Justiça como sistema: Justiça e verdade
O tema que abordado, não se refere a parte técnica da Justiça, mas à uma simples analise nos sistemas de pensamento.
"A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade é dos sistemas de pensamentos" (Jonh Rawls).
Hans Kelsen aborda a Justiça de uma forma absoluta, onde há justiça e o meio que rege sobre todas as coisas. Para Jonh Rawls justiça é um sistema interpretativo, variável a cada situação, onde o direito não pode ser apenas aplicado, mas sim interpretado.
A busca pela justiça é uma luta imprevisível e inacabável, onde a lutar é a vitória. Justiça para todos é um meio em se fazer seus direitos serem validos, superados e saciados a própria vontade.
A justiça paira sobre a sociedade em ângulo absoluto, se apresentando como um dogma restrito e impermeável, um meio único e eficaz.
Quando o tema é abordado, a primeira idéia que o homem tem sobre o mesmo, é que justiça é aquilo que é certo é correto, Ulpiano diz "Justiça é a perpetua e eterna vontade de dar a cada um o bem que é lhe devido". Essa é a visão da sociedade enquanto que justo, fazendo valer sua vontade.
A Deusa Atemis traz em uma das mãos a espada que representa a força do direito, e em outra a balança que equilibra o direito, a força sem o equilíbrio se torna invalido, e o equilíbrio sem a força se torna inexistente.
A abalança em si tem dois lados, de um dos lados à verdade e de outro a mentira. Emmanuel Kant relata que "Acima da justiça humana existe a justiça Divina".
Esse é a justiça perante a sociedade, um sistema regulador dos sistemas sociais, dando de um lado o dever e de outro o poder.
A questão mais evidente da justiça aos olhos humanos não são visualizadas, a traz de um Processo existe papel e a traz desse papel existe uma vida.
Justiça é uma força subjetiva interna, variada a cada ser humano, o justo é aquele que é o correto. O principio da justiça começa dentro de cada ser humano e é regulado por ele mesmo.
A verdadeira face da justiça é um prisma ainda não denominado, justiça traz o conceito de virtude denominado por um sistema de fraternidade.
Aquele que não estiver pecados que ative a primeira pedra, Kant (acima existe uma justiça Divina). Aquele que não for justo não julgue.
Reginaldo Leopoldo Gois
Estudante de direito.
Autor: Reginaldo Gois
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