Qual sua atitude?



Livro e Capítulo


Lc 19:2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.

Lc 19:3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

Lc 19:4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali

Lc 19:5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa

Esta passagem eu gosto muito.

Temos registrado o homem que era publicano (ou o coletor de imposto nas províncias romanas no primeiro século), e atentamos para o fato de que Zaqueu era o chefe dos cobradores de impostos.

Como chefe, detinha uma alta posição social, até está registrado que era rico.

Como sabemos, os chefes de hoje mandam e desmandam, da maneira que bem entendem, não é assim? Afinal, o chefe tem poder.

Podemos imaginar naquela época, afinal, sendo o chefe dos cobradores de impostos, podemos entender que Zaqueu ocupava cargo de confiança do Império Romano.

Mesmo assim, podendo mandar fazer, quando o Mestre havia de passar por perto dele, já tendo ouvido falar no Senhor Jesus Cristo, abandonou sua posição, seu cargo, seus poderes legais e buscou ver, simplesmente ver a Jesus.

Interessante não é? Zaqueu somente queria ver ao Salvador!

Não podendo devido a sua estatura (já ouvi pregações em que se mostrou Zaqueu da altura de uma cintura), mas o tamanho dele não é o ponto mais importante desta passagem.

O mais importante é a atitude do pequeno homem, não conseguindo ver ao Senhor Jesus, tomou a decisão de subir em uma árvore para poder enxergar, para simplesmente ver ao Cordeiro de DEUS.

Em plena multidão, tendo um cargo que era de conhecimento de todos, detendo poder legal, ainda assim Zaqueu abandonou tudo isto para ver, só ver, nem mesmo queria uma audiência com o Senhor Jesus, nem mesmo utilizando seu poder legal e posição; só ver ao Senhor Jesus Cristo.

A vontade de ver o Senhor e Salvador era tanta que este homem não pensou duas vezes: subiu e se colocou a observar o Mestre.

A ação de Zaqueu é que deve nos chamara atenção, ela desprezou a posição, a riqueza, o poder legal para ver Aquele que Tira o Pecado do Mundo.

Tanto foi corajosa, inventiva, ousada tal ação que o próprio Senhor Jesus Cristo o recompensou com sua visita pessoal na casa do pequeno homem.

Agora... temos também atos e ações corajosas para estarmos com o Senhor Jesus Cristo? Zaqueu queria somente ver, sem saber se ia receber uma palavra ou mesmo um cumprimento de Cristo.

Nós temos o privilégio de sermos salvos pelo Senhor, Dele estar conosco até o fim dos tempos, de podermos falar diretamente com Ele, e as vezes (na verdade é na maioria das vezes) trocamos isto por qualquer outra coisa.

O que estamos fazendo afinal?

DEUS abençoe.

PARA PENSAR

Quais ações para tenho para com DEUS?

19308
Autor: Pr Ricardo Misson


Artigos Relacionados


O Cobrador De Impostos

A Verdadeira Riqueza

Zaqueu, O Chefe Dos Publicanos

O Poder Da Humildade CristocÊntrica!

As Atitudes De Zaqueu, Para Ver Jesus Cristo

O Cordeiro De Deus

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer