Falando Sobre Marketing



O que é marketing?

Área que engloba atividades direcionadas às relações de trocas, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, visando alcançar objetivos econômico e sociais de empresas. (kotler, 2000, p.30)

Práticas essenciais ao sucesso do negócio:

  • Buscar qualidade superior: (conhecer os diversos significados de qualidade para seu cliente, mostrar ao cliente o porquê / motivo da qualidade de seus produtos/ serviços, ter qualidade diferenciada de seus concorrente, ter uma qualidade que esteja ao alcance financeiro para seus clientes);
  • Ter bom atendimento: verificar que tipo de atendimento o seu cliente / nicho de mercado deseja / necessita;
  • Ter preços acessíveis: apesar de preço baixo não garantir a venda, é importante estabelecer um preço que esteja ao alcance do seu cliente, ou que ele esteja disposto a pagar;
  • Procurar ter boa participação no mercado: ter alta participação, no entanto, não garante por si só o sucesso do negócio. A intenção é que o produto esteja sempre ao alcance do consumidor;
  • Customização: esta estratégia tem funcionado para algumas empresas, porém outras podem considerá-la uma estratégia não-lucrativa;
  • Superar as expectativas do cliente: a satisfação sendo superada pelo encantamento. Ao superar as expectativas do cliente,  a empresa terá uma maior garantia (não garante certeza) de que ele irá voltar e realizar novas compras. Para encantar o cliente as empresas agregam valor aos seus produtos e isso pode ser feito em forma de serviços, status, etc. Este processo deve ser cultivado e melhorado continuamente, uma vez que superadas as expectativas do cliente, o mesmo buscará outras formas de encantamento.

Marketing vitorioso

É uma pena que a adoção destas práticas não garantam, necessariamente, o sucesso de um negócio. Estas são apenas diretrizes que levam a um bom crescimento dentro do mercado e que funcionam no máximo a curto prazo.

É interessante que a empresa busque o desenvolvimento de uma estratégia singular e difícil de ser copiada. Michael Porter (1997) considera que uma empresa deve ter uma estratégia robusta e que esta acontece quando se tem pontos fortes que a diferenciam da estratégia dos concorrentes (exemplo: desenvolvimento de um novo canal de vendas, nova forma de fabricar o produto, etc.

Além disto, a empresa, para ter um bom retorno, precisa manter o foco no cliente. É o cliente que mantém a empresa viva e que faz o negócio se desenvolver, portanto, faz-se necessário o melhoramento constante à cerca do conhecimento dos gostos, hábitos, desejos e carências do cliente, bem como das tecnologias que proporcionam esta conexão para, assim, fornecer-lhes o tão famoso valor superior.

Autor: Danielly Oliveira


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