A Importância da Escola na Formação do Cidadão: Algumas Reflexões Para o Educador Matemático



INTRODUÇÃO

Colocar a educação matemática em diálogo com a construção da cidadania implica considerarmos os conhecimentos matemáticos como elementos que permitem compreender melhor a realidade em que estamos inseridos e a sociedade em que vivemos. É preciso dar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de uma atitude crítica com relação à sociedade, onde muitas decisões e ações são planejadas, conduzidas e justificadas a partir de modelos matemáticos. Por isso tem-se por objetivo geral refletir a influência do docente de matemática no processo de formação do cidadão.

Para tanto esse artigo almeja verificar o papel da escola como uma instituição que educa e prepara o aluno para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos direitos associados às suas responsabilidades; procurando formar pessoas conscientes e críticas, por isso há a necessidade de descrever a importância de uma educação voltada para a formação de cidadãos com características necessárias para o convívio em sociedade.

É importante salientar que a compreensão e a tomada de decisões diante de questões políticas e sociais dependem da leitura crítica e de uma melhor interpretação das informações, muitas vezes contraditórias, que incluem dados estatísticos e índices divulgados pelos meios de comunicação. Ou seja, para exercer a cidadania é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar e tratar informações de maneira crítica e contextualizada. Portanto uma educação matemática voltada para a formação do cidadão é de suma importância.

Nesse sentido, a educação para a cidadania e para a vida em uma sociedade democrática não pode se limitar ao conhecimento das leis e regras, mas sim a formar pessoas que aprendam a participar da vida coletiva de forma consciente. Portanto é necessário que o trabalho educativo esteja voltado também para a construção de valores educativos e morais, de cidadãos e cidadãs autônomos, que buscam de maneira consciente e virtuosa, a felicidade e o bem-estar pessoal e coletivo.

No que se refere à metodologia teve-se como sujeito da pesquisa 6 professores de Matemática, que atuam na rede pública e da rede particular de ensino do Distrito Federal e 29 alunos, quinze da rede pública e quatorze da rede particular de ensino do Distrito Federal. O tipo de pesquisa escolhido foi a exploratória, usando método dedutivo, baseado na técnica de questionários.

Será feito uma pesquisa exploratória. De acordo com Silva (2001, p. 21) pesquisa exploratória é uma pesquisa que é "visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão".

A técnica escolhida foi por meio de questionário. Para Silva (2001, p. 33) questionário "é uma série ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante".

Das escolas onde foram realizadas as pesquisas, uma é uma escola pública situada na Ceilândia Sul, possui aula nos 3 turnos, outra se encontra em Taguatinga Norte, é uma escola particular, funciona no período da manhã e da tarde, a terceira escola se localiza em Brasília, na Asa Sul e funciona no turno matutino e vespertino.

Na primeira parte, far-se-á uma abordagem sobre a importância de se formar um cidadão, alguns fatores que influenciam para essa formação e a influência das atitudes do professor para essa formação. Já na segunda, será analisado dados dos questionários, relacionados ao tema, feito com professores e alunos de escolas públicas e particulares.

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Autor: Juliana Sabino


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