As Calçadas de Nova Descoberta no Trecho Com a Avenida Norte Até a Confluência Com a Avenida Vereador Otacílio de Azevedo



Autor: Dario Galdino

Resumo:

. O bairro ora estudado tem sido objeto de pesquisa em suas diversas facetas, nessa fase a ênfase foi dada ao trecho descrito e a relação do meio de transporte e o trabalho exercido sobre o espaço destinado aos transeuntes e em como essa ação tem causado danos a todos que ali residem

Summary:

The studied quarter however has been object of research in its diverse facetas, in this A stage the emphasis was given to the described stretch and the relation of the way of transport and the work exerted on the destined space to the passer-bys and in as this action has caused damages to that they inhabit there.

O desnivelamento da calçada em nova descoberta Udh 024 no trecho com a avenida norte até a bifurcação com a Avenida Vereador Otacílio de Azevedo é deficiente e põem em dificuldade o transito de pedestres, a dificuldade se faz presente também por causa das barracas construídas nas calçadas e com os vendedores ambulantes que tomam o espaço destinado a pedestre durante o dia e em algumas ocasiões durante a noite existe também locais onde a calçada foi transformada em terreno continuo aos da residência é comum também os canais abertos, pois no trecho da rua estudada o planejamento da mesma foi feitoainda emmeados do século passado, o que nopresente pelo crescimento do trecho ora estudado causa dificuldade no trafego de transeuntes e de veículos automotores e ônibus, e nos dias de comércio (feira ) a rua não comporta o fluxo ,outro fator é a pouca sinalização de transito o que reverbera no movimento de todos que usam a via.

O começo da via temcalçada e via estruturada para veículos e transeuntes apos esse trecho já na praça dona Reginaos bares proliferam e ocupam a calçada destinada aos pedestres,bem próximo de trecho citado existe um "ponto cego" para pedestres e condutores de veículos e sem nenhuma calçada para escape do transeunte e como conseqüência diversas vidas já foram ali perdidas por acidentes,a dificuldade existee é preciso resolver a questão para que mais inocentes não percam suas vidas nas proximidades.

Outro ponto é nas proximidades do numero 255 até o mercado nova esperança, no local não existe calçada para trafego de pedestre o que obriga os mesmo a dividirem com os veículos o espaço da pista, mais adiante do outro lado da via após a igreja evangélica cristã o comerciante abriu um deposito de bebidas tomando o espaço antes destinados aos pedestres, do outro lado da via em frente a igreja evangélica Assembléia de Deus um de seus membros construiu de forma irregular no terreno desocupado dantes pela prefeitura duas barracas deixando os espaço sem o escape necessário o que obriga os transeuntes a dividir a rua com os veículos.

Após a quarta parada o fato torna a se repetir com um lava jato instalado na localidade conhecida como olho d'água em dias de movimento os pedestre e precisam disputar o espaço com os veículos, nesse mesmo local as residências tomaram o espaço destinado ao transito de pessoas, construindo muros, essa atitude causou diversos acidentes com danos permanentes nas pessoas que os sofreram. Apos esses espaços o local é acometido por esse mesmo problema até a entrada do córrego do eucalipto em ambos os lados da rua .

Em frente a residência de recém eleito vereador a dificuldade se torna visível mais uma vez indo daí até a entrada do córrego do arcanjo,posteriormente o fato se repete no lado oposta da via até a localidade conhecida como visgueiro que é a entrada para a localidade Vasco da gama ,daí por diante ocorre o mesmo até a confluência com a subida da betinha acesso para o alto do progresso em sua subida de esquina com a rua estuda no trecho antes citado existe um bar que toma o espaço destinado as pessoas que por ali trafegam.

Da entrada da localidade chamada córrego da areia até a bifurcação com a avenida vereador Otacílio de Azevedo o problema se torna maior, pois aí se concentra grande numero de vendedores ambulantes assim também como o pátio da feira livre de nova descoberta, nesse local os transeuntes e veículos dividem literalmente o espaço destinado a circulação automotora.

Cabe a autoridade de transito e a prefeitura tomarem as providencias cabíveis para minorar os problemas observados pela pesquisa. Cabe a autoridade de transito multar e apreender os veículos dos infratores que deixam seus veículos parados em local não permitido, fato esse que ocorre em todo trecho pesquisado, pois os mesmos cooperam com a desorganização viária.

Cabe a prefeitura de recife uma maior fiscalização e um estudo apurado do problema para posterior solução e isso junto à autoridade competente, com relação às residências que avançaram sobre as vias de escape dos pedestres, o órgão competente deve procurar os proprietários para modificação de sua construção e quando preciso indenizar tais pessoas.

Com relação aos donos de bares o DIRCON deve multá-los com o rigor exigido pela lei para que o fato não volte a ocorrer, com relação à via e seu trafego intenso, um estudo já deveria estar em andamento para aumentar o espaço da vias no trecho pesquisado, pois o mesmo serve de acesso a diversos bairros adjacentes assim também como a cidades da região metropolitana.

Bibliografia
Lei 16.890  a ABNT
http://www.pernambuco.com/diario/2004/08/20/urbana7_0.html

www.pernambuco.com/diario/2005/08/11/urbana5_0.asp


Autor: Dario Galdino


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