Curiosidades Bíblicas (3)



Questão Gramatical e Espiritual

Algumas pessoasque procuravam escutar o que Jesus dizia e, comoo próprio Jesus atestou, estavam procurando-o, nãopelos sinais que viram e sim porque comeram do pão e se saciaram (João 6:26), perguntaram certo dia a Jesus o seguinte:

- Que faremos para executarmosAS OBRAS deDeus?

A pergunta pareciapertinente e muito bem intencionada. Eles estavam interessados em saber como realizar AS OBRASde Deus. A resposta de Jesus, porém, foi em outro aspecto do número gramatical, dando ainda uma tremenda lição espiritual naqueles interesseiros:

-A OBRA de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou.

Emrelação ao Reino de Deus, não existem OBRASno plural e sim apenas aOBRAsingular e,em matéria de salvação,FAZER é CRER.

Quantas Chaves?

Jesus disse para Pedro: "E eu te darei as chaves do reino dos céus. e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus." (Mateus 16:19).

Será que podemos descobrir, à luz do texto sagrado, QUAIS FORAM elas? Acreditamos que sim.

A conclusão lógica é que Pedro recebeu DUAS chaves espirituais: Uma para ligar no Reino e outra para desligar do Reino.

Ele usou a primeira, a de ligar, para unir ao Corpo Místico de Cristo quase 3.000 almas, no Dia de Pentecostes, e outro grande grupo alguns dias depois.

Também usou a segunda chave, a de desligar, quando julgou sumariamente, pelo Espírito, a Ananias e a Safira, e eles foram desligados, morrendo ambos.

Vendilhões Surrados?

"Eachou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos e os cambiadores assentados. E, tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas." (João 2:14,15).

Apesar do detalhe do "azorrague de cordéis" ede João ter testemunhado que Jesus lançou todos fora do templo, não existe qualquer motivo para pregadores mais inflamados afirmarem que Jesus aplicou uma tremenda surra naqueles vendilhões do templo.

O próprio caráter de Jesuscontradiz tal afirmação.

O que parece mais evidente é que ele, brandindo o tal chicote, usou-o para escorraçar os animais dormentes, mas não chegou a aplicar chicotadas em qualquer dos homens ali presentes.

Sem Surpresa

"Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva. porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como um ladrão de noite." (I Tessalonicenses 5:1,2).

Este texto tem sido um dois mais citados e a respeito do qual mais se tem pregado, principalmente nestes últimos dias. O que a grande maioria dos pregadores, contudo, deixa de citar e explicar, é o versículo que vem logo em seguida, o versículo 4 do mesmo capítulo de I Tessalonicenses. Ei-lo:

"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia COMO LADRÃO VOS APANHE DE SURPRESA."

Vale a pena meditarum pouco neste trecho sagrado e tão glorioso não é mesmo?

Admirável Cuidado

Quando Pedro, no dia de Pentecostes, citou o livro de Joel, referindo-se ao que estava acontecendo, ele teve de usar um artifício espiritual para não colocar a profecia em uma época errada.

Joel profetizou sobre uma tremenda obra que aconteceria no tempo do fim. Ele falou sobre o próprio Dia do Senhor e sobre o derramamentodo Espírito Santo. Vamos ver, em primeiro lugar, sua profecia:

"E há de ser que depois, derramarei O MEUESPÍRITOsobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhosterão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei O MEUESPÍRITO.

"Emostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha O GRANDE E TERRÍVELdia do Senhor." (Joel 2:28-31).

Agora, vamos ver a maneira como Pedro citou esta profecia, relacionando-a com o Dia de Pentecostes, mas ao mesmo tempo tendo extremo cuidado para não excluir o fato que tal profecia estava se referindo a dias ainda distante daquele. Eis o que ele disse:

"Masisto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que DO MEU ESPÍRITO derramarei sobre toda a carne. e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.

"EtambémDO MEU ESPÍRITOderramarei sobre osmeus servos e minhas servas naquele dias, e profetizarão. e farei aparecer prodígios em cima, no céu: e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue antes de chegar o GRANDEdia do Senhor." (Atos 2:16-20).

Joel estava se referindo ao último dia, portanto falou sobre o derramamento total, absoluto, do Espírito Santo, por isto disse:DerramareiO MEU ESPÍRITO. Pedro, falando do derramamento parcial no Dia de Pentecostes, pois a Bíblia fala claramente que temos agora simplesmente as primícias do Espírito, disse "DO meu Espírito".

Outra coisa: como Joel estava falando sobre o último dia, quando virá fogo, destruição e tudo o mais, ele se referiu ao dia GRANDE E TERRÍVEL. Pedro, referindo-se à inauguração da Era da Igreja, falou sobre o dia GRANDE E GLORIOSO.

Um só Arcanjo

Apesar de uma tradição, afirmar que existem trêsarcanjos - Miguel, Gabriel e Rafael - a Bíblia jamais fala de mais de um arcanjo, o qual é Miguel.

Gabriel é um anjo poderoso que, segundo seu próprio testemunho "assiste diante de Deus" (Lucas 1:19), porémnão existe qualquer referênciaque aponte Gabriel como arcanjo. Como anjo, sim, mas como arcanjo, nunca.

Rafael não é citado na Bíblia, portanto está fora se cogitação. Resta Miguel. Este é realmente O arcanjo de que falam as Escrituras. Como o próprio nome está dizendo, ARCANJO significa "Primeiro Anjo", ou "Anjo Principal", logo, se existe um primeiro, ou principal, os outros são anjos, mas não arcanjos.

As referências a respeito de tal assunto encontram-se nos textos que citamos a seguir:

I Tessalonicenses4:16 - "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e comVOZ DE ARCANJO e com a trombeta de Deus. e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

A RA é mais específica pois diz "a voz DOarcanjo".

Judas9 -"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo..."

Apocalipse 12:7 -"E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalharam contra o dragão, e batalhavamo dragão e os seus anjos."

Como vemos, Miguel é o comandante dos anjos, ou seja, o anjo principal, OU ARCANJO!

O Evangelho Eficaz

Quando Paulo estava pregando em Corinto, aconteceram dois fatos bem insólitos:

O primeiro deles foi glorioso: Crispo, o principal da sinagoga, deve ter deixado todos os judeus de Corinto em verdadeira polvorosa, pois "creu no Senhor" com toda a sua casa".(Atos 18:8).

Paulo, então, teve uma gloriosa visão em que o Senhor lhe ordenou continuar pregando ali, pois como Ele próprio declarou, "tenho muito povo nesta cidade".(Atos 18:10).

Pelo fato de Crispo ter crido no Evangelho, é claro que ele deixou a sinagoga! Os judeus, entãoelegeram um novo chefe da sinagoga, chamado Sóstenes.

Como mais tarde os judeus fossem diante de Gálio para acusar a Paulo, e o procônsulnão quis tratar da questão, expulsando-os do tribunal, os judeus revoltados resolveram punir alguém. E a quem acha que eles espancaram?

A Sóstenes, o novo chefe da sinagoga.

Agora, perguntamos: Por quê?

Só podia haver um motivo: Sóstenes, semelhante ao seu predecessor também havia crido no Evangelho de Cristo! (Atos 18:5-17).

Uma Boa Reprimenda

Os dez mandamentos foram escritos pelo dedo de Deus em tábuas de pedras (Êxodo 31:18). Estas tábuas, escritas das duas bandas, foram também moldadas, preparadas pela própria mão de Deus (Êxodo 32:16).

A Bíblia não registra se a atitude de Moisés, quebrando as tábuas da lei, foi algo que Deus aprovou. Que Ele aprovou a exortação, acreditamos que sim, porém depois que Moisés quebrou as tábuas que eram obra direta de Deus, Deus disse para ele:

"Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras. e euescreverei nelas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tábuas, que quebraste." (Êxodo 34:1).

É sua vez Moisés!

Controle Ambiental

Os judeus, por força das circunstâncias, tiveram que ser um povo muito aguerrido, como o é até hoje.

Muitas vezes eles eram obrigados a sitiar uma cidade e levantar tranqueiras contra ela, o que faziam cortando árvores para isto.

Eles eram contudo, proibidos de cortar árvores frutíferas. Eram muito conscientes do cuidado com o ecossistema.

Veja o que diz a Bíblia:

"Quando sitiares uma cidade pormuitos dias, pelejando contra ela para a tomar, não destruirás o seu arvoredo, metendo nele machado, porque dele comerás: pelo que o não cortarás (pois o arvoredo do campo é o mantimento do homem). Para que sirva de tranqueira diante de ti.

Mas das árvores que souberes que não são árvores de comer, destruí-las-ás."(Deuteronômio20:19,20).

Reclamação Justa

Convocado diante da autoridade do sumo-sacerdote Esdras, por causa de um terrível delito - casamento com mulher estranhas - o povo de Israel ficoureunido no pátio e, como o assunto era sério, eles disseram que estavam TREMENDO por causa da expectativa do que iria acontecer.

O interessante, porém, é que, além de estarem tremendo por causa do problema que existia em Israel, havia outro motivo pelo qual tremiam e, por causa disto, reclamaram a Esdras.

"E todo o povo se assentou na praça da casa de Deus, tremendo por este negócio e POR CAUSA DOS GRANDES CHUVAS." "Erespondeu toda a congregação, e disseram em altas vozes: Assim seja, conforme as tuas palavras nos convém fazer. Porém o povo é muito, e tambémÉ TEMPO DE GRANDES CHUVAS, e nãose pode estar aqui fora.:"(Esdras10:10,12,13).

Também neste texto temos títulos errados na RC, na RV e na RA. Todas as três versões dizem que os israelitas despediram suas mulheres HETÉIAS. O texto, contudo, diz que os israelitas haviam se casado com mulheres estrangeiras pertencentes aosseguintes povos:cananeus, HETEUS, fereseus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípciose amorreus.(Esdras 9:1).

O título do capítulo 9 tambémestá errado. Ele reza assim: "Esdras sabe que muitos israelitas casaram com mulheres HETÉIAS e faz oração e confissão a Deus."

No próprio capítulo 9, nos versículos 1 e 2 são citados OITO diferentes povos estrangeiros com quem os israelitas se misturaram e não apenas isto, a Bíblia fala diretamente sobre a união com mulheres estranhas desses povos, quando afirma:

"Porque tomaram das suas filhas parasi e para seus filhos, e assim se misturou a sente santa com os povos (PLURAL). destas terras: e até amão dos príncipesemagistrados foi a primeira nesta transgressão."(Esdras 9:2).

Onde Ficam as Ovelhas?

Falandosobre a parábola da ovelha perdida, existe umhino que afirma o seguinte:

"As noventa e nove

Seguras no aprisco.."

Existe outro hino que confirma tal declaração com uma semelhante:

"Noventa e nove ovelhas há

Seguras no curral"

Será que tais frases poéticas estão de acordo com o que está escrito na Bíblia? Vamos ver o quediz o evangelista Lucas:

"Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa NO DESERTO as noventa e nove e não vai após a perdida até que venha a achá-la?"(Lucas 15:4).

Está vendo? Quando o pastor sai em busca da ovelha desgarrada, as outras noventa e nove ficam no deserto. Isto demonstra o grau de cuidado do pastor em relação à que se desgarra.

A confirmação disto encontra-se no Evangelho de Mateus 18:12:

"Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele NOS MONTES as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou?"

É sempre aconselhável dar um boa olhada na Bíblia, na hora de compor algum hino, não?


Improvisação

Nem tudo era minuciosamente preparado pelo povo amante das coisas bem ordenadas, os hebreus. Nahora em que foram reparar o templo, no reinado de Joás, houve necessidade de um gazofilácio, para guardar o dinheiro que se traria à casa do Senhor.

O sacerdote Joiada não se fez de rogado. Pegou um arca, fez um buraco na tampa e, pronto! Estava feito o gazofilácio.(II Reis 12:9).

Coroa Portentosa

O rei de Rabá, cidade conquistada por Davi, usava na cabeça uma coroa de ouro e pedras preciosas.

Ao tomar a cidade, Davi tirou a coroa da cabeça do rei e colocou-a em suaprópriacabeça. Aquilo deve ter sido um alívio para o rei e um grande peso para Davi, pois a coroa real pesava simplesmente UM TALENTOde ouro!(2 Samuel 12:30).

Por incrível que pareça, um talento de ouro é equivalente a 50 quilos!

Muita Raiva

O sacerdote Esdras, em um momento de raiva, chegou ao ponto de arrancar os cabelos da cabeçae até os cabelos da barba.(Esdras9:3).

Mulher Ilustre

Joana, uma das mulheres que serviam a Jesus, era casada com um homem importantíssimo, Cuza, PROCURADOR DO REI HERODES.(Lucas8:3).

Abuso de Autoridade

Em um batalha o rei Saul proibiu o povo de comer qualquer coisa, durante o dia inteiro. Entretanto em um bosque, encontraram enorme quantidade de mel, mas ninguém quis provar dele, por causa da proibição do rei.

Jônatas, o filho de Saul, comeu do mel, porque não sabia da ordem de seu pai e quando fez, seus olhos brilharam. Por causa dessa transgressão, Saulsó não matouseu próprio filho, porque o próprio povo não o permitiu.(I Samuel14:24-45).

Cálculo Impossível

É impossível contar quantas foram as nações representadas no dia de Pentecostes, uma vez que "mesopotâmios", "forasteiros romanos", "asiáticos" e "árabes" podiam designar muitas e variadas nações.(Atos2:9-11).

Rei Patriarcal

O rei Abimeleque era tão "machista" que, depois se ser atingido por uma pedra na cabeça, a qual havia sido lançada POR UM MULHER, de sobre a muralha da cidade, pediu ao seu escudeiro para acabar de matá-lo, só porque não queria que, em sua biografia, constasse que ele foramorto por um mulher.(Juizes 9:52-54).

José, Marido de Maria, um rei que não foi Coroado

Segundo a genealogia oficial de Israel e o que encontramos em Mateus 1:16, José, marido de Maria, deveria ser herdeiro do trono de Israel, ao tempo do nascimento de Jesus.

José, porém, em sua humildade, não apenas renunciou a qualquer direito, como tornou-se, ele mesmo, apenas um servo do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Parece que o desaparecimento de cena de José, no palco do Novo Testamento, foi devido ao seu falecimento, o que justifica Maria ter sido entregue, por Jesus, aos cuidados do discípulo amado.

Profetas Serviam de Sinais Para o Povo

Muitas vezes não somente a mensagem dos profetas de Deus, mas suas próprias vidas foram sinais para o povo, pelo exemplo e por ações isoladas, algumas delas realmente estranhas. Vamos ver algumas:

ISAÍAS 20:2-4-"Falou o Senhor, pelos mesmo tempos, pelo ministério de Isaías, filho de Amós, dizendo: Vai, solta o cilício de teus lombos, e descalça os sapatos dos teus pés. E assim o fez, indo NU E DESCALÇO. Então disse o Senhor: Assim como o meu servo Isaías andou três anos nu e descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito e sobre a Etiópia, assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito, e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, nus e descalços, e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito."

JEREMIAS 19:1,10,11-"Assim diz o Senhor: Vai, e compra um botija de oleiro, e leva contigo os anciãos do povo e os anciãos dos sacerdotes. Então quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo. E dir-lhe-ás: Assimdiz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso de oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro lugar para o enterrar."

JEREMIAS 27:2,3-"Assim me disse o Senhor: Faze umas prisões e jugos, e pô-los-ás sobre o teupescoço e envia-os ao rei de Edom, e ao rei de Moabe, e ao rei de Amom, e ao rei de tiro, e ao rei de Sidom, pela mão dos mensageiros que vêm a Jerusalém ter com Zedequias, rei de Judá

JEREMIAS43:9-" Toma nas tuas mãos pedras grandes, e esconde-as entre o barro no forno que está à porta da casa de Faraó em Tafnes, perante os olhos de homens judeus."

JEREMIAS51:63-"E será que, acabando tu de ler este livro, o atarás a uma pedra e o lançarás no meio do Eufrates."

Ezequiel profetizou deitado de lado durante 430 dias!(Ezequiel4:4-6).

Certa vez teve de profetizar batendo palmas e batendo na coxa.(Ezequiel21:12,14).

Deus mandou Ezequiel rapar a cabeça e a barba(Ezequiel5:1-3)., mandou-o fazer um, cadeia(7:23)., mandou-o fazer de conta que estava mudando(12:1-6). e mandou-o comer sua comida cozinhada com FEZES(4:12-15).

Oséias foi ordenado a casar-se primeiramente com uma prostituta e depois com uma adúltera, tudo como sinal para o povo que ouvia suas profecias.(Oséias1:2 e 3:1).

O Espírito Santo Veio Realmente Para Convencer?

Em João 16:8, referindo-se ao Consolador, lemos a seguinte frase: "E quando ele vier, CONVENCERÁ o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."

Responda com sinceridade: Desde o Pentecostes até hoje, houve algum dia em que o mundo foi convencido do pecado pelo Espírito Santo?

Voltamos a perguntar: Por acaso o mundo já foi persuadido ou adquiriu certeza a respeito do pecado, e da justiça e do juízo?

Creio que você responderá, "É claro que não!

Bem, partindo do pressuposto de que Jesus jamais profetizaria algo errado ou impossível de acontecer, é claro que, no texto, existe algum problema que deve ser cuidadosamente analisado.

Não acredito que tal promessa ainda esteja no futuro, porque Jesus falou explicitamente. "quando ele vier".

É claro que o Consolador já veio.

Então, o que aconteceu? Trata-se de um problema de tradução, de cópia, ou de original?

Neste caso específico, trata-se se um problema de tradução, na escolha do melhor significado da palavra grega ELEGSET que foi traduzida por CONVENCER, quando a mesma também significa REPROVARÁ, REPREENDERÁ, INCREPARÁ, VERBERARÁ, CENSURARÁ ou, em uma traduçãomais expandida, pode até significar: DIRÁ O FRUTO DE ALGUÉM.

O mais lógico é entender que o Espírito Santo veio à terra para repreender, reprovar ou censurar o estado pecaminoso do mundo.

Alguns homens, sensíveis a tal reprimenda, poderão até ser CONVENCIDOSdo pecado, da justiça, e do juízo, porém isto se aplica a alguns, não a todo o mundo.

A tradução CONVENCERÁ passa a ser, então, uma generalização.

Perdeu a Conta

Na antigüidade não seconhecia a quantidade de números que conhecemos hoje, principalmente entre os povos bíblicos.

Por causa disto é que encontramos, muitas vezes, na Bíblia, expressões como "milhares de milhares", "miríades", e até "milhões de milhões", como em Apocalipse 5:11.

Esta dificuldade chegou a atingir a própria contabilidade de José, no Egito. Confira na Bíblia, versão RC, o que aconteceu.

"Assim ajuntou José muitíssimo trigo, como areias do mar, até que cessou de contar. porquanto NÃO HAVIA NUMERAÇÃO." (Gênesis41:49).

Profissão Perigosa

Os reis da antigüidade costumavam ter ao seu lado, e na conta de pessoas especiais, um ou mais mordomos, que eram encarregados de PROVAR as comidase bebidas que eram trazidas ao rei. O claro objetivo de tal prática era para evitar que inimigos colocassem VENENO nos repastos reais.

Havia um motivo secundário para tal prática, algo que até os nossos dias é realizado por mordomos de pessoas "de fino trato". Para evitar que comidas muito salgadas ou insulsas, ou até mesmo sem um bom paladar cheguem às delicadas papilas dos nobres modernos.

Um dos personagens da Bíblia tinha tal profissão. Veja:

"Sucedeu pois no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante deleE EU TOMEI O VINHO, e o dei ao rei."(Neemias2:1).

Rei Encabulado

Depois que Hirão, rei de Tiro, usando seus navios e servos, passou VINTE ANOStrabalhando GRATUITAMENTE para Salomão, este resolveu dar um presente a ele. Deu-lhe vinte cidades na terra da Galiléia.

Quando Hirãofoi ver as cidades que Salomãolhe dera, ficou muito sem graça, pois as cidades "não foram boas aos seus olhos". Elenão ficou quieto com o presente tãofraco.

Talvez Salomão calculara uma cidade para cada ano da cooperação de Hirão. Talvez Hirão entendeu que uma cidade daquelas não valia sequer um mês do seu trabalho. Disse ele para Salomão:

- Que cidades são estas que me deste, irmãomeu?

Daí então chamaram as cidades de CABUL, que significa SUJO.

Uma sujeira desse tipo foi algo realmente de enCABULar. (I Samuel9:10-13).


Autor: Paulo de Aragão Lins


Artigos Relacionados


Andarão Dois Juntos, Se Não Estiverem De Acordo.

Sabedoria Celestial

Profetas Serviam De Sinais Para O Povo

Chaves Espirituais

Deus Pode Dar Uma Ordem E Depois Mudar De Idéia?

A Palavra

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ