quando necessário. As artes marciais também são caracterizadas pelo controle e inteligência do uso da força.

Algumas artes marciais podem dar maior foco a:

  • Socos (Ex.: Boxe, Karate, etc.)
  • Chutes (Ex.: Kickboxe, Taekwondo, Capoeira, etc.)
  • Queda e chaves (Ex.: Jiujitsu, Judo, Aikido, etc.)
  • Armas (Ex.: Iaido, Kendo, etc.)

A maioria das artes marciais incluem algum estudo de todos esses assuntos, porém outras tentam ser bastante completas como é o caso do kung fu e do Tai Chi. Além disso, as tradicionais artes marciais chinesas vão além do fato de apenas ensinar técnicas de combate, elas também ensinam:


  • Chi Kung: Técnicas de respiração, de posturas e de movimento do corpo. É baseado na crença chinesa que o corpo possue um campo de energia gerado e mantido pela respiração. Essa energia é chamada de Chi.
  • Accupressure: Pressão de pontos. Técnicas da medicina tradicional chinesa que involve exercer uma pressão sobre diversos pontos na superfície do corpo.


Essa é uma extensão natural das artes marciais chinesas, já que em níveis avançados, uma pessoa pode ter vantagens através do conhecimento detalhado do funcionamento do corpo, para a aplicação mais efetiva das técnicas no adversário.


Autor: Ricardo Marques