Uma conversa acerca da falsidade



A falsidade é um mal necessário. Agora me perguntam: por quê? Já que ela simplesmente esconde a face cruel das pessoas sob um sorriso. Exatamente... Sei que ainda choco muitas pessoas ao afirmar que o ser humano é uma entidade cruel, que visa somente os seus interesses, sem pesar as consequências que estará causando ao próximo.

Ser cínico é algo que consideramos até educado em nossa sociedade. Já pensou? Uma pessoa que é teu colega de trabalho te pergunta uma opinião a respeito de como ficou o seu corte de cabelo, ou se andou engordando. Claro que tu não vais querer a inimizade dessa pessoa, tanto pelo aspecto emocional, como pelo profissional. Tu podes ter odiado o cabelo da tal pessoa, e ainda mais tê-la achado gorda ou magra demais nos últimos tempos (sendo que é uma declaração de guerra dizer a qualquer mulher que ela aparenta estar mais gorda).

Esse texto também serve como um desabafo porque sou vítima do cinismo ao mesmo tempo que me obrigo a ser assim até com pessoas que não nutro sentimentos de amor. É um mal necessário... Imagina como estaria o mundo se todas as pessoas dissessem o que pensam a respeito umas das outras? Pára e pensa um pouquinho... Vai dizer que o mundo não estaria mais infestado de guerras do que está agora?

Facilmente uma pessoa que se diz sincera se passa por uma pessoa grosseira e insensível. Mas por que? Simplesmente porque, ao pé da letra, ela diz tudo que ela pensa MESMO! Por isso a falsidade não deixa de ser um pouquinho de sensibilidade.
Fora que as pessoas se vêem obrigadas a serem cínicas para que não fiquem sós. Lembro de um exemplo de uma colega (não citarei nomes) que achava que a fulana estava sendo cínica com ela (tudo isso porque as duas têm o azar de se interessarem pelos mesmos homens), sendo que as duas iam até mesmo a festas juntas. Falei para ela: Não estás satisfeita? Então te afasta! Qual foi a minha surpresa ao ver essa mesma colega minha chamando a fulana de amiga, naqueles altos extremos de puxassaquismo. Agora pensem... Quem é a cínica da história? Como a conheço posso dizer, aí se trata de uma questão emocional. A tal colega abomina ao extremo a solidão.

As pessoas são realmente complicadas, e não estou me achando exceção desse grupo, já que ninguém está livre de fingir que ama o seu chefe de paixão para ser promovido no serviço. Questões profissionais! Não está satisfeito com o chefe? A porta da rua é a serventia da casa! Fora que é um obstáculo ter que lidar com colegas cínicos sendo cínicos com eles para que eles não resolvam de uma hora pra outra puxar o teu tapete, ou torrando o filme com o teu chefe.

Para aqueles que utilizam orkut, quantas vezes vocês viram a palavra "falsidade" (em alguns casos até "falcidade") no perfil de alguém? Estou falando daquele pequeno quadradinho que fala das coisas que não suportamos. As pessoas não suportam a falsidade, mas por si só já estão sendo falsas ao afirmarem isso. Vejam pelo seguinte: virou um padrão em nossa sociedade dizer que a falsidade é algo abominável. Sendo que, em grande parte dos casos, as pessoas que "detestam" falsidade e colocam isso no orkut mendigam comentários fúteis em fotologs e até mesmo em fotos do orkut, onde geralmente encontram-se conteúdos egocêntricos a respeito da festinha no lugar tal, no dia tal. "Ah, comenta aí!" Tu podes não suportar a cara da pessoa, mas o comentário dela é importante. E por que? Questão da popularidade. Tu tens que ser sempre o centro das atenções, o mais amado de todos, sendo que tu não amas todos que querias que te amassem. É complicado... Mas somos carentes de atenção. Tudo isso por um: "Linda a tua foto! Bjssss"

Outro caso bem interessante de falsidade é a respeito do que chamamos de "sugar informações". As pessoas são falsas a fim de que ganhem a confiança da outra pessoa. Quando tu confias em alguém, é natural que tu contes coisas que normalmente não contarias a alguém com quem tu não tivesses intimidade. Pois é... Às vezes as pessoas fazem isso por causa do seu próprio emprego, para evitar que a outra pessoa lhes roube o lugar (tratando-se de informações do próprio trabalho ou pessoais).

Quantas vezes alguém aqui não confiou na pessoa errada e descobriu depois que a tal pessoa falou mal de ti pelas costas? Isso é muito natural... Fora que ninguém está livre de fazer isso e depois ter que lidar com a fúria da pessoa da qual tu fizeste fofoca (sendo que essa pessoa pode até mesmo ser aquele professor do qual necessitas aprovação, ou aquele chefe que potencialmente viria a te dar promoção). Já que... A pessoa a quem tu confidencias a fofoca normalmente NÃO é de confiança, mas serve como lição: fofoca é coisa de gente que pede para se dar mal, a não ser que ela seja usada para destruir aquelas pessoas que atravancam o teu caminho e querem te prejudicar. Não sou hipócrita pelo menos em dizer que viro a outra face àquelas pessoas que querem me prejudicar. Mas em casos mais desnecessários, Conselho de amiga: Evita a fofoca. Isso se tu quiseres durar em algum emprego ou quiseres ter alguém para conversar. Assuntos fúteis de preferência, porque falar que foi traído também é pedir pra ser chamado de corno pelos colegas.

O que isso tem a ver com falsidade no final de tudo? Bem... Vai dizer que não é falsidade tu falares mal de alguém e logo em seguida quereres a atenção dessa pessoa? Sim, claro que é! Deixo claro: nem eu estive livre de fazer isso! Nessa questão de que falo, a falsidade e a futilidade andam de mãos dadas, já que queremos sempre pessoas que detestamos nos puxando o saco. O meio para que isso aconteça: FALSIDADE!

Para aqueles que batem no peito dizendo o quão verdadeiros são, digo-lhes que vocês são pessoas que tentam ser boas, mas infelizmente ser "bom" nessa "selva" (Welcome to the Jungle, como diria Axl Rose) é a mesma coisa do que ser "bobo" (sei porque já tentei um dia). As pessoas se usam da falsidade para se aproveitarem de pessoas que TENTAM ao menos serem honestas consigo mesmas e com os outros. E na maioria das vezes conseguem, porque mentem com facilidade, e habilmente se passam por pessoas que se interessam pelo bem geral. Havemos sempre de tomar cuidado com pessoas que são "boazinhas" demais, já que, quanto mais convincente, mais perigosa é a pessoa. Não que não existam pessoas boas, até por que, eu sou muito boba e sonhadora, e continuo acreditando que exista a bondade no mundo, apesar do nosso mundo estar virado em hipocrisia. Certo grau de falsidade é até necessário, mas se usar demais disso denota mal caráter. E pessoas de mal caráter até podem se dar bem em certo grau, mas duvido que sejam completamente felizes. Já que... Acredito naquela lei de que tudo que fazemos, nos volta com intensidade maior.

No final de tudo chegamos sempre à mesma conclusão: o ser humano é um bicho contraditório. Porque ao mesmo tempo que ele fala mal das outras pessoas, ele sente a necessidade de ser amado e de ter a atenção dessas mesmas pessoas.


Autor: Aline Pereira Ribeiro


Artigos Relacionados


Para AlguÉm Que EstÁ SÓ

Problema De Mulher, Que Devia Ser Problema TambÉm De Homem.

Livre ArbÍtrio.

Coisas Que Todo Mundo Já Passou Na Vida

O Chão

Pasma Imaginação

Três Frases Sobre Perdão