Nadar ou afundar



A mudança bem sucedida de emprego é um dos acontecimentos mais importantes na carreira de um executivo.

A troca de empresa normalmente vem acompanhada de um upgrade no cargo e no salário. Novos desafios, novas responsabilidade, nova equipe e um novo superior são ingredientes indispensáveis para "oxigenar" uma carreira bem sucedida.

Contudo, não podemos esquecer que uma mudança desse tipo vem carregada de ansiedade, angústia e receio sobre questões de adaptação às novas pessoas e à nova cultura.

A seguir apresentamos algumas dicas para superar as primeiras semanas numa nova empresa, divididas por semana:

Semana 1- vasculhe o terreno: concentre-se em reunir informaçõs de modo a compreende o novo ambiente. Vasculhe o terreno e descubra onde vocês está pisando.

Semana 2- controle suas emoções: seu objetivo deve consistir em entender os detalhes de seu emprego e como sua função se relaciona com os produtos e serviços que a firma fornece a seus clientes.

Semana 3 - empenhe-se em suas tarefas. Dê continuidade aos seus projetos e confirme o processo com seu gerente.

Semana 4 - aprofunde-se. Você está no novo emprego há quase um mês e vem desempenhando o trabalho para o qual o contrataram. Antes de ficar empolgado, porém, continue obtendo novas informações, mantenha o ritmo e faça ajustes para continuar no caminho rumo ao sucesso.

Semana 5 - suba até o convés de observação e tente entender melhor seu ambiente de trabalho além de apenas cumprir os prazos com que você se comprometeu.

Semana 6 - tome fôlego e arregace as mangas. Concentre-se nas habilidades que trouxeram você para essa função. Identifique o que o distingue dos demais.

Semana 7 - vá almoçar e consolide sua nova rede de contatos.

Semana 8 - trace suas coordenadas. Olhe na direção do horizonte e trace seus objetivos para os próximos seis meses.

Semana 9 - olhe no espelho retrovisor. Seu objetivo principal é examinar a maneira coo você está desenvolvendo e colocando em prática suas novas aptidões.

Semana 10 - faça uma verificação da realidade. Você deve enxergar sue novo local de trablaho através de olhos mais experientes e com maior capacidade de discernimento do que quando iniciou no emprego.

Semana 11 - cante vitória. Concentre-se, identificando como se aprimorou durante os últimos dois meses e, claro, descobrindo oportunidades para aprimorar suas aptidões.

Semana 12 - levante as velas. Visualize seu futuro e defina sua direção.

Bibliografia:

Sindell, Milo. Nadar ou afundar: emprego novo, chefe novo: você tem 12 semanas para ser indispensável. São Paulo: Editora Gente, 2007.



Autor: Alexsandro Rebello Bonatto


Artigos Relacionados


Ministério

"papo De Jornalista" - José Neto Pandorgga

Loucura

Quero Assim Viver !

Vida Cristã

Sonho

Tempo De Deus