A Motivação E A Criatividade



Freqüentemente ouve-se dizer que nós, educadores padecemos de falta de motivação e criatividade para o ensino. Nossa formação ou a falta de formação adequada, os baixos salários que recebemos, nossa desvalorização no contexto social, as precárias condições materiais de nossos educandários, exiguïdade de espaço e tempo ( às vezes temos que trabalhar com várias turmas em duas ou três escolas), isso nos leva a não nos interessarmos por inovações, consequentemente, são baixos os índices de aprendizagem e os alunos são os mais prejudicados.

É claro que os alunos também são desmotivados a aprender devido a uma série de problemas, pricipalmente se é baixo o poder aquisitivo do país, baixas são as condições de vida; o aluno não pode estudar com mais recursos, o aluno não vislumbra um futuro promissor e seus problemas acrescidos dos menciondos aos professores, fatalmente redundarão em baixa aprendizagem ou até na desistência de estudar. Assim devemos nos conscientizar de que, alguma coisa deve ser feita para minimizar esse quadro que é a falta de motivação e criatividade dos educadores dentro de nossas escolas.

Nós educadores devemos ser como um agente mediador do processo-ensino aprendizagem, somos responsáveis pela motivação e criatividade de nossos educandos. Devemos portanto, buscar, orientar através de estrátégias e técnicas educacionais para que, o aprimoramento, o fazer pedagógico alcance êxito no objetivo de promover o crescimento do educando e a aquisição do conhecimento científico através da motivação. Acreditamos que a motivação e a criatividade no educando aumenta a possibilidade de o indivíduo tornar-se mais crítico e capaz, no exercício da cidadania, cabe a nós e a escola a promoção da mesma.

O Brasil ronda o septuagésimo entre os países com má distribuição de renda e por mais que se tenha empenho com campanhas de conscientização nacional, ainda somos o terceiro país Latino-Americano em índice de analfabetismo. A escola ainda é a pricipal agência de alfabetização e defensora do acesso de todos os cidadãos ao patrimônio cultural da humanidade. A transmissão e a aquisição letrada deve ser feita da maneira a promover satisfação e vitalidade, cabe ao educador promover a aquisição e o cultivo da prática, motivação e a criatividade para que esses objetivos sejam alcançados.


Autor: Maria Ilone Moreira


Artigos Relacionados


Por Você

Somos Parte

A Noite

Brasil

Mundo Individual

Uma Folha

Confesso