As 7 Maravilhas da Paraíba



Você conhece as 7 maravilhas da Paraíba? Em novembro de 2008 foi divulgado o resultado do concurso promovido pela Assembléia Legislativa do Estado, que elegeu o Lajedo de Pai Mateus, localizado na microregião do Cariri Oriental, no município de Cabaceiras, o principal ponto turístico paraibano. A Pedra do Ingá (e as inscrições rupestres indígenas Itaquatiaras), localizada em Ingá, e o Vale dos Dinossauros, em Sousa, vêem em seguida na lista dos mais votados pelos internautas.

A disputa foi apertada entre as 36 opções de escolha. A diferença entre a primeira e última colocada foi de apenas 4.050 votos (3,37%). Cartões postais e telefônicos serão distribuídos em todo o país com as belezas dessas 7 maravilhas da Paraíba.

Agora, a deputada Socorro Marques (PPS), idealizadora do concurso, pretende transformar as "7 Maravilhas da Paraíba" em projeto de lei. Confira a lista completa das vencedoras:

Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras) – 6.198 votos – 4.74%
Igreja de São Francisco (João Pessoa) – 5.841 votos – 4.47%
Ponta do Seixas (João Pessoa) – 5.707 votos – 4.37%
Cristo Rei (Itaporanga) – 5.667 votos – 4.34%
Pedra de Ingá e as inscrições Itaquatiaras (Ingá) – 5.620 – 4.3%
Memorial de Frei Damião (Guarabira) – 4.983 votos – 3.81%
Vale dos Dinossauros (Sousa) – 4.740 votos – 3.63%

As outras maravilhas concorrentes foram (por ordem de mais votadas):

Pôr-do-Sol do Jacaré (Cabedelo)
Pedra da Boca (Araruna)
Cachoeira do Roncador (Bananeiras)
Igreja do Mosteiro de São Bento (João Pessoa)
Litoral de Baía da Traição (Baía da Traição)
Parque Solon de Lucena (João Pessoa)
Cruz da Menina (Patos)
Santuário de Nossa Senhora da Guia (Lucena)
Teatro Santa Rosa (João Pessoa)
Serra do Jatobá (Serra Branca)
Parque Arruda Câmara (João Pessoa)
Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão)
Açude Velho (Campina Grande)
Areia Vermelha (Cabedelo)
Hotel Globo (João Pessoa)
Praia de Tambaba (Conde)
Barra de Camaratuba (Mataraca)
Praia do Amor (Conde)
Praia de Carapibus (Conde)
Rio Sanhauá (Bayeux/João Pessoa)
Praia de Tabatinga (Conde)
Praia Bela (Pitimbu)
Açude de Mãe D'Água (Coremas)
Forte de Santa Catarina (Cabedelo)
Praia de Coqueirinho (Conde)
Pico do Jabre (Maturéia)
Hotel Tambaú (João Pessoa)
Centro Histórico (João Pessoa)
Praia de Gramame (Conde)

Alguns destaques pouco conhecidos que podemos citar são:

Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras)

Localizado na Fazenda Tapera, transformada hoje no Hotel Fazenda Pai Mateus, a 25 km do município de Cabaceiras, com acesso por estrada de terra.

O lajedo é formado por dezenas de blocos de rochas vulcânicas, quartzos, mica e feldspato que se destacam na paisagem cinzenta do lugar. Há milhares de anos este lugar serviu de abrigo para índios do Nordeste que deixaram suas marcas nas pedras. Sítios arqueológicos se multiplicam na região.

O nome "Pai Mateus" refere-se a um antigo ermitão que vivia sob as pedras deste lugar e acabou emprestando seu nome ao lugar, hoje invadido por turistas de todo o mundo. O local já conta hoje com uma boa estrutura para visitas e expedições pelos sítios arqueológicos com guias capacitados. Além disso, esportes de aventura, cavalgadas também servem de atrações para aventureiros que decidem desbravar esse pedaço do Cariri paraibano.

Pedra de Ingá e as inscrições Itaquatiaras / Itacoatiaras (Ingá)

Considerado por especialistas como o mais expressivo monumento arqueológico do Brasil e talvez do mundo. Assim como o Lajedo de Pai Mateus, as Pedras de Ingá contém um grande número de inscrições rupestres, provavelmente feita pelos povos indígenas, muito antes da chegada dos europeus às Américas. Além de muito belas, as inscrições são interessantes e intrigantes. Isso porque suas figuras geométricas (pontos, círculos, estrelas, cruzes, entre outros) ainda não foram totalmente decifradas.

Nessas pedras estão esculpidas várias figuras, representando animais, frutas, humanos, constelações e até mesmo a Via Láctea. Por isso, há quem defenda também a origem extraterrestre desses escritos.

Hoje a Pedra de Ingá e suas inscrições são patrimônio cultural e histórico nacional, tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.

Vale dos Dinossauros (Sousa)

Um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros no mundo. Há milhares de anos, o local era coberto por uma grande bacia fluvial e habitado por animais pré-históricos de diferentes espécies, a exemplo do tiranossauro rex, alossauros, iguanodontes e estegossauros.

As pegadas do Vale dos Dinossauros foram descobertas por no final do século XIX. Compreendendo uma área de mais 1.730 km2, abrangendo aproximadamente 30 localidades no alto sertão da Paraíba. Porém, os achados mais importantes estão na Bacia do Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km de João Pessoa.

A implantação do Parque Nacional Vale dos Dinossauros garante a preservação do lugar e cria uma atmosfera para atender aos ecoturistas e aos paleontólogos de todo o mundo que visitem o lugar. O Centro de Visitação Turística conta com salão de exposições com fósseis, réplicas de dinossauros em tamanho natural e uma biblioteca especializada.


Autor: Thiago Nunes


Artigos Relacionados


Turismo Arqueológico No Seridó

Pensamenteando...

Uma Expedição à Caraúbas

Beethoven

Chaves Espirituais

Os Heróis De Dunfermline

Documentos Financiamento Caixa Minha Casa Minha Vida