A Identidade Cultural e o Educador no Século XXI



O pensamento é a manifestação do conhecimento, o pensar é a atribuição de significados para as linguagens que são aprendidas ao longo da vida, portanto o conhecimento tem o caráter único.

Em ambas sociedades, antiga e atual, o conhecimento é adquirido pelos ensinamento da família, sendo a primeira instituição que o educando mantém contato e, é nesse momento que o aprendido por essa toma significado e surgem os mitos. O mito é a forma que o individuo encontra para que as tradições sejam aceitas como verdade, através da imaginação e criação de histórias que possa tranqüilizar os fenômenos que vão acontecendo com o passar dos tempos. Quando o mito e a educação encontram-se, sempre existe conflito pois a criação do mito é o começo da formação da identidade cultural, essa por sua vez agrega uma carga de costumes, tradições, ensinamentos, verbetes e ideologias que cada educando traz à escola, e muitos educadores não sabem conviver com essas diferenças e muito menos aproveitá-las para uma extensão em uma cultura multifacetada no contexto escolar.

A escola torna o que até aquele momento passado era estático em dinâmico, buscando a verdade multilinear, ou seja, em diversas visões, porém sempre sendo encontrada em um único contexto. Portanto, a produção do conhecimento só é possível a partir da racionalidade, da reflexão e da troca.

A racionalidade é essencial por estabelecer a dúvida em todas as idéias, ou seja, a medida que um determinado assunto é instigado desenvolve a capacidade de pensar, potencializa a criticidade e produz conhecimento, dando sentido ao que Descartes formulou a respeito desse processo, "penso, logo existo". Conclui-se que, se duvida, pensa; se pensa, existe. Embora não seja físico é reconhecido como ser pensante.

Através da reflexão, a racionalidade do conteúdo é re-significado tomando sentido para a vivência do educando, passando por críticas e fazendo parte da percepção humana, pois o ser humano só atribui sentido aquilo que tem significado algum para o seu cotidiano. O essencial no ato reflexivo é a razão especulativa, a partir de inquietações que o entendimento puro é consentido, nesse ato convêm as idéias simples que são correlacionadas à consciência nas experiência e experimentos, suscetivelmente ocorre as idéias complexas que são as inquietações transcritas e a busca por outras "verdades".

Considera-se também os ensinamentos de Sócrates ara o ato reflexivo, onde acreditava que para compreender o ser humano é necessário a compreensão da sua consciência através do diálogo, utilizando o método indutivo sendo: primeiro, a ironia consistindo em perguntas cujo o objetivo é que o interlocutor reconheça o equivoco das verdades que esse acreditava ser absoluta em um caráter destrutivo pois as pessoas admitem sua ignorância, e o segundo, a maiêutica, ou seja, a construção racional baseada em argumentos, fazendo com que haja um verdadeiro parto das idéias. Este método socrático exemplifica a troca de informação para a construção do conhecimento.

O ensino deve sempre respeitar os diferentes níveis de conhecimento que o aluno traz consigo à escola. Tais conhecimentos exprimem o que poderíamos chamar de a identidade cultural do aluno – ligada, evidentemente, ao conceito sociológico de classe. O educador deve considerar essa "leitura do mundo" inicial que o aluno traz consigo, ou melhor, em si. Ele forjou-a no contexto do seu lar, de seu bairro, de sua cidade, marcando-a fortemente com sua origem social.[FREIRE & CAMPOS, 1991, p. 5]

E conclui:

Queremos uma pedagogia que, sem renunciar à exigência do rigor, admita a espontaneidade, o sentimento, a emoção, e aceite, como ponto de partida, o que eu chamaria de "o aqui e o agora" perceptivo, histórico e social dos alunos [idem, ibidem].

Enfim, o papel do educador no século XXI cada vez mais fica evidenciado o respeito pelas diversas culturas que no mundo atual são multifacetadas, com o avanço da globalização muitos paradigmas já foram quebrados e criados novos a respeito dessa evolução das barreiras culturais, outro aspecto importantíssimo de destacar é o cuidado ao tratar os diferentes níveis de conhecimento, respeitando o educando de uma forma singular. O próximo passo é o diálogo suscetivelmente a construção do conhecimento, desta forma dinâmico e atraente.


Autor: Synara Freitas


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