Falando Sobre Marketing
Área que engloba atividades direcionadas às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, visando alcançar objetivos econômico e sociais de empresas. (kotler, 2000, p.30)
Práticas essenciais ao sucesso do negócio:
- Buscar qualidade superior: (conhecer os diversos significados de qualidade para seu cliente, mostrar ao cliente o porquê / motivo da qualidade de seus produtos/ serviços, ter qualidade diferenciada de seus concorrente, ter uma qualidade que esteja ao alcance financeiro para seus clientes);
- Ter bom atendimento: verificar que tipo de atendimento o seu cliente / nicho de mercado deseja / necessita;
- Ter preços acessíveis: apesar de preço baixo não garantir a venda, é importante estabelecer um preço que esteja ao alcance do seu cliente, ou que ele esteja disposto a pagar;
- Procurar ter boa participação no mercado: ter alta participação, no entanto, não garante por si só o sucesso do negócio. A intenção é que o produto esteja sempre ao alcance do consumidor;
- Customização: esta estratégia tem funcionado para algumas empresas, porém outras podem considerá-la uma estratégia não-lucrativa;
- Superar as expectativas do cliente: a satisfação sendo superada pelo encantamento. Ao superar as expectativas do cliente, a empresa terá uma maior garantia (não garante certeza) de que ele irá voltar e realizar novas compras. Para encantar o cliente as empresas agregam valor aos seus produtos e isso pode ser feito em forma de serviços, status, etc. Este processo deve ser cultivado e melhorado continuamente, uma vez que superadas as expectativas do cliente, o mesmo buscará outras formas de encantamento.
Marketing vitorioso
É uma pena que a adoção destas práticas não garantam, necessariamente, o sucesso de um negócio. Estas são apenas diretrizes que levam a um bom crescimento dentro do mercado e que funcionam no máximo a curto prazo.
É interessante que a empresa busque o desenvolvimento de uma estratégia singular e difícil de ser copiada. Michael Porter (1997) considera que uma empresa deve ter uma estratégia robusta e que esta acontece quando se tem pontos fortes que a diferenciam da estratégia dos concorrentes (exemplo: desenvolvimento de um novo canal de vendas, nova forma de fabricar o produto, etc.
Além disto, a empresa, para ter um bom retorno, precisa manter o foco no cliente. É o cliente que mantém a empresa viva e que faz o negócio se desenvolver, portanto, faz-se necessário o melhoramento constante à cerca do conhecimento dos gostos, hábitos, desejos e carências do cliente, bem como das tecnologias que proporcionam esta conexão para, assim, fornecer-lhes o tão famoso valor superior.
Autor: Danielly Oliveira
Artigos Relacionados
A Qualidade Na Prestação De Serviços
Marketing De Relacionamento, Uma Estratégia Corporativa.
O Marketing De Relacionamento Como Estratégia Empresarial
Composto De Marketing - Preço
Atendimento Ao Cliente, Tem Que Ter Qualidade?
Aumente A Qualidade Do Serviço
Crm – Uma Prática Com Viés Filosófico