Os Tambores de Outono



Uma mulher, oriunda do século XX se apaixona por um guerreiro escocês nascido no século XVIII, amor improvável iniciado numa incrível jornada pelo tempo. Esse é o mote da série Outlander, best seller em diversos países, escrita pela norte-americana Diana Gabaldon, que chega ao quarto volume, numa edição que a editora Rocco traz, mesmo com um atraso, com tradução de Geni Hirata e capa caprichada de Mário Alberto.

Os tambores de outono (Drums of autumn, 1997) é a quarta aventura iniciada por Claire Randall, em A viajante do tempo, quando visitava umas ruínas ancestrais na Escócia, e um portal mágico foi aberto e a levou ao passado, onde conheceu o amor de sua vida, o guerreiro das Highlands, Jamie Fraser, com o qual teve uma filha, Brianna.

Uma jornada pelo tempo, cheia de aventura e romance, excepcionalmente bem escrita. Convidamos o leitor a começar pelo inicio da série e ler todos na ordem que foi escrita e não tenham medo do número de páginas dos livros, todos passando das setecentas páginas. Gabaldon é uma mestra, sem comparações, que emprega acontecimentos históricos reais, com tamanhos detalhes, que tece tridimensionalmente o cenário de amor e aventura que cerca o casal de protagonistas. Embora, seja uma história de amor que transcende o tempo, é uma aventura histórica que prenderá o autor do principio ao fim.

O amor que o tempo e a magia uniu, após as guerras e as intrigas de clãs, no primeiro volume, em A libélula de âmbar, o retorno ao futuro e os acontecimentos do passado batem na porta de Claire, que segue em O resgate no mar.

Já nessa quarta aventura, a história se desvia do casal protagonista dos três primeiros, incidindo em Brianna. Enquanto os dois estão na América colonial, em 1767, duzentos anos na frente, a jovem está dividida entre a tristeza da perda da mãe depois de sua partida para o passado e a curiosidade a respeito de um pai que nunca encontrou. Ela e seu namorado, Roger Wakefield, professor de colégio, descendente de um dos primos de James do clã MacKenzie, descobrem um velho recorte de um jornal da época pré-revolucionária, onde uma noticia os atordoa, Claire e James morrem prematuramente num incêndio, numa cidadezinha da fronteira. Assim, Brianna toma a decisão de ir para o círculo de pedra que abriu o portal para a mãe e tentar voltar no tempo para mudar o curso da história e salvar seus pais. Contudo, nada conta de seus planos ao namorado e segue ao passado e Roger, nota o engano de Brianna, e entra ao mesmo tempo no vórtice temporal.

Usando o duro cotidiano das colônias americanas, um lugar ocupado por nativos em luta pela sobrevivência, negros escravizados e europeus em busca de fortuna e melhor sorte, a autora constrói uma narrativa detalhada, de forma clara e precisa, minuciando todos os detalhes da época. Seus personagens crescem e continuam com a marca registrada de Gabaldon, realismo e complexidade.

São apresentados vários novos personagens, um vilão cruel, mantendo o clímax da história, entretanto o contexto de vários personagens pode atrapalhar o leitor que deseja iniciar a série por este livro, pois é difícil manter a pista de quem é quem. Apesar disso, a narrativa consegue ser muito envolvente e bem estruturada para com a fantasia e a realidade.

Dividido em duas partes, cada qual, com 544 e 504 páginas respectivamente, Os tambores de outono, é uma fascinante história, com mais aventura e tensão do que os outros da série.

Surpreendente história.


Autor: Cadorno Teles


Artigos Relacionados


A Meméria Brasileira Na Ação Da Cidadania

Próprio Amor

Próprio Amor

Mistura De Conan Com Predador

O Amor Ao Próximo

Os Heróis De Dunfermline

Uma História