Quem Nos Manipula?



Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes. Temos medo dos desconhecidos ou de qualquer pessoa que seja um pouco diferente de nós. Quando ficamos assustados, começamos a ser agressivos para as pessoas que nos rodeiam. Temos botões de fácil acesso que, quando carregamos neles, libertam emoções poderosas. Podemos ser manipulados até extremos de insensatez por políticos espertos. Dêem-nos o tipo de chefe certo e, tal como o mais sugestionável paciente do terapeuta pela hipnose, faremos de bom grado quase tudo o que ele quer - mesmo coisas que sabemos serem erradas.
(Carl Sagan, in O Mundo Assombrado pelos Demônios)

O poder da sugestão.

Existe pessoas que simplesmente conseguem tudo o que quiserem por que possuem o chamado dom da palavra.

Com seu jeitinho de falar consegue fazer com que multidões de pessoas aceitem suas idéias, por vezes absudas.

Tais pessoas muitas vezes nem se dão conta de que tem esse dom, pra algumas isso acontece naturalmente, e outras precisam de anos de preparação pra chegar a esse ponto.

Portanto fique atento: por mais atraente que possa ser o jeito de falar de uma pessoa, preste atenção naquilo que ela propõe. Pense. Analise. Verifique a coerência de suas palavras.

Algumas pessoas, infelizmente usam esse carisma todo pra prejudicar pessoas inocentes. Não estou me referindo aos líderes, e sim às pessoas comuns.

Quantas pessoas não conhecemos que foram difamadas por pessoas aparentemente bondosas? Sabe... aquela pessoa tão boazinha?... Que faz tudo pra ajudar quem precisa?E com isso conquistar uma legião de seguidores e puxa-sacos?... Mas quando sofrem a menor
contrariedade por parte de alguém, faz uma verdadeira campanha difamatória contra a pessoa que o contrariou, afinal tal pessoa tem esse dom.. o dom da oratória, da fala, nesse caso, usado em detrimento do próximo.

A esses eu chamo de pseudo-bonzinhos ou lobos em pele de cordeiro (pra citar a bíblia)

Cuidado com essas pessoas!

As pessoas realmente bondosas  jamais difamam seus semelhantes, e quando precisam alertar alguém sabem fazer com cuidado e discrição, jamais com alarde.

As opiniões falsas parecem-se com as moedas falsas que são, primeiro, fabricadas por criminosos e, depois, gastas por pessoas honestas que perpetuam o crime sem saber o que fazem.
(Joseph Maistre)


Autor: Anna Fonseca


Artigos Relacionados


A Noite

Uma Folha

Confesso

Zarpando

Poema Dedicado

"quadrinha"

Mundo Individual