Uma Importante Ferramenta de Vendas
Nunca fique com não, o que isso quer dizer ?
Eu acredito que essa é uma das mais poderosas ferramentas de atendimento e vendas, e ao mesmo tempo, lhe servirá em muitos outros tipos de situações.
Veja o exemplo:
Consumidor: Olá, voce tem esse produto na cor laranja ?
Vendedor: Não
O não que o vendedor deu, pode imediatamente acabar com o processo de compra. Ciente de que o cliente queria a cor laranja, o vendedor lhe informou que nao a possuía, e encerrou o assunto com um "não tenho, nao posso lhe ajudar". Simplesmente, disse não.
Agora veja de outra forma:
Consumidor: Olá, voce tem esse produto na cor laranja ?
Vendedor: Eu acho que laranja talvez eu nao tenha, mas voce gostaria de ver as outras opções que eu tenho ? são muito interessantes...
Consumidor: Er...nao sei, deixe eu dar uma olhada...
Viu como funciona de maneira diferente ? Ao invés de simplesmente encerrar o assunto, o vendedor lhe deu uma segunda opção, antes mesmo que o consumidor pensasse em uma segunda opção. Suposto que o cliente nao quisesse abdicar da cor laranja e repondesse "não" ao vendedor, analise bem:
QUEM DISSE NÃO FOI SEU CLIENTE, NÃO SEU VENDEDOR, NÃO VOCÊ.
Quando o não está sempre com você, sua loja não oferece ao seu consumidor o que ele precisa, quando o não está com seu cliente, fica sempre na mente dele: Ele me deu possibilidades, eu que não aceitei.
Pratique não ficar com "não". De sempre uma segunda alternativa, uma segunda opinião.
Imagine numa reunião:
Cliente: Voce pode me atender às 15h00 ?
Vendedor: Ás 15h00 nao posso lhe atender, mas pode ser às 16h00 ?
Viu como quando voce oferece possibilidades, fica mais fácil ?
Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com/
Autor: Caio Camargo
Artigos Relacionados
Regras E Conceitos Básicos Sobre Vendas
Venda Perfeita (livro)
Marketing De Relacionamento.
A Extinção Dos Vendedores
Vendas - Como Fechar A Venda - Parte 1
Clientividade
Qual A Melhor Prática Para Criar Um Sentido De Urgência Nos Nossos Clientes?