Posicionamento Sobre a Propagação de Idéias com Caráter Ideológico



Quando falamos sobre o termo propaganda ideológica, estamos nos deparando com uma situação que está presente em todos os ramos da sociedade. Seria impossível extingui-la e qualquer tentativa, poderia ter efeitos críticos, porém o estado que a propagação de ideias, por essa maneira, chegou, está causando sérios problemas a sociedade, que se não forem sanados logo, as consequências serão irreversíveis.

Para começar a falar sobre propaganda ideológica, vamos começara a tratar da sociedade brasieleira. Quando analisamos a situação política do país percebemos que a ideologia utilizada pelo atual governo é muito forte. O Governo cria desenfradamente formas de manipular a sociedade. E o pior, a maioria esmagadora da sociedade que é manipulada, encontra-se na parte inferior da pirâmide social. Ao final de todos os comercias, finaciados pelo Governo da República, um slogan que diz: "Brasil, um país de todos". É veiculado. Aí está a primeira tentativa de manipulação social que podemos perceber. Será que o país que tem uma das maiores desigualdades sociais, é um país de todos? De fato, não é. Porém o governo tenta colocar isso na cabeça dos cidadãos para tentar diminuir qualquer tentativa de revolta.

Outra forma de manipulação do governo foi quando foi lançada uma cartilha com recomendações de expressões que deveriam ser usadas pelo povo, e que seriam aprovadas pelo governo. Nessa mesma cartilha, também havia recomendações de comportamentos recomendados pelo mesmo governo. Eu pergunto será que somos robôs que recebemos ordens de como nos comportar? Pois para eles nós somos sim, pois, no mundo político o cidadão é apenas um voto, que pode ser manipulado, e para isso acontecer basta escolher a melhor forma de fazer isso. E na maioria das vezes a escolha é feita através de ideologias.

Prosseguindo ainda na política, alguns podem perguntar qual o interesse do governo em manter a sociedade sob controle, literalmente. Uma sociedade que é controlada só precisa de um estímulo certo para realizar ações determinadas. E como vimos uma sociedade que recebe altas "doses" de propagandas ideológicas, começa a perder a sua criticidade. É possívela afirmar que o governo tem a sociedade sobre controle, ele não tenta, ele já tem. Será que se o governo não tivesse a sociedade sob controle, quando escândalos de corrupção estourassem, eles continuariam com a aprovação recorde? O controle social não se resume apenas a esse governo, e sim aos passados também.

Uma "modalidade" de propaganda ideológica que é de fácil aceitação pelo povo é quando falamos em mudança. Essa questão inflama as maiorias oprimidas, que se contagiam por esse sentimento de uma forma incontestável. É a ideologia mais fácil de ser implantada nas massas populares. E o pior é que essa ideologia, não está se propagando dentro das massas pobres, tem contagiando até os "privilegiados", por exemplo: nós temos o Barack Obamma, presidente eleito dos Estados Unidos da América. Na sua campanha rumo à Casa Branca, Obamma adotou como principal slogan a palavra Change, que em inglês significa Mudança. Ele conseguiu implantar a ideologia da mudança na maioria dos cidadãos americanos. Comprovando que a força que essa palavra tem, é incomesurável.

Entretanto o uso manipulativo de pensamentos, não se resume à política, no mundo dos negócios é o que mais se ver. Em campanhas publicitárias milionárias, nós temos a disseminação de uma modelo perfeito de vida, simplesmente pelo consumo de algo. Quem será que já não viu: a família feliz consumir tal produto. Aquilo ali é uma fundamentação ideológica, que leva a uma associação subliminar que a felicidade está relacionada ao consumo daquele produto. Uma propaganda desse tipo já teria um efeito depreciativo natural na sociedade, agora imagine essa propaganda multiplicada por 100, que consequências na sociedade não teria? Para saber, basta observar ao seu redor, como o comportamento das pessoas é fundamentado na vida propagada. As mulheres se sentem obrigadas a usarem o que a moda divulga. As populações de países subdesenvolvidos copiam o estilo de vida americano (American way of life), pois esse é divulgado intensamente no cinema, e com o objetivo descarado de divulgar os E.U.A. como o melhor país do mundo. Está aí o argumento perfeito para provar que o comportamento do ser social pode ser determinado por algum grupo.

É importante destacar que um importante aliado das pessoas que têm interesse em manipular a sociedade, é a imprensa. A função principal da imprensa é divulgar, porém para cumprir o seu papel nenhuma forma de filtragem é feita. O único pré-requisito necessário, para iniciar uma campanha com as características acima, é ter recursos finaceiros. Atendendo essa necessidade, é uma questão de tempo o controle social entrar em vigor.

O papel da imprensa no forte esquema de manipulação que afeta a sociedade atual, não se resume apenas a veículo de comunicação. Ela também exerce o mesmo tipo de fundamentação ideológica, só que de uma forma pior. Ela modifica as informações de uma forma a favorecer um determinado ponto de vista, só que essa manipulação é feita de uma forma a agradar os seus interesses. Um exemplo é durante campanhas políticas, vamos tomar como referência a última campanha presidencial brasileira, onde ficou claro que uma emissora de televisão estava favorecendo a oposição, ao divulgar qualquer informação sobre negócios ilícitos. O curioso é que nesse dia foram apreendidos milhares de dólares que iam ser levados do país, supostamente a mando de um candidato, o jornal do horário nobre dessa emissora se dedicou exclisivamente a esse fato. Uma nota no final foi reservada para informar que uma avião da Gol havia desaparecido. Posteriormente, esse avião se tornou no segundo maior desastre aéreo da aviação brasileira. O ponto que eu quero chegar é, que a imprensa tenta manipular o povo através de notícias, mudando o seu foco para as questões que são julgadas interessantes para eles.

Podemos destacar como formas de propaganda ideológica, toda a modalidade que tem por objetivo transmitir um pensamento para ser adotado para a população. Os principais agentes que podemos identificar são: O Governo, as Organizações e a Imprensa. Sabendo dos malefícios que esse comportamento pode causar essas práticas têm de ser reguladas por um òrgão efetivo e independente. O que constitui um desafio muito grande para um país como o nosso que já sofreu com a opressão política. O que é importante frizar é que: há uma necessidade eminente de controle sobre esse perigoso processo de divulgação, porém o desafio consiste em controlar e não censurar a expressão de pensamentos individuais.


Autor: André Giaquinto


Artigos Relacionados


Da Poética Libertadora

Mídia Má!?

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Grande Índio

Educação Física E Qualidade De Vida

A Evolução Da Telefonia Celular

PolÍtica ComunitÁria