A Arte de se Vender



Você se preocupa com o marketing pessoal? Sabe como explorá-lo com eficácia? Pois saiba que o seu sucesso profissional vai depender do quanto eficiente você será para se vender ao mercado. Existem muitas dicas de como evoluir neste quesito, mas alguns cuidados básicos poderão ajudá-lo a conquistar um lugar de destaque mais cedo do que você imagina.

O primeiro passo é você ter boas perspectivas o que em outras palavras significa uma declaração de sua missão, visão e valores. Essas três ferramentas ajudarão a evidenciar a sua vocação, seu futuro negócio ou seleção da empresa onde deseja trabalhar e, em última análise, o seu comportamento profissional.

Conquistado esse importante degrau você deverá alinhar o que foi construído até aqui com aquilo que realmente lhe proporciona prazer. Não dá para trabalhar uma vida toda só pelo dinheiro. Você vai precisar de um motivo ainda maior. Cedo ou tarde você vai acabar descobrindo que precisa haver prazer naquilo que vamos fazer pelo resto da vida, algo pelo qual podemos nos apaixonar perdidamente. A paixão lhe ajudará na realização e lhe proporcionará muita satisfação.

Você precisa ser natural e agir congruentemente com a sua personalidade. Canalize as suas energias e mantenha-se conectado com grupos de pessoas selecionado segundo afinidade com a sua personalidade. Você é o seu produto que é fruto do seu talento e recursos pessoais. Para promovê-lo você terá que oferecê-lo ao mercado em sintonia
com a sua perspectiva de missão, visão  e valores.

Um grande desafio será estabelecer o valor de seu produto. Primeiro não caia na armadilha de achar que o que vende é sempre o preço, pois não é verdade. O que vende será sempre o valor, aqui definido como o conjunto de características e benefícios daquilo que você oferece ao mercado. Não raro, as pessoas caem na arapuca do preço baixo e acabam se acostumando a se vender barato, daí nunca mais corrige.

Assim como nas empresas você vai ter que se preocupar com o ponto. A escolha certa do local para trabalhar. Seja você empregado ou profissional liberal a sua localização será sempre muito importante para o seu triunfo profissional. Observe as pessoas de sucesso e veja aonde elas trabalham. Na maioria das ocasiões você observará que elas estão situadas em localizações estratégicas e privilegiadas.

Você também vai precisar saber se promover no mercado. Frequentar locais onde seu público-alvo comparece (lembre-se do dito popular: "quem não é visto, não será lembrado"), manter atividades ativas de networking, desenvolver suas habilidades de comunicação, ser um bom ouvinte, participar de grupos de atividades em sua área, atuar junto a comunidades filantrópicas ou não, ajudarão muito a otimizar a sua promoção pessoal.

Tanto nas organizações quanto na vida pessoal, você terá que estar 'antenado' aos "Ps" do marketing, aqui identificados como os sete mais importantes.

Pense nisso e ótima semana.

Evaldo Costa

Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.

Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas"

Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br

E-mail: [email protected]


Autor: Evaldo Costa


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