Os documentos que os Portugueses mais valorizam



Lisboa, Janeiro 2009. Não há dúvida de que a informação em formato digital, ofereceu aos seus usuários muitas vantagens, como a comodidade do seu armazenamento, a facilidade de procurar informação ou a capacidade de partilhar essa mesma informação. Contudo, também surgiram outros inconvenientes como a sua possível perda perante avarias no disco rígido ou eliminação involuntária. Nestes casos os usuários valorizam em diferente medida a informação perdida, dependendo do país em que se encontram.

Recovery Labs companhia líder na recuperação de dados, eliminação segura e peritagem informática, realizou um estudo com o fim de saber qual é a informação considerada mais valiosa para os seus clientes. Mais de 1.700 pessoas em Portugal, Espanha; França, Itália e Alemanha participaram neste estudo e estas são algumas das conclusões:

A informação mais importante para os usuários de Portugal, são em primeiro lugar os documentos ofimáticos (62,50%), seguidos das fotografias (40%), e os correios electrónicos (18,75%). Em quarto lugar estão os ficheiros de programas de contabilidade (10%), os ficheiros multimédia (7.85%) e ficheiros de programas de desenho, a par com quase a mesma percentagem de respostas (7.5%). Em último, são de menos importância entre os usuários portugueses os ficheiros de base de dados.

Em Portugal, os correios electrónicos atingem um valor de 18,75%, longe do que â partida se poderia pensar. Por último, tanto dos ficheiros de base de dados como os ficheiros de programas de desenho perdem importância no caso nacional, ou seja, a sua perda não preocupa os usuários.

Nas palavras do João Martos, Director do Laboratório da Recovery Labs: “Dependendo do tipo de cliente estabelecem-se prioridades diferentes: em quanto aos usuários particulares a informação mais importante são as fotografias pelo valor sentimental e para as empresas e são os documentos ofimáticos e os e-mails.  No fim, o mais importante é ter identificada uma empresa de confiança que seja capaz de recuperar a informação rápida e eficaz quando se sofre uma perda de dados.


O relatório completo sobre o modo de como os usuários avaliam os seus dados esta disponível em http://www.recoverylabs.pt/relatorios/relatorio2008_1.htm


Recovery Labs
Fundada em 1999, Recovery Labs centra a sua actividade na criação e comercialização de aplicações e serviços de recuperação de dados, eliminação segura e peritagem informática. Mediante a mais avançada tecnologia, Recovery Labs oferece os seus serviços tanto a particulares como a empresas.



Autor: Recovery Labs


Artigos Relacionados


InformaÇÃo: Por Que Ela é O Recurso Mais Importante? (parte 1)

Mediaferias - Anúncio Gratuito Sem Compromisso!

Ge Possui Fundo De Us$ 250 Milhões Para Investir Em Companhias Emergentes

Nfe Do Brasil Lança Serviço De Saneamento De Banco De Dados

A ImportÂncia Da Contabilidade No Sistema De InformaÇÕes Gerenciais Na Empresa

A Vida Em Sua Complexidade

A Hipocrisia Americana