Usabilidade X Utopia



Observe e comprove a existência do antagonismo bem e mal ao interagir com um produto, como exemplo um Smartphone (fusão de telefone celular e PDAs) tecnologicamente dotado de recursos avançados, cujo conjunto de princípios científicos permite a integração de diferentes funções e sistemas com possível interconectividade aos pcs e redes wi-fi, além de grande capacidade de memória e softwares variados para distinguir funções específicas entre diferentes interfaces como o PDAs (PDAs ou Handhelds - Personal digital assistants) propriamente dito, que busca cada dia uma aproximação tanto na funcionalidade como em aplicabilidade aos computadores de mesa, mas junto induzindo dor de cabeça um manual que não permite você entender como é adicionar o seu próprio nome, fator desgastante à paciência do usuário consumindo a energia do usuário e desilusão com seu investimento, decide-se então recorrer ao suporte e àsorte de economizar na ligação com o 0800 na esperança de conseguir atenção junto aos atendentes.

Mas neste mundo existem aqueles que pensam nas nossas dificuldades e nos oferecem a opção de investir e economizar em um dispositivo móvel não apenas pelo seu design mais simples, arrojado, confortável e acessível, mas também pelo seu objetivo e funcionalidade, em conseguir ter a mesma disposição moderna e compatibilidade que seu concorrente por um preço muito mais prestigioso. Logo, matamos a charada de entender o porquê a moda hoje é ser prático e útil.

Pergunta-se: Será que podemos chamar esse processo de usabilidade? termo que supostamente vem crescendo de forma exponencial com tendências a tornar-se absoluto e decisivo para designers, desenvolvedores e investidores começarem a conscientizarem-se da importância durante o planejamento e desenvolvimento inicial de qualquer projeto; Fator que encontra-se em franca expansão principalmente em regiões como sul/sudeste do Brasil. Ressaltamos que o teste de usabilidade não é despesa, pelo contrário é investimento preciso, necessário, funcional e sua realização é elaborada por freqüentes seções durante todo o processo de desenvolvimento tornando-se muito mais econômico que dispondo de um orçamento maior em um único teste quando o projeto estiver semi - pronto, com os testes tradicionais.

Mas afinal, ficou claro o quê seria usabilidade? Dizem que se iniciou com a ergonomia computacional estendendo-se posteriormente em diferentes áreas envolvendo a fácil acessibilidade de uma aplicação, como interfaces adaptadas aos usuários e não o contrário, somando-se aos portadores de necessidades especiais, terceira idade e com problemas cognitivos. Acredito ser um processo interativo e dinâmico, que lhe fornece informações coerentes a sua respectiva funcionalidade. Permite em fases avaliativas acessibilidade de um sistema e fácil manejo de um produto levando em consideração a experiência e o bom-senso do especialista responsável. A questão não se trata de uma receita de bolo, mas de uma análise de usabilidade como um favor comum aos usuários do projeto, Ao contrário de um julgamento avaliativo de determinada navegabilidade percebe-se um retorno popular da reação do público-alvo, levando em consideração todas as características obtidas principalmente nas deficiências de utilização do produto ou elemento de  composição. A interpretação dos resultados tende a ser óbvio, sinal que os problemas mais sérios são difíceis de não serem vistos, portanto basta um pouco de paciência para reunir em um relatório suas deficiências e efetivar a reunião final junto à equipe de desenvolvimento para realizar as alterações necessárias.

Quanto aos sistemas web podemos defini-lo em 3 propósitos: informativo permitindo a propagação das informações na internet, funcional oferecendo serviços visando um bem comum e entretenimento interagindo com os usuários para divertir, gerar conhecimentos e aprimorar conteúdo. Alguns sites têm resolução mais complexa, como os portais que abrangem diferentes níveis de sistemas integrados e dotados de objetivos para atingir um público global. Todas as vertentes citadas e muitas outras necessitam de técnicas de usabilidade para se manter e obter funcionalidade, pois um projeto prático, eficiente e atrativo dispõe de qualidade que o tornam capacitados a atender as necessidades do usuário com legibilidade, organização, atualização, adaptação de interfaces às necessidades físicas (computador) e abstratas (softwares) do usuário, quando é robusto, confiável, bem documentado, manutenível, portável, reutilizável, eficiente, correto, adequado a tecnologia e testável. Podemos até citar os testes como um processo que gera   temor em desenvolvedores, e acaba-se perdido em um consenso utópico impedindo com sua ausência o funcionamento do projeto que sofrerá o risco de importantes modificações comprometendo todo seu desenvolvimento e o orçamento da empresa, em função da equipe responsável evitar mais trabalho e tempo na sua finalização. Diga-se de passagem o ilusório trabalho dobrado.

As empresas que tem o conhecimento da importância desta operação, esta contratando profissionais especializados e empresas de consultoria, estabelecendo uma cultura de testes integrados a uma metodologia de projeto centrado no usuário, basta agora não intercederem de forma isolada quanto a este aspecto. Em virtude dos testes protótipos foram reavaliados e testados antes mesmo de se tornarem público, com resultados precisos seja com consultoria ou laboratórios especializados, diferenciando o primeiro em conseguir discernir entre um problema centrado em um único usuário e todos os demais, enquanto o segundo oferece infra-estrutura ao observar, capturar e analisar dados decisivos ao futuro do projeto em questão. A alta usabilidade significa tráfego intenso de usuários nos sistemas digitais usáveis e mais vendas e, consequentemente, permite a sobrevivência dos sites.

Autor: Erika Lopes


Artigos Relacionados


Seo

Novas Tecnologias Voltadas A Melhor Interação Para Deficientes

Portal Do Professor: Breves Considerações Quanto A Sua Usabilidade

O Processo Rup

Pesquisa Sobre Preferências De Interface

Usabilidade Da Interface De Sites E-commerce

Google + é O Plus Do Google Para Combater O Facebook