Helena Conserva compõe a mesa do júri do XXX Festival de de Violeiros do Nordeste



Com muita alegria fui convidada pelos organizadores do Festival de Violeiros do Nordeste em Feira de Santana pra compor a mesa de jurados. Eu fiquei atenta às rimas observando com muito cuidado para ser justa na hora de atribuir a nota. Pude precisar com mais detalhe a construção das rimas e a riqueza de detalhes dos improvisadores, observei também toda a organização, desde a fala de Bule-Bule, que é o apresentador oficial do evento, todo o seu cuidado com o que vai se dizer, ora auxiliando a mesa do júri quanto o número da página na pasta, correspondente a dupla que se apresenta, ora em repetir baixinho o mote apara os cantadores memorizarem. São os bastidores deste evento cuidadosamente organizado para que tudo corra dentro do previsto

Os temas são extremamente bem elaborados. O cantador tem de ser aquele antenado com o mundo, com a atualidadee dotado de boa memória, pois é no palco que ele utiliza as suas leituras unidas ao dom de improvisar. Cinco minutos apenas para ele acessar os arquivos da memória, trazer os conhecimentos à tona e fabricar os versos.

Os temas são apresentados aos cantadores somente na hora da cantoria. Os motes vão ficando cada vez mais difíceis, desafiadores. O primeiro é em sextilha, que é o mais comum depois, em setessílabo, que requer mais agilidade, depois vem o mais difícil, dizem entre si, que é o vestibular dos cantadores, o mote em decassílabo, extremamente difícil.

Nessa edição a dupla Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves ficaram em 1o lugar, em 2o Galego e Paraíba da Viola e em 3oLeandro Tranquilino e Zé do Juazeiro.

O festival de 2005 a dupla formada por Zé da Viola e Valdir Teles, ficaram com o 1o lugar, Nadinho e Galego da Viola, 2o lugar e João Ramos e Gilberto Alves, em 3o . A área do Mercado de Arte ficou completamente tomada pela multidão que se aglomerava na expectativa de ouvir cantoria. Os cantadores deram sucessivas demonstrações de agilidade mental, improvisos desafiadoras, batalhas verbais, destacando o nível técnico dos competidores.


Autor: helena conserva


Artigos Relacionados


Para Entender A Rapsódia Nordestina

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Grande Índio

Analisando A Vida

Educação Física Escolar

Programa Diário Do Atendimento Telefônico

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras