Analisando e combatendo a concorrência de forma eficiente
Coletar, organizar e refletir sobre as variáveis controláveis e não controláveis que afetam o ambiente de negócio é fundamental para garantir consistência, coerência e finalmente credibilidade para: 1) planejamento estratégico, 2) previsão de vendas e 3) orçamento.
Não vá para “guerra” sem estas três ferramentas!
Análise de ambiente competitivo não é um exercício estático já que está relacionada diretamente a volatilidade que influência seu comportamento ao longo do ano. Revisitar estas informações periodicamente é vital para o processo de manutenção preventiva que preserva de forma proativa a saúde da empresa.
O gestor cuidadoso deve alocar recursos humano, financeiro e de tecnologia necessários para o bom funcionamento deste processo. O gestor cuidadoso e competente deve manter estas variáveis orbitando ao redor da sua cabeça. O retorno sobre este investimento é certamente o mais fácil e tangível de mensurar.
Exemplo:
Imagine que sua empresa consiga roubar 1% de participação de mercado se antecipando a uma ação promocional de seu concorrente. O investimento ta pago por um ano.
A "reportologia"que resulta deste processo demonstra continuamente as variações no ambiente de negócios, permitindo aos gestores simular cenários e tomar decisõesque influenciam no resultado da empresa.
Para que isso seja possível é fundamental que :
- O planejamento estratégico e as opções estratégicas escolhidas pela empresa estejam atualizadas e bem difundidas em todos os níveis da empresa.
- É importante construir o orçamento com uma ferramenta flexível. O Excel é perfeito. Ele permite interligar células e tabelas tornando as simulações muito rápidas de serem processadas.
- O forecast ( previsão ) de vendas e compras deve ser mensal, ou seja, projetado mês a mês refletindo o orçamento.
Exemplos de simulações:
- Alterar apenas a taxa do dólar para observar o impacto nos produtos importados;
- Alterar as taxas de empréstimo bancário para observar o impacto no lucro;
- Eliminar um produto com margem de contribuição negativa
- Aumentar as margens esperadas para determinada linha de produtos
A tabela abaixo pode auxiliar no processo de coletar, organizar e refletir sobre variáveis que impactam o negócio de alguma forma. Veja como utilizá-la:
Na lateral esquerda da tabela existem quatro áreas externas a empresa geradoras de volatilidade:
-
Autor: Nori Lucio
Artigos Relacionados
Carente De Amor
Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio
Como Ganhar Almas
Sonhar é Viver
About Me
O Xiita E Sua Prece
Garça Branca