Etiquetas para roupas – Regulamentação de Etiquetagem



Assim como em todos os diferentes segmentos da indústria, inúmeras normas de regulamentações são desenvolvidas a fim de padronizar a qualidade dos produtos, a forma como são produzidos e como devem ser entregues ao consumidor. Na indústria têxtil para a produção de etiquetas para roupas também não é diferente.

Talvez não seja de conhecimento comum, mas o Conselho de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, no ano de 2008, colocou em prática o Regulamento Técnico Mercosul sobre Etiquetagem  de Produtos Têxteis, à disposição dos profissionais da indústria. O regulamento tem por finalidade melhorar o dinamismo da indústria, assim como adequar-se ao novo mercado, cada vez mais globalizado e acessível, altamente competitivo e com novas e revolucionárias tecnologias que facilitam a produção industrial.

Adequando-se ao regulamento para etiquetagem de produtos têxteis

De acordo com o regulamento, apenas é definido como produto têxtil aquele que se compõe exclusivamente por fibras, filamentos têxteis ou ambos. Os produtos têxteis destinados à comercialização em território brasileiro devem conter o nome da pessoa/empresa responsável pela produção e comercialização do produto, o país de origem, o nome do material utilizado em porcentagem, tratamentos e cuidados especiais para uma melhor conservação do produto.

Materiais têxteis genéricos utilizados para a fabricação do produto devem constar com sua porcentagem total do que foi usado na produção. Somente poderá denominar de resíduos têxteis quando o material utilizado provir de varreduras ou de demais desperdícios ou resíduos têxteis. No caso de material composto por duas ou mais partes de diferentes produtos têxteis, devem ser enunciados um a um, sua composição e matéria-prima empregada.

É importante ressaltar que, de acordo com o regulamento vigente, nas informações obrigatórias, não serão aceitas abreviaturas, com exceção apenas quando relativo ao tamanho da peça e tratando-se de marcas ou nomes das empresas, caso assim sejam registradas.

Esteja atento às normas de etiquetas para roupas

Assim, ao solicitar a fabricação das etiquetas para roupas de sua confecção, não deixe de observar o Regulamento de Etiquetagem de Produtos Têxteis, que poderá ser baixado gratuitamente através do link fornecido. Esteja sempre atento às modificações dessas regulamentações para estar sempre em conformidade com a fiscalização, evitando multas e prejuízos desnecessários.


Autor: Sansil Etiquetas Bordadas


Artigos Relacionados


Saiba Mais – Engenharia Mecânica

Têxtil Cristina

Fast Loop - Modas

Qualidade Da Farinha De Trigo E Sua Importância Na Produção

O Que São Os Poliuretanos? Veja!

O Visual Do Produto é Tudo?

Qualidade De Produção De Flocos De Milho Com Açúcar