Análise Crítica da Alienação Presente em Nosso 'Sistema' Social



Ao falarmos em Alienação alguns destacam como principal aliado desse processo o Capitalismo. Entretanto se uma abordagem mais profunda for realizada, é possível perceber que há uma complexidade maior nesse tema. Para isso algumas áreas em que a alinação atua de qualquer forma serão destacadas, e analisadas.

Na sociedade atual, ao procurar onde inica-se a alienação, é possível destacar o que acontece dentro das organizações. O dono do meio de produção tenta arrancar o conhecimento sobre o processo produtivo, de uma forma que só reste uma fração desse processo, sobre o domínio do trabalhador. O objetivo disso tudo, é para evitar que nesse trabalhador, um sentimento de posse sobre o produto, surja.

Ao analisarmos o processo pelo qual o colaborador passa, dentro das organizações, é possível perceber que a Gestão criou técnicas muito eficientes de mapear quanto o trabalhador sabe sobre o processo produtivo, e também alternativas para limitar essa capacidade. Quando falamos em uma análise dos cargos, nada mais é do que o mapeamento do conhecimento, e a divisão sistêmica do processo produtivo, servem como agente limitador. Sem falar no processo repetitivo, pelo qual o tabalhador passa. Aí, basicamente, está o início da Alienação.

Em fases mais avançadas, o indíviduo começa a sentir a necessidade da estrutura organizacional, na vida social, a partir daí é que podemos dizer que ele não consegue mais identificar a sua verdadeira essência, ou seja, esse tipo de comportamento cria uma falsa sensação de que o colaborador é o cargo, literalmente. Ele precisa de todo um sistema, utilizado na empresa, para gerir as relações cotidianas, no meio social.

Para os que duvidam que exista uma alienação tão doentia, e afirmam que caso isso ocorresse, o trabalhador estaria blindado, pois, "o estado tentaria defender os direitos do cidadão". Eu pergunto: será que para os responsáveis pelo estado, não é melhor que a fração da população, que trabalha, esteja completamente incapaz de refletir sobre o governo? Totalmente influenciável, por necessitar da estrutura manipulativa? É possível conseguir argumentos para responder a esses questionamentos, fazendo uma observação da sociedade brasileira. Quando algum escândalo político aparece, como mesalão, CPI's, etc... Os veículos de comunicação em massa, logo passam a divulgar notícias sobre futebol, moda, assuntos que mudam o foco da população. Logo, eles estão suprindo a necessidade de manipulação da sociedade.

Outro exemplo da decorrência manipulativa na sociedade é a questão das Religiões. Para alguns é fácil perceber, como a manipulção dessas igrejas está presente. Recentemente, os fundadores, de uma Igreja, tiveram os seus bens confiscados pela justiça, por terem sido adquiridos com fundos não comprováveis. Esses fundos são oriundos de doações feitas pelos fiéis, que são manipulados, por terem suas capacidades comprometidas, já que sua identidade foi perdida.

Há também um forte estímulo a alienação, quando a "devastação" cultural ocorre. A cultura de um povo passa ser sua identidade. Quando uma nova cultura tenta ser imposta, sobre a cultura original, através de um enfoque apelativo muito grande, nós temos outra forma de alienação. Quem nunca ouviu falar do "American way of life"? Ali está uma tentativa de imposição cultual, com a finalidade de introduzir um forte consumismo nas sociedades.

Fugindo um pouco das alternativas capitalistas, e fazendo uma abordagem com o foco no Comunismo. O comunismo é um modelo político-econômico, baseado nos ideais socialistas. Nesse sistema, nós temos a produção coletivista, e um modelo social onde, teoricamente, seria igualitário.

Para esse regime, há a perspectiva de que todos os seres humanos são iguais na sociedade. O trabalho é comum, e todos os funcionários, detêm alguma responsabilidade sobre o processo produtivo. Quandofocamos na questão do trabalho no comunismo, nós percebemos que o trabalhador também só detêm uma fração do conhecimento necessário, tudo bem que o trabalhador está produzindo para a sociedae. Mas ele continua sem deter o conhecimento necessário para a produção completa.

No sistema comunista, nós temos o governo controlando tudo o que será passado a população, desde as técnicas produtivas, até as notícias. Então percebemos que há alguém no comando, que necessita da mesma alienação "capitalista", no regime comunista.

A questão principal é que, independente do modelo político-econômico, a Alienação estará presente. No capitalismo, ela se faz necessária, para o controle organizacional e social, e consequêntemente, conseguir a mais-valia. No regime Comunista, nós também temos a necessidade de alienação, com o propósito do controle social, afim da manutenção do poder, e até do próprio regime. Independente disso, a alienação é um problema que está intrinseco ao ser humano, pois, sempre que existir a necessidade de dominação de um ser sobre o outro, existirá a alienação. .


Autor: André Giaquinto


Artigos Relacionados


O Discurso / Mídia / Governo

O Chão

Via LÁctea (poesia)

A Perspectiva Construtivista De Ensino

Safety Stock E Cycle Stock

A Morte Anunciada De Um Lóbulo

Progresso