O Melhor Ser Humano Do Mundo



Há tempos atrás existiu um grande médico, todo o povo queria se consultar com ele, pois todos os seus pacientes ficavam curados.

Tinha mais de 20 anos de profissão, e não constava que tivesse jamais deixado um de seus pacientes morrerem.

Sua fama se espalhou e logo foi premiado por todos os órgãos internacionais de saúde, aclamado como gênio e ficou rico atendendo Reis, príncipes e princesas.

Seu método de trabalho era bastante simples, antes de consultá-lo o paciente tinha que se submeter a uma bateria de testes com outros médicos menos capazes, que compunham a sua equipe.

Feitos os testes, ele escolhia aqueles pacientes que atenderia pessoalmente e os curava.

Acompanhava-o, há muitos anos, um colega de seus tempos de faculdade, e era o que atendia preliminarmente os pacientes, mas infelizmente sempre perdia alguns, que morriam sem que ele os pudesse curar. Quando curava alguém, este médico sentia-se realizado, percebendo o significado de sua vida: curar os enfermos.

Quando, entretanto, não conseguia cura-los contentava-se em ajudá-los a conviver da melhor forma possível com suas enfermidades, encorajando-os a seguirem em frente, e jamais desistir, transmitindo respeito, carinho e força, encorajando-os na caminhada pela sobrevivência. Sentia-se feliz e percebia o significado de sua luta: Ser fonte de apoio e luz para esses na luta pela sobrevivência.

Este médico não era famoso, não foi premiado e muito menos ficou rico, mas estava sempre feliz, tinha sempre um olhar de paz e um sorriso de luz a iluminá-lo.

Só ficava triste quando tinha que atender a pessoas que de fato não tinham necessidade dele, mas como o melhor médico do mundo era também seu melhor amigo, aceitava tratar estes pacientes, enquanto ele dedicava seu tempo aos realmente doentes.

Um dia, ambos morreram e, após o pomposo funeral do primeiro e o choroso funeral do segundo, foi formada uma comissão de médicos respeitáveis para separar as anotações do gênio da medicina, suas fichas de pacientes, receituários, tudo enfim que pudesse ser colocado num museu em sua homenagem.

Qual não foi a decepção ao depararem-se com a realidade, o melhor médico do mundo só curara doenças simples, como gripes, viroses, etc.

Atônitos, os ilustres médicos resolveram procurar no outro consultório algo que esclarecesse o mistério, e com surpresa descobriram inúmeras fichas de pacientes nas quais constavam moléstias de muita gravidade, na maiorias incuráveis, para as quais este médico, que ninguém conhecia, havia criado tratamentos inéditos que minimizaram as dores dos pacientes e em alguns casos até os curavam.

Os documentos deste médico obscuro serviram então de fonte de estudo para os colegas e estudantes de medicina, propagando-se e realizando inúmeras curas, ajudando inúmeras pessoas.

Sua história de vida serviu de exemplo a todos os que desejam encontrar um significado mais profundo para suas vidas em qualquer área de atuação.

Ficou conhecido como um homem que nunca desistiu do ser humano, por maiores que fossem os obstáculos. E após alguns anos recebeu como pleito de gratidão das famílias de seus pacientes, dos colegas e de todos os que com ele aprenderam o título de:

O MELHOR SER HUMANO DO MUNDO.

Autor: Maria Janete de Carvalho


Artigos Relacionados


Planejamento E Gestão De Consultórios Médicos

A Máfia Dos Convênios Médicos

Amigo MÉdico

E Os Nosssos Doutores?

O Médico E O Paciente

O Novo CÓdigo De Ética E O Atendimento PÚblico.

Classificação De Risco Na Triagem Em Emergência Hospitalar