Revelação, Revelamento e a Onda do Momento



REVELAÇÃO, REVELAMENTO E A ONDA DO MOMENTO

Aparecido Cruz

O tema é extremamente atual e mais polêmico do que se imagina. Evangélicos, pentecostais, neo pentecostais e católicos andam divididos e dividindo-se por causa dos irmãos reveladores. Há quem diga que eles não viram e nem ouviram nada e há quem aceite piamente tudo o que dizem ver e ouvir. ""O senhor me revelou", "Jesus me disse", " O rolo está descendo", "Deus me mostrou", "Maria me apareceu", "Deus mandou dizer", "Ta ligado na fiação". Tais frases e outras já costumeiras, em alguns grupos, tornaran-se um divisor de águas e de fé .

Se você aceita sem questionar, eles também o aceitam. Dirão que você é de Deus e tem unção. Admitem que Deus também os toque. Se questiona-los sobre certos procedimentos, podem até reconhece-lo como irmão de fé, mas você não tem o essencial que é crer que Deus esta falando aos seus santos profetas, você esta na carne, no osso, no tutano. E há os que vão lhe acusar de inveja, pacto com o demônio, falta de fé, prepotencia, arrogancia, dureza de coração e por ai vai. Ai do servo de Deus que ousar pôr em prática o texto de Jeremias 14.14; todo o capitulo 23 do mesmo Jeremias ou Mateus 24,23 a 28! Vai ver gente a fuzilá-lo com olhares de mágoa, porque ousou questionar o profeta deles, podem até prever sua morte como vingança do Senhor. Nem o ministério escapa – Dizem "Aqui quem manda é Deus!", "O Pastor aqui é Jesus!", "O homem aqui não é nada!", quantas divisões sustentadas nestas afirmativas estão acontecendo por ai?! Quanta falsa modéstia sendo chamada de humildade!

Pergunto:

Será que o mundo suportará mais uma igreja com tantas outras já existentes?

Se Deus não é Deus de confusão, seria insubmissão de alguns pastores e lideres ao invés de integrar as centenas de igrejas já existentes chamar para sí condenação ao abrir uma nova igreja e assim confundir ainda mais a mente das pessoas?

A novas lideranças que surgem a cada dia estão respeitando realmente as orientações da palavra de Deus?

Será que não há uma igreja sequer em que eu possa servir ao Senhor?

Tenho que ser sempre o lider?

Para alguns fiéis está terminantemente proibido questionar os seus videntes, reveladores e gurús. Eles são inquestionáveis. Deus lhes fala e eles passam as mensagens atuais de Deus à Igreja e ao mundo. Aí do pastor que duvidar de seus colegas revelados ou da visão! Simplesmente ignoram os ministros, os teólogos e os mestres comissionados por Deus (Efésios 4.11) e formam grupos capazes de qualquer coisa pelo poder temporal.

Como encarar este fenômeno que, de resto, explodiu muitas vezes no decurso da história da Igreja? Por que os fiéis de vez em quando sentem necessidade desta certeza e alguns a encarnam dizendo que Jesus lhes apareceu e lhes fala dia sim, dia não? Não basta o que está na Palavra de Deus? Porque o testemunho desses novos santos, em carne e osso, passa a valer mais? Dizem " Os apóstolos viram no passado, mas o irmão fulano e a irmã fulana tem uma nova visão dada pelo Senhor, uma estratégia fogo puro. Jesus esta dando um recado por este bispo, esta pastora, este apostolo, aquele pastor, pelo ministro fulano de tal, e tal recado passa a valer mais que a Bíblia, a união da igreja, a humildade e tudo que seja segundo o exemplo deixado por Cristo. È que eles – os servos do Senhor – não viram nem ouviram...

Que Deus falou aos patriarcas, aos profetas, aos apóstolos e a muita gente, a igreja crê e admite. Sê duvidasse de revelações e aparições teria de negar a Bíblia. Que Deus esteja agora derramando o seu Espírito ( João 7.39), também é possível. Mas que todos os que dizem que Deus falou com eles estejam falando a verdade, isto se pode e se deve questionar. Nem todos os que dizem que viram, viram; nem todos os que dizem ouvir, ouvem. Se Jesus mandou tomar cuidado com tais profetas e questiona-los (Mateus 24.24), e se Paulo alerta os fiéis ( II Timoteo 4.1 a 5; II Tess. 2.2) sobre esse tipo de pregador que passa por ungido e revelado, é porque é fácil deixar-se enganar pela cara de santo deles. Jesus alerta que está avisando com antecedência. É como se dissesse: "Se querem crer em tudo que eles dizem, creiam, mas depois não digam que não avisei".

A ONDA DO MOMENTO

"Deus falou que você vai me abençoar"

Um dos mais novos golpes dos reveladores de plantão é o recado na rua. O revelador atento ao estereotipo da vítima (geralmente o jeito de se vestir e agir) diz-se inspirado por Deus para entregar um recado à pessoa, no final do psicológico, o revelador diz que Deus não colocou aquela pessoa na sua frente sem um propósito completo. Em seguida e com entusiasmo geral saca da mente astuciosa um pedido espiritual, que vai desde o gás de cozinha – pois não come a três dias – até o "caiacé" nome dado por alguns reveladores a uma benção em espécie, ou seja, em dinheiro.

Não Fuja do Chamado de Deus em sua Vida!

Enquanto muitos irmãos passam extremas dificuldades e ralam muito para conseguir o pão de cada dia,trabalhando em um mercado de trabalho cada vez mais árduo, competitivo e cruel com os cristãos – Pois usam mecanismos ligados mais ao pessoal que ao profissional - há aqueles que supostamente vivem da fé – da fé dos outros é claro! .

Em seus discursos persuasivos lançam aos corações sedentos da palavra, uma responsabilidade impar, ou seja, dizem: Não fuja do chamado de Deus para coooperar na obra de Deus. Porém é interessante que o chamado de Deus, que deve ser obedecido por todos, só está relacionado à aquela pessoa, ministério e só esta relacionado a valores financeiros e enquanto aqueles comem filé mingnon e vivem uma vida regalada com o dinheiro alheio, há muitos de seus fiéis precisando de ajuda para sustentar a familia e ficam na espectativa do filé miau.

È por este motivo que o ministério público, a policia federal e cenas de novela investigam e criticam algumas lideranças e posturas de ditas igrejas evangélicas. Daí surgem as velhas desculpas "estamos sendo perseguidos", "estão nos constrangendo".

A verdade é que estamos vivendo lideranças cada vez mais egoistas e extremistas, tanto para um lado quanto para o outro, o que nos coloca em risco de em um futuro não muito distante termos grupos como a Al Qaeda e o Hamás, que nasceram dentro da religião através de lideranças extremistas e interessadas em poder humano.

Minha sincera oração é que Deus em sua grande misericórdia tenha piedade de nós e nos faça como o atalaia de Ezquiel 3, ver ouvir e alertar.


Autor: Aparecido da Cruz


Artigos Relacionados


Vida Ministerial: A Diferença Entre O Profeta E O Sacerdote

Chaves Espirituais

Falta Deus No CoraÇÃo

Reformadores Do Pentateuco

Se Você é Pastor...

Sobre Homossexualismo, Você Sabia?

Você é Escolhido(a) De Deus!