A Educação como perpetuação do status quo



A Educação nos moldes tradicionais já foi cantada em prosa e versos como ultrapassada e é verdade está mesmo, só que vejo essa questão por outro ângulo e não pelo que comumente vejo sendo tratada, ou seja, aquele velho discurso vazio de educação bancária, reprodutora, depositaria etc. que se vê em todos os cursos de especialização, graduação, formação continuada etc.

Penso que vai bem além disso a humanidade depois do advento da internet como principal motivo dessa transformação de mentalidade, costumes, postura,democratização não só do acesso a informação mas sobretudo acesso a produção, desmitificação do conhecimento, a internet veio com tudo imagens, vida, acesso a todas as areas do conhecimento de um modo interativo, participativo, verdadeiramente universal, já não há mais limites entre paises, cidades, linguas, idéias, motivações, etc, todos podem e devem exprimir suas visões de mundo independente de seus titulos academicos condições sociais, raça, cor, credos, sexualidade, etc.

Assim a Escola, já não responde mais com sua sala, cadeiras, professor, direção, sistema de ensino com uma ideologia estatal, não atrai mais, está literalmente ultrapassada no tempo, no espaço, no ambiente, os jovens, os adultos, mas acima de tudo os jovens não se adequam mais a esse modelo, por mais que a escola seja moderna interligada de verdade ao mundo virtual, a rapaziada atual não se encanta com o enquadramento que é proprio de qualquer instituição, eles vivem em mundo colorido, livre, sem amarras, sem limites, vivem na verdade um Woodstock real pois as condições técnicas hoje levam a juventude e a todos um incontável número de possibilidades de conhecimento participativo que nenhum estabelecimento oficial de ensino consegue se enquandrar, então há um desencatamento nas escolas, os governos, professores, equipes pedagógicas, teóricos da educação se esforçam para pensar , repensar a educação no séculoXXI, mas é um esforço que não tem dado grandes resultados, porque as paredes e regras de uma instituição não cabem mais as possibilidades reais e baratas existentes em qualquer esquina.

Então é preciso pensar um novo modelo de escola, um novo modo de ensinar, talvez com educadores não presos em sala de aulas, mas atendendo a alunos em grupos ou individualmente não como alguem que vai dizer faça isso desse modo ou daquele jeito, mas numa discussão entre partes que se preparam cada um dentro de um papel social para que se chegue a soluções quer sejam a nivel de emprego, de convivencia humana, ou de qualquer outra questão pertencente a realidade do ser humano.Ou então daqui a pouco se concretizará o que já começou a acontecer há alguns anos existem escolas, professores, teóricos da educação, mas não existem alunos, pelo menos nos moldes que se pensa.
Autor: José Carvalho


Artigos Relacionados


Fantasma Da Corrupção

Psicologia E Educação

A Função Da Escola E Da Educação

Capacitação No Ensino Médio

O Chão

Educação Física Escolar

Emancipação Da Educação