ATOS DOS APÓSTOLOS: Homens...



Algumas particularidades do texto de Atos do Apóstolos nos indicam algumas das principais características do livro: o anúncio do querigma; a ação do Espírito Santo.

Isso pode ser comprovado comparando a complementaridade de alguns vocativos que podem ser lidos nas seguintes seqüências: 1,11; 2,14; 2,22; 3,12.

No primeiro texto a figura, possivelmente alusiva a um anjo, convoca os discípulos a se desinstalarem; possivelmente sugerindo uma volta a Jerusalém, de onde os discípulos se afastavam, como que derrotados. A esses personagens assustados essa figura chama: "Homens da Galiléia, por que estais aí a olhar para o céu?" E explica: "ele voltará". A proposta sugere a volta, para receber a missão e de novo sair, não mais como derrotados.

Considerando o segundo texto observamos que é Pedro quem invoca os "Homens da Judéia" para que percebam os homens de outras localidades, fora da Judéia os quais "de acordo com as escrituras" receberam o Espírito Santo. Nota-se, portanto, a ação da Palavra e do Espírito.

No terceiro texto está o centro do Querigma invocado para os "Homens de Israel": a) Jesus de Nazaré, foi provado por Deus; b) realizou sinais; c) vós o matastes na cruz; d) Deus o ressuscitou. Com um elemento importante: a manifestação da ação do Espírito.

A partir disso, a conclusão não poderia ser diferente, como se vê no quarto texto. Uma vez que Jesus, o crucificado, havia realizado sinais, seus discípulos também o realizariam, como de fato o fizeram. Isso, entretanto se torna mais um motivo para o reforço do anuncio: tudo se realiza por intermédio da ação do Espírito. Por isso Pedro reforça o centro da fé cristã, aos mesmos "homens de Israel". Mostra, com isso que "esses homens" mataram Jesus: "vós o entregastes e negastes", "vós o acusastes", libertastes "para vós um assassino" e, em virtude disso "vós matastes o Príncipe da vida, mas Deus o Ressuscitou. E disso nós somos testemunhas".

Observamos, portanto que, em cada momento em que aparece o chamado aos "Homens" algo de muito importante é anunciado: aos "homens da Galiléia" é anunciada a necessidade de voltarem a Jerusalém para serem testemunhas do retorno do mestre; aos "homens da Judéia" é anunciado que tudo se realizou "de acordo com as escrituras: portanto nada foge ao controle das mãos de Deus; aos "homens de Israel" é reapresentado o problema, solucionado com a morte de Jesus a quem Deus ressuscitou. E, assim afirma o texto: Disso somos testemunhas; testemunhas da ressurreição.

Neri de Paula Carneiro – Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador.

Leia mais: <http://falaescrita.blogspot.com/>; <http://ideiasefatos.spaces.live.com>;

<http://www.webartigos.com/authors/1189/NERI-P.-CARNEIRO>; <http://www.artigonal.com/authors_51301.html>; <www.brasilescola.com.br>


Autor: NERI P. CARNEIRO


Artigos Relacionados


Atos Dos ApÓstolos: Os Sumários

As Viagens De Paulo

Paródias

Atos Dos ApÓstolos: O Pentecostes

Dízimos: O Pai, O Filho E O Espírito Santo Confirmam A Sua Continuidade

Dois Caminhos Rumo Ao Sobrenatural - Livro

A Ressurreição De Cristo: Evidências De Que Vale A Pena Crer.