MUDE PARA MELHOR, CONHEÇA O LICOPENO



MUDE PARA MELHOR, CONHEÇA O LICOPENO

O licopeno é uma substância responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia, beterraba e pimentão, entre outros. Sendo um antioxidante, quando no organismo, auxilia impedindo e reparando os danos celulares causados pelos radicais livres.
Estes por sua vez, são produzidos durante as funções normais do corpo humano, como no ato da respiração e durante a atividade física. Podem ser formados também com o hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e stress.
Os radicais livres são altamente reativos e por isso devem ser controlados, afinal, podem danificar as células saudáveis do corpo humano. Esses danos contribuem para o desenvolvimento de várias doenças, como as cardiovasculares e o câncer.
Pode-se então concluir que o licopeno é importante na alimentação humana.


TOMATE

O tomate é a principal fonte de licopeno. Alimento pouco calórico, fonte de fibras e amplamente utilizado no Brasil, é muito utilizado na culinária, tanto pela cor e pelo sabor, quanto pelo bonito aspecto que dá ao prato.
Sua descoberta ocorreu há cerca de três séculos, mas sua utilização na culinária teve início há apenas um século. Antes era tido como erva daninha ou visto como planta ornamental.
É uma matéria-prima que pode ter sua utilização nas mais diversas receitas. É importante ressaltar que quanto maior a concentração de tomate em uma refeição, maior será o teor de licopeno assim como os benefícios por ele oferecidos.
Substância tão benéfica para a saúde, o licopeno é melhor aproveitado quando combinado à uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada, como é o caso do azeite.

AQUECIMENTO E DISPONIBILIDADE

O licopeno torna-se ainda mais disponível se aquecido, já que o calor reestrutura a sua molécula, o que facilita seu transporte do intestino para o sangue.
De acordo com Steven Schwartz, pesquisador de ciência dos alimentos na Universidade de Ohio, no tomate cru o licopeno está em uma forma química linear. Já após o aquecimento, o licopeno assume uma forma circular, a mesma encontrada na corrente sanguínea.

Uma alimentação balanceada e colorida fornece nutrientes essenciais ao organismo. Introduza boas porções de licopeno no seu cardápio diário. Evite possíveis doenças e tenha uma vida rica em qualidade. Preserve suas células dos radicais livres e seja feliz. Boa semana.


Izaara Alvarenga
Nutricionista

Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


Apaixone-se Pelos Alimentos IndispensÁveis À Boa SaÚde

Acredite Ou Não, Hidratação Faz A Diferença!

O Que é Um Radical Livre?

Antioxidantes E Radicais Livres, As Faces Do Bem O Do Mal

Alimentação E Hipertensão

Células-tronco

Apaixone-se Pelas Frutas