A Medicina



Autor: Dario Galdino

Resumo

A medicina deve ser respeitada como profissão de pessoas dispostas a salvar toda vida que vir a precisar de sua ajuda e sem observar de onde é, de que local o cidadão vem, e quanto ele vai precisar para alcançar a cura para sua doença, dessa maneira os cidadãos esperam que o profissional de medicina haja quando se precise dele.

Summary

The medicine must be respected as profession of made use people to save all life that to come to need its aid and without observing of where she is, of that local the citizen comes, and how much it goes to need to reach the cure for its illness, in this way the citizen wait that the medicine professional has when if she needs it.

A medicina é uma das ciências mais maravilhosa dentre as que mais se destacam no campo universitário, tem um poder imenso, abarca toda sociedade, salva vidas, zela pelas vidas, enobrece as pessoas, cuida de toda população, é procurada como profissão por muitos que a desejariam exercê-la, é uma das profissões mais amadas dentro da humanidade, embora exista controvérsias quanto ao modo de agir de alguns profissionais da área, no momento de socorro não deveria importar de onde você vem, de que classe social você é, quanto você tem no bolso, qual sua profissão, onde você mora, infelizmente assim têm agido alguns profissionais da área acima citada, contrariando o juramento de consagrar a vida a serviço da humanidade, onde não existe mais esse sentimento o juramento se torna nulo e a dignidade prometida na profissão não mais existirá, nem a saúde do paciente será o objetivo a ser alcançado,a que custo será mantida a honra e a tradição medica,parece valer mais a regra que meus colegas serão meus irmão, pois quando acontece a calamidade que tem se tornado a saúde publica as coisas ficam piores para a população menos favorecida,as concepções religiosas,nacionais,raciais,partidárias ou sociais não deveriam intervir no procedimento do profissional de medicina,manter o mais alto respeito pela vida humana não parece ser o objetivo final,mesmo que a ameaça sejas no meu salário,ou embora essa vida seja de um marginalizado da sociedade,essas deveria ser a consciência medica, pois o juramento não foi forçado.

Do outro lado existe um exercício governamental desmantelado que não permite ao medico desenvolver seu melhor desempenho profissional, mas isso também não é motivo para o cidadão comum deixar de ser atendido quando de sua procura ao dito profissional. Os hospitais local onde se desenvolve a pratica medica são locais insalubres e deixa a desejar ao profissional de medicina,os residentes segundo dizem são maltratas e desrespeitados por seus pares.

Os salários não são dos melhores embora exista profissionais que passaram o mesmo tempo para formação ou quase o mesmo e mesmo assim não percebam, tanto quanto um medico em inicio de carreira.

A chaga está exposta para toda sociedade se sentir ofendida por ela que é a medicina ser mercadejada enquanto pessoas morrem nas portas dos hospitais, é claro que se as autoridades competentes designarem mais pessoas para formação em medicina e se existissem mais vagas nos vestibulares de medicina não seria um meio para sanar o problema de falta de médicos em hospitais públicos.

A medicina a muito se tornou um campo das elites em todo Brasil ,quando essa realidade puder ser vista a saúde publica poderá melhorar enquanto não as pessoas que dela dependem podem continuar morrendo ,pois pertencem a classe que não dispõe de recursos para pagar hospitais de primeira linha.

O desrespeito existe em todo território nacional, o fato ocorre no Rio de Janeiro, em Recife, no Amazonas, na Paraíba, em todos os estados da federação, será que se tem um complô da medicina contra o cidadão ou será apenas uma coincidência.

O juramento está a ecoar mesmo que alguns já o tenham esquecido se a classe espera que os salários melhorem devem fazê-lo de modo a não prejudicar a saúde de ninguém que dela precise profissionais como professores, administradores, pedagogos entre outros cursaram também o superior e nem por isso deixam de educar seus pares, pois se esse fato ocorre logo chega os profissionais da policia para intervir no processo e este justo. Ou será porque os médicos dispõem dos "segredos" da vida Os pares de uma sociedade não são apenas aqueles que dispõem de um mesmo poder aquisitivo que "eu" ou da minha classe social, mas também o miserável do subúrbio, da favela, do morro e até mesmo o marginal que é relegado ao segundo plano quando ferido na pratica de um delito, bastando para isso uma simples acusação de policiais que no momento parecem saber mais de medicina dos que os que estão atendendo no plantão.

A humanidade precisa mais do que nunca da medicina em uma época de insegurança coletiva,onde as pessoas não podem mais sair as ruas e quando o fazem ,fazem com medo a figura do profissional de medicina é uma esperança da sociedade que saberá que se sofrer um atentado será prontamente cuidado por um medico que antes de consideraro meio ,o bairro,a profissão lembrará antes do juramento de Hipocrates.

O Juramento Hipocrates

"Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade.
Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.
Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade.
A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação.
Respeitarei os segredos a mim confiados.
Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão
médica.
Meus colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes.
Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza.
Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra."


Autor: Dario Galdino


Artigos Relacionados


Infecções Estafilococicas

O Chão

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

O Século Xxi

"meu Amor"

Progresso

A Perspectiva Construtivista De Ensino