A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA JUDÔ PARA CRIANÇAS



Autor: José dos Reis Souza
Orientadora e colaboradora: Talma Bastos de Barros

RESUMO

Esta monografia pretende, através de uma revisão bibliográfica, descrever a importância do lúdico no ensino do Judô para alunos de 04 a 14 anos de idade, sua evolução histórica, desde a criação do Jiu-Jitsu, arte da qual é originário, até os dias Para tal, verificou-se: os estudos feitos pelo mestre Jigoro Kano para transformar o Jiu-Jitsu em Judô; a chegada do Judô ao Brasil, com o Conde Koma; e a introdução do Judô como disciplina da Educação Física. Conclui-se que o Judô, além de ser um esporte, é um método de educação física e moral através da luta. Além de ser também uma arte marcial de origem muito antiga. O ensino do Judô tem se desenvolvido ao longo dos séculos de forma evolutiva, significativa e obediente a regras e técnicas nipo-ocidentais. A temática em apreço oferece oportunidade de, através da leitura cientificamente orientada, aperfeiçoar o acervo literário específico e melhorar o entendimento da importância do lúdico nas aulas de Judô. Palavras Chave: Lúdico. Disciplina. Judô. Alunos de 04 a 14 anos de idade. Jigoro /kano.

INTRODUÇÃO

A Educação Física em nosso País foi reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto Lei 1212/39, que oficialmente inclui o curso superior de Educação Física confirmada pela na LEI Nº. 9.394 /96 de 20 de dezembro de 1996 que normaliza "As Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)", e que manda nos artigos seguintes:

Art. 26, parágrafo 3º - "A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos".

Art. 27, inciso IV - "promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais"

Art. 29-" Aeducação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, completando a ação da família e da comunidade.(BRASIL, 2008, Lei nº. 9.394 /96 –LDB, art. 26, §3°; art. 27, IV; art.29) ,

O lúdico é um importante fator para o desenvolvimento biopsicossocial da criança. A palavra lúdico se origina do latim ludus que significa brincar ensina queo que caracteriza o lúdico "é a experiência de plenitude que ele possibilita a quem o vivencia em seus atos". A ludicidade como um estado de inteireza, de estar pleno naquilo que faz com prazer pode estar presente em diferentes situações de nossas vidas. (GRILO, 2002,p. 96)

Compreender o desenvolvimento escolar e infantil é uma das preocupações a qual envolve este projeto de pesquisa. Porém não nos deteremos apenas às questões do desenvolvimento motor infantil, pretende-se mostrar que tendo o judô como incremento e facilitador de atividades do corpo e movimento no intuito de melhorar o desenvolvimento na aprendizagem educacional, pode-se fazer dele um fator norteador dessa questão. Serão importantes assuntos e temas transversais propiciados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN da Educação Física e que podem ser elencados como moral, ética, valores humanos, justiça, solidariedade, respeito mútuo, conhecimento de outros valores culturais farão parte no processo da pesquisa.

Pinto(1997, p. 336) afirma "não há aprendizado sem atividade intelectual e sem prazer"; se não há aprendizagem sem o lúdico, a motivação através da ludicidade parece ser uma boa estratégia no auxilio da aprendizagem, como podemos observar na afirmação de Mednick (1983 p..21).

É evidente que precisamos de ambas as coisas, aprendizagem e motivação, para o desempenho de uma tarefa. A motivação sem aprendizagem redundará, simplesmente, numa atividade à cegas; aprendizagem sem motivação resultará meramente em inatividade, como o sono·.

Serão abordados historicamente assuntos de como surgiu a arte de luta corporal, as qualidades culturais de Jigoro Kano o seu fundador, o vínculo dos Ninjas e objetivos marciaisque inspirou o fundador e seus colaboradores.

Segundo Neira (2004) pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo "o desenvolvimento é um processo que se inicia a partir da concepção e continua ao longo da vida".

Fachada (1997) cita Piaget e Vigotsky como construtores do estudo acerca do desenvolvimento do intelecto através do movimento os quais levaram em consideração as teorias do construtivismo e a relação sóciointeracionista respectivamente.

Entende-se assim que no trabalho direcionado às crianças no ensino básico fundamental, sendo o Judô um meio para direcionar, um instrumento estimulador das capacidades motrizes ao longo do desenvolvimento se revelará uma fonte inesgotável para o aproveitamento na aprendizagem escolar. Sendo ele também uma disciplina terá por sua vez que se servir de formas lúdicas para exposição de seus conceitos.

Segundo Rizzo Pinto (1997, p. 315), "... o aspecto lúdico está adquirindo um caráter extremamente passivo," onde segundo o autor deve-se se reforçar a importância do fazer para viver, educar-se em lugar de torcer, sugerindo a utilização da atividade motora que caracteriza a infância: os jogos (GROSSO 2005 p. 21).

Esse projeto de pesquisa pretenderá fazer ciente todos aqueles que dele tiverem acesso, a importância desse esporte o Judô como interventor progressista nas questões relativas à aprendizagem.

No site "Judô Brasil" existe alguns estudos sobre a abordagem desenvolvimentista que se pode explorar em um ambiente de ensino de Educação Física propiciando aos educandos nova postura de comportamento disciplinar. A tendência aqui também é de possibilitar, antever atitudes perniciosas incoerentes aos conteúdos oferecidos pelos PCNs da Educação Física.

Em nosso entendimento o Judô é um interventor eficaz que enriquecerá os estímulos de alunos de 04 a 14 anos como: respeito, limites, cidadania, regras, consciência em saber os momentos de decidir que são requisitos indispensáveis e básicos para o futuro de um mundo de relações e de paz.

Queiroz et al (2006, p. 5) referem-se que "o mestre Jigoro Kano instituiu dois fundamentos básicos ao Judô, os quais dão bases para suas estruturas técnicas e filosóficas". Estes fundamentos foram se expandindo por todo o mundo e através de uma contínua construção foram se fortalecendo e dando sustentação à luta até os dias atuais. (PERUCA, 1996, p. 65-66 apud QUEIROZ et all, 2006, p 6.).

Há longo tempo estamos relacionados à prática de Judô participando como atleta competidor e senhor de títulos conquistados, atuando como árbitro de torneios em competições infantis, juvenis e adultos este período de dedicação foram proveitosos para aquisição de conhecimentos.

Pretende-se com esta pesquisa literária conhecer, através de bibliografia científica as técnicas didático pedagógicas para o ensino aprendizagem de crianças e verificar a oportunidade de adequá-las ao ensino do Judô. Realizar o levantamento da produção científica sobre ensino da disciplina Judô e dispositivos lúdicos do ensino aprendizagem. Sintetizar os tipos de pesquisa e analisar a abordagem teórica metodológica dos artigos Delinear os principais resultados obtidos Analisar a contribuição desta produção científica no conhecimento pedagógico.

Esta monografia vem de encontro à necessidade de se demonstrar que sendo o Judô uma disciplina com conceituações didático pedagógicas comuns às demais disciplinas, que sendo esta luta marcial um esporte e também uma forma de direcionar o aluno para alcançar pleno desenvolvimento não deixa de ser impositiva enquanto teórica e repetitiva sendo portanto necessário incluir em sua didática técnicas lúdicas. Alunos da faixa etária de 04 a 14 anos de idade requerem atenção especial, pois o que está em evidência é toda a expectativa de um desenvolvimento biopsicossocial com o mínimo de seqüelas possíveis. Através da presente revisão buscaremos reconhecer as práticas utilizadas pelos educadores que possam servir como proposta lúdica no ensino do Judô.

Para ressaltar a relevância da técnica concordamos com o discurso a seguir:

Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, de preocupação, de responsabilização e de envolvimento ético e afetivo com o outro (BOFF, 1999, p.01).

Alves Junior (2001) faz clara observação ao expor que sem querer esgotar as possibilidades do desenvolvimento da prática do judô na universidade e ainda dentro das finalidades das instituições de ensino superior, temos as pesquisas, que entre outros objetivos, deve alimentar a prática pedagógica que é desenvolvida no judô, tanto o ensinado no ambiente formal como no não formal. Mesmo reconhecendo que já saímos de um período onde eram muito raras as pesquisas relacionadas ao judô, observamos que ainda é tímida a presença de trabalhos em congressos de educação física, mas já podemos encontrar algumas dissertações de mestrado na abrangência das lutas, em especial abordando o judô ou a capoeira. A pesquisa no campo das lutas e do judô é ainda um campo a se desenvolver, e pelo que podemos observar as relacionadas a gênero e idade merecem ser uma delas.

Segundo estudo relatado por Grosso(2005) a luta, por questão de sobrevivência nasceu com o homem e os documentos desta afirmativa são dos tempos mitológicos. Em um manuscrito muito antigo, o Takanogawi, relata que os deuses Kashima e Kadori mantinham poderes sobre os seus súditos graças às suas habilidades de ataque e defesa.

A Crônica Antiga do Japão (Nihon Shoki), escrita por ordem imperial no ano de 720 de nossa era, menciona a existência de certos golpes de habilidade e destreza, não apenas utilizados nos combates corporais, mas também, como complemento da força física, espiritual e mental, relatando uma história mitológica na qual um dos competidores, agarrando o adversário pela mão, o joga ao solo, como se lançasse uma folha. Segundo alguns historiadores japoneses, o mais antigo relato de um combate corporal ocorreu em 230 AC, na presença do imperador Suinin Taimano Kehaya, um lutador insolente foi rapidamente nocauteado por um terrível cultor do combate sem armas, Nomino Sukune. Naquele tempo não havia regras e combate padronizadas. As lutas poderiam desenvolver-se até a morte de um dos competidores. As técnicas de ataque e defesa utilizadas guardam muita semelhança com os golpes do sumô e do antigo ju-jitsu. (GROSSO, 2002)

Nos arquivos do Instituto Kodokan encontra-se que o Mestre e precursor do Judô no mundo Jigoro Kano estabeleceu o Instituto Kodokan em 1882, época em que o dojô (local de treino) tinha apenas 12 tatamis e o número de alunos era nove. O ju-jitsu foi substituído pelo judô pela razão de que enquanto "jitsu" significa técnica o "do" significa caminho, este último podendo ter dois significados: o de um caminho em que você anda e passa e o de uma maneira de viver. (KISHIMOTO, 1997).

A proposta, ao enfatizar valores como o desenvolvimento integral, a auto-responsabilidade, a cooperação, a moralidade, a inserção da criança no mundo natural e social, o desenvolvimento da linguagem, a criatividade, o senso estético e a expressão de sentimentos, aproxima-se de objetivos sugeridos por sistemas infantis de muitos países. Entretanto, há fatores culturais que conferem colorido especial a cada um desses valores. Diversos estudos (HENDRY 1986a/b; SHIELDS JR. 1993; FINKELSTEIN, IMAMURA, TOBIN 1991; PEAK 1991, TOBIN et al. 1987) na obra de Kishimoto (1997) mostram a preponderância das características coletivistas da sociedade japonesa e seus reflexos no sistema escolar. A inserção da criança no grupo como objetivo prioritário da educação infantil japonesa é apontada na pesquisa de TOBIN et al. (1987) e KISHIMOTO, 1997, p. 26), realizada nos anos 80, que identifica diferenças culturais entre Japão, China e Estados Unidos. (KISHIMOTO, 1997).

A criança deve desenvolver habilidades para interagir positivamente com seu meio natural e social e incorporá-lo em sua vida diária com os objetivos de: "Ter prazer em experimentar fenômenos e eventos da natureza por meio de brincadeiras; brincar pela experimentação e criar com coisas que a cercam; desenvolver interesse por brinquedos e coisas feitas pelo homem. (KISHIMOTO, 1997, p. 68).

Segundo Tani (1988, página, apud LIMA, 2005)[1]até por volta dos 6 a 7 anos, a criança se caracteriza pela aquisição, estabilização e diversificação das habilidades básicas. Nos anos seguintes, até por volta dos 10 a 12 anos, teremos o refinamento e diversificação na combinação destas habilidades em padrões cada vez mais complexos. Por exemplo, a criança adquire primeiro o padrão fundamental de andar e com base nesse padrão, desenvolve o andar diversificado em termos e formas, velocidades e direções. As habilidades específicas do judô, nada mais são do que a combinação dos movimentos fundamentais em padrões mais complexos e assimilados com maior eficiência por aqueles que tenham passado por um programa hierarquizado de aprendizagem e adquiriu um grande repertório de comportamentos no campo das habilidades motoras básicas. Lembramos aqui que se a "base da construção do desenvolvimento motor deve ser formada por uma grande diversificação de habilidades motoras básicas, enquanto que o acabamento constituiria na combinação dessas habilidades em movimentos cada vez mais complexos específicos".

Este estudo monográfico propõe a ludicidade como caminho para o aprendizado da disciplina Judô prescreve nesta metodologia algumas formas de usar o lúdico como ferramenta educativa as atividades deverão ser aplicada de forma lúcida e recreativa, utilizando-se os jogos, os desafios e as brincadeiras como meio de motivar as crianças para a aula. Forma lúcida na aplicação das atividades, não significa uma oposição aos conceitos disciplinares do judô, uma vez que as regras e as normas estabelecidas pelo professor para os jogos e as brincadeiras servirão como elementos disciplinares dos conceitos sociais a que nos propomos. Sugerimos aos professores de judô que consultem a bibliografia especializada nos jogos e na educação física infantil, onde poderão encontrar exemplos e, utilizando a sua própria criatividade, adaptar para a sua aula a forma que julgar mais motivadora eficaz.

A monografia foi desenvolvida a partir de pesquisa qualitativa por compreender um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema de significados. Tem por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundo social.

Abordou-se com esta metodologia questões relevantes dos professores de Educação Física e da disciplina Judô nas suas ações e comportamentos que qualifiquem a aprendizagem de um esporte/arte/disciplina através da inserção do lúdico para alunos de 04 a 14 anos de idade. .

Realizou-se, ainda, revisão de literatura na qual se contrastou as respostas obtidas com o ideal proposto pela literatura.

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Autor: José dos Reis Sousa


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